Panorama
 
 
 

LATINOS DISCUTEM ESTRATÉGIA EM DEFESA DO
SANTUÁRIO DO ATLÂNTICO SUL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2008

30 de Abril de 2008 Leandra Gonçalves, coordenadora da campanha de Baleias do Greenpeace Brasil, participa da reunião do Grupo de Buenos Aires, que reúne representantes de governos latino-americanos membros da Comissão Internacional Baleeira (CIB). Eles discutiram a atuação do grupo na próxima reunião da CIB, em junho, no Chile, em defesa da moratória à caça comercial de baleias e da criação do Santuário do Atlântico Sul.
Florianópolis (SC), Brasil — Os 14 países do Grupo de Buenos Aires se reuniram no Brasil para reforçar compromisso durante próxima reunião da CIB, no Chile.

O Grupo de Buenos Aires, que é integrado por representantes dos governos de 14 países latino-americanos membros da Comissão Internacional Baleeira (CIB), se reuniu no último fim de semana na Ilha do Papagaio, em Florianópolis (SC) para discutir a posição do bloco na próxima reunião da entidade, que acontece em junho no Chile. As conversas giraram em torno da manutenção da moratória da caça comercial de baleias e em defesa da criação de um novo santuário, desta vez no Atlântico Sul, para a proteção dessas espécies.

A reunião do Grupo de Buenos Aires, reforçada pela presença de ONGs como o Greenpeace, foi organizada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) em parceria com o Projeto Baleia Franca. Participaram dela representantes dos governos do Brasil, Argentina, México, Costa Rica, Equador, Peru, Chile, Nicarágua, Honduras, Uruguai, Venezuela, República Dominicana e Colômbia - os últimos três ainda não participam da CIB, mas se mostraram interessados em integrar às próximas reuniões da entidade.

O bloco latino-americano reafirmou seu compromisso com uma política não-letal em relação às baleias, pela manutenção da proibição da caça comercial em todo o mundo e por uma maior cooperação regional para a conservação dos cetáceos.

"Foi uma reunião extremamente produtiva e espero que possamos chegar com força toda na reunião da CIB no Chile para enfim criar o nosso tão desejado santuário de baleias do Atlântico Sul", afirmou Leandra Gonçalves, coordenadora da campanha de Baleias do Greenpeace Brasil que participou da reunião do Grupo de Buenos Aires em Florianópolis.

"O governo brasileiro agora precisa agir decisivamente, com seu peso político, para assegurar a aprovação do santuário, exigindo o voto a favor de países africanos, por exemplo."

+ Mais

Greenpeace 16 anos: mais brasileiros do que nunca!

25 de Abril de 2008 No Brasil, a primeira ação do Greenpeace foi diante da Usina Nuclear Angra 1 (RJ), em 26 de abril de 1992
São Paulo (SP), Brasil — Estamos todos de parabéns - membros da organização, colaboradores e voluntários! Que venham mais 16 anos de luta!

Feliz aniversário para nós! Neste dia 26 de abril de 2008 comemoramos 16 anos de atuação no Brasil, sempre ao seu lado na defesa do meio ambiente. Estamos todos - membros da organização, colaboradores e voluntários - de parabéns!

Desde que iniciou suas atividades no Brasil em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - ou simplesmente Eco-92 -, o Greenpeace tem se colocado na linha de frente quando o assunto é a preservação ambiental, sempre em parceria com outras entidades da sociedade civil brasileira.

Foi assim nos protestos contra a construção de usinas nucleares no Brasil; na luta pela proibição de importação de lixo tóxico, conquistada em 1993; no lançamento do Guia do Consumidor com a lista de alimentos com e sem transgênicos em 2002; na demarcação das terras dos índios Dení, na Amazônia, em 2001; na implantação das moratórias do mogno e da soja, para proteger a floresta amazônica; entre outras conquistas.

Para celebrar a data, o grupo de voluntários de São Paulo promoverá uma grande atividade no Parque Vila-Lobos. Se você estiver na capital paulista neste sábado, apareça por lá: a concentração será à direita do portão principal do parque, das 9 às 16 horas. Teremos uma exposição de fotos de oceanos, retrospectiva de camisetas do Greenpeace, banner com fotos dos voluntários em atividade nas campanhas, balões, pintura no rosto para a criançada e muito mais. Confira!

Mais uma vez gostaríamos de agradecer o apoio de cada um de nossos voluntários e colaboradores que têm apoiado decisivamente em nossas campanhas. Graças a cada um de vocês conquistamos inúmeras vitórias e estamos certos de que conquistaremos muito mais, juntos, nos próximos 16 anos!

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.