Panorama
 
 
 

LOJAS DO INTERIOR SÃO VISTORIADAS PARA SUBSTITUIÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Abril de 2008

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (sema), começou a vistoria nas lojas do interior do Paraná, no dia 14 de abril, para orientar quanto à substituição das sacolas feitas com plástico convencional. A primeira parada foi em Londrina (região Norte do Estado), onde a equipe visitou mais de 300 lojas nos shoppings Catuaí e Royal Plaza.

Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, o objetivo destas ações é chamar a atenção de lojistas e consumidores quanto à nocividade das sacolas convencionais ao meio ambiente. “E também demonstrar aos estabelecimentos que faremos valer o cumprimento da legislação ambiental. Afinal, estas ações só estão acontecendo porque estes estabelecimentos, mesmo depois de convocados em audiência pública, não tomaram iniciativas concretas para substituição das sacolas em suas atividades”, destacou.

Durante a vistoria, foi entregue aos lojistas um informativo sobre o trabalho que a Secretaria, por meio do Programa Desperdício Zero, vem desenvolvendo em parceria com o Ministério Público Estadual e também um ofício requisitando a apresentação de alternativas às sacolas plásticas um prazo de 11 dias.

Para a promotora de Londrina, Solange Novaes, que assinou o ofício junto com o secretário Rasca, esta é uma ação extremamente importante. “Principalmente porque aqui na cidade estamos com uma grande discussão sobre destinação correta dos resíduos e estamos trabalhando fortemente na conscientização da sociedade. Esta ação só vem a colaborar para esta reflexão”, comentou.

HISTÓRICO - A ação faz parte do trabalho realizado pela Secretaria em conjunto com o Ministério Público Estadual, buscando a alternativa ou substituição das sacolas plásticas em estabelecimentos que as utilizam em grande quantidade. Estima-se que no Paraná, apenas nas lojas sejam utilizadas cerca de 500 milhões de sacolas a cada mês.No início deste mês, uma audiência pública convocou representantes de 35 shoppings centers paranaenses para que apresentassem informações sobre a quantidade de sacolas disponibilizadas mensalmente em seus estabelecimentos e a composição das embalagens, assim como ações para seu recolhimento. Na ocasião, 17 empreendimentos apresentaram as informações solicitadas.

+ Mais

Monitoramento da qualidade da água será aplicado em todo Estado

O monitoramento da qualidade da água (balneabilidade) que vem sendo desenvolvido desde 2003, no Litoral paranaense a bacia hidrográfica litorânea será modelo de gestão de saneamento e qualidade ambiental aplicado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Sanepar nas outras 15 bacias hidrográficas do Paraná.

O anúncio foi feito no último dia15 de abril, pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, e pela diretora de Meio Ambiente da Sanepar, Maria Arlete Rosa, durante o encerramento do workshop que discutiu com técnicos e especialistas de instituições governamentais e comunidade acadêmica a metodologia utilizada neste modelo. No dia 16 de abril, o workshop já será levado a Maringá (região Norte do Estado) para capacitar os técnicos que irão atuar na bacia do rio Pirapó.

Para o secretário, o trabalho de monitoramento e sua divulgação no Litoral visa a qualidade ambiental das praias paranaenses que é uma conquista do governo e da população em benefício da saúde e qualidade ambiental. “Consolidamos um sistema de abordagem e de informações que agora fazem parte da vida da população do Paraná e hoje todos sabem as conseqüências do banho de mar em locais não recomendados”, destacou Rasca.“Antes nem a Sanepar, que atualmente é nossa parceira em diversas ações integradas, nem as prefeituras, nem os comerciantes locais queriam essa divulgação.

Hoje todos estão convencidos de que a sinalização e a transparência são fundamentais, inclusive para atrair turistas, como pudemos constatar este ano com o aumento em 56% no número de visitantes”, acrescentou.

BENEFÍCIOS - Outro efeito positivo da divulgação da balneabilidade foi à mudança de postura da Sanepar, assumindo a responsabilidade e aumentando os investimentos em saneamento básico nos municípios litorâneos. “É a primeira empresa de saneamento do país a se comprometer com a qualidade ambiental do Litoral e dos recursos hídricos. Um exemplo para o Brasil”, disse Rasca.

OUTRAS AÇÕES – A exemplo do Programa “Se Ligue na Rede”, lançado pela Sanepar no Litoral, o trabalho de fiscalização nas redes de esgoto já está sendo feito em vários municípios do Estado para reduzir a poluição em rios e mananciais de abastecimento público.Em Londrina, a Vigilância Sanitária está tomando providências legais, com advertências e multas, além de intensificar o trabalho de educação ambiental, para resolver as irregularidades na rede de esgoto da Bacia do Cabrinha. Já em Francisco Beltrão (Sudoeste do Estado), a Sanepar está orientando os moradores dos bairros Alvorada e Marrecas sobre a forma correta de ligar o esgoto à rede pública da Sanepar e como corrigir as irregularidades já constatadas.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.