Panorama
 
 
 

JARDIM ZOOLÓGICO DO RS COMPLETA 46 ANOS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Abril de 2008

(25/04/2008) - No próximo dia 1º de maio, o Parque Zoológico comemora 46 anos. Como já é tradição, o ingresso do visitante vale 1kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão posteriormente encaminhados às entidades assistenciais de Sapucaia do Sul.

A direção da Fundação Zoobotânica do RS, entidade que administra o Zôo, solicita apoio dos visitantes do Parque, no sentido de manterem a área limpa e não fornecerem alimentos aos animais, visto que os mesmos recebem, diariamente, uma alimentação controlada e adequada, conforme as necessidades de cada espécie.

Segundo Luiz Gheller, presidente da Fundação, uma série de melhorias está sendo encaminhada ainda no decorrer do mês do aniversário, destacando a construção de um fraldário, de sanitário para deficientes e idosos, do novo prédio da Administração Central – o antigo foi destruído por um incêndio em 2007, o inicio das obras para instalação de 44 câmeras de vigilância na área do Parque, visando uma melhor segurança dos visitantes e um controle efetivo sobre os animais em exposição, e obras que visam a melhoria da qualidade das águas do Zôo.

Complementa as novidades, encaminhamento para o registro do Parque Zoológico junto ao IBAMA que, com os ajustes realizados, atenderá os requisitos necessários estabelecidos pelo órgão fiscalizador desta unidade de conservação.

Para o diretor do Parque, João Carlos Jardim, estas iniciativas possibilitarão uma melhor qualidade ao zoológico gaúcho, que tem, como missão, a conservação de espécies da fauna nativa e exótica, oferecendo um ambiente adequado aos cerca de 1500 exemplares que fazem parte do seu acervo, entre aves, mamíferos e répteis. Da mesma forma, atende às expectativas do público visitante, que busca, neste local, momentos de lazer, recreação e conhecimento sobre o meio ambiente, destacando os animais em exposição.

Neste ano, a preocupação da direção do Zôo é que a visitação não exceda a capacidade do Parque, visando, assim, atender o público visitante com uma melhor qualidade, evitando também um maior estresse dos animais em exposição. Para isto, existe a orientação para fechamento do Parque, quando este atingir o máximo permitido para ingresso de veículos e pedestres.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
Fundação Zoobotânica do RS

+ Mais

Fepam emite cinco licenças para o plantio florestal

(25/04/2008) A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – Fepam emitiu cinco Licenças Prévias (LP) referentes ao plantio florestal das empresas Aracruz Celulose SA e Derflin Agropecuária Ltda (Stora Enso). A área licenciada para a Derflin refere-se a plantação de 100 mil ha de eucaliptos nas Bacias Hidrográficas do Rio Ibicuí e do Rio Santa Maria, enquanto que para a Aracruz, a área total é de 100 mil ha, distribuídos em quatro bacias hidrográficas. Ambas as empresas apresentaram seus Estudos de Impacto Ambiental com Relato de Impacto Ambiental (EIAs-RIMAs) em dezembro do ano passado.

Uma das áreas licenciadas para a Aracruz localiza-sena Bacia Hidrográfica do Baixo Jacuí, abrangendo os municípios de Arroio dos Ratos, Butiá, Barão do Triunfo, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Candelária, Charqueadas, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, Encruzilhada do Sul, General Câmara, Maria Pimentel, Minas do Leão, Pântano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santana da Boa Vista, São Jerônimo, Sertão Santana, Triunfo e Vale Verde, num total de 40 mil ha.

Outra área licenciada para a empresa refere-se á Bacia Hidrográfica dos rios Vacacaí e Vacacaí Mirim, num total de 30 mil ha, englobando os municípios de Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Formigueiro, Lavras do Sul, Santa Margarida do Sul, São Gabriel, São Sepé e Vila Nova do Sul.

A terceira área licenciada é de 10 mil ha, na Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria, entre os municípios de Lavras do Sul e São Gabriel.

Já a quarta e última área licenciada da Aracruz localiza-se na Bacia Hidrográfica do rio Camaquã, com um plantio em 20 mil ha, nos municípios de Amaral Ferrador, Arambaré, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canguçu, Cerro Grande, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Encruzilhada do Sul, Lavras do Sul, Santana da Boa Vista, São Gabriel, São Jerônimo, São Lourenço do Sul, São Sepé, Sentinela do Sul, Tapes e Vila Nova do Sul.

A área de plantio da Derflin abrange os municípios de Alegrete, Cacequi, Itaqui, Manoel Viana, Rosário do Sul, São Borja, São Francisco de Assis, São Gabriel, São Vicente do Sul e Unistalda.
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

+ Mais

Cisne-de-pescoço-preto é o bicho do mês de maio

(30/04/2008) Dando continuidade ao Projeto a Hora do Bicho, a Fundação Zoobotânica do RS divulga o cisne-de-pescoço-preto, espécie selecionada para o mês de maio. Este projeto apoia a campanha de coleta seletiva do lixo, realizada no Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul. Faz parte da campanha a distribuição de bótons, volantes informativos e banners de divulgação.

Em sua quarta edição, a Hora do Bicho divulga as aves brasileiras que fazem parte do acervo do Zoológico. Nas três primeiras edições o projeto divulgou, respectivamente, a fauna nativa do RS, brasileira e africana, todas ameaçadas de extinção.

Maiores informações poderão ser obtidas no Parque Zoológico, Setor de Educação Ambiental, pelo telefone 51.3474.1499 e no site da FZB-RS www.fzb.rs.gov.br.

Espécie: Cygnus melancoryphus
Família: Anatidae
Ordem: Anseriformes
Alimentação: vegetais e invertebrados aquáticos
Habitat: banhados e lagos
Distribuição: sul da América do Sul
Na natureza:
Ave de rara beleza, plumagem totalmente branca, com o pescoço e a cabeça negros. Vive em bandos e nidifica dentro das lagoas, longe das margens. Ao nascerem, os filhotes apresentam penugem branco-acinzentada.
O ninho é construído pelo casal.
No Zôo:
O Zôo abriga um grupo de 75 exemplares no Lago da Chuva, junto com outras aves nativas, num recinto que reproduz um hábitat típico das lagoas costeiras do Rio Grande do Sul. Reproduz com facilidade nas ilhas, sendo que os filhotes são carregados nas costas pela mãe.
Situação atual:
O maior inimigo desta ave é o homem, através da caça predatória e das modificações ambientais.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
Fundação Zoobotânica do RS

+ Mais

Braskem protocola na Fepam pedido de licença para a fábrica do plástico verde

(30/04/2008) O Secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes e a Diretora Presidente da Fepam, Ana Maria Pellini, receberam a direção da petroquímica Braskem e da Copesul, que protocolou na Fepam processo solicitando Licença Prévia (LP) para a nova unidade que irá produzir eteno verde a partir do álcool de cana-de-açúcar.

Mesmo pedido de licenciamento foi efetuado junto ao governo da Bahia, já que os dois Estados estão credenciados para sediar a nova unidade. A empresa ainda não definiu a localização, porém optou por agilizar o processo de licenciamento, facilitando os passos após a decisão.

Otaviano Moraes manifestou a importância de que esta planta seja instalada no Rio Grande do Sul, “por se tratar de uma tecnologia de transformação, que irá substituir o combustível fóssil derivado do petróleo pelo álcool produzido pela cana-de-açúcar”.

Esta tecnologia foi desenvolvida pela Braskem em seu Centro de Tecnologia e Inovação no Pólo Petroquímico de Triunfo, permitindo a fabricação de plástico a partir do álcool de cana-de-açúcar para produzir embalagens e outros produtos. A nova unidade terá capacidade para produzir 204 mil t por ano de eteno verde.

Segundo a empresa, este plástico produzido pela Braskem é a primeiro no mundo a conter 100% de matéria-prima renovável, atestada pelo laboratório americano Beta Analytic. Se construída em Triunfo, a nova unidade aumentará a produção da empresa em 16,4% de eteno, porém não ocorrerá aumento do impacto ambiental.

Estiveram presentes ao encontro o Coordenador da Planta Piloto de Produção de Eteno Verde da Braskem no Pólo de Triunfo, Antônio Moschbacker; a Diretora de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Braskem, Carla Maria Pires; o Diretor da Copesul, Henrique Leopoldo Schultz e o Coodenador Técnico da Área de Meio Ambiente da Copesul, Sepé Tiaraju Fernandes dos Santos.
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.