Panorama
 
 
 

MACACO AMEAÇADO DE EXTINÇÃO É RESGATADO POR ANALISTAS AMBIENTAIS DO IBAMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2008

Vitória (25/04/2008) - Um macaco da espécie ameaçada de extinção Alouatta Fusca, mais conhecida como Bugio ou Barbado, foi entregue ao Ibama do Espírito Santo por doação espontânea. Analistas ambientais do instituto foram até o bairro de Nova Esperança II, município de Cariacica, buscar o animal.

O Bugio foi encaminhado para o Cereias (Centro de Reintrodução de Animais Selvagens) onde foi medicado e hidratado. O animal apresentava sinais de estar preso em cativeiro por mostrar ferimentos antigos causados por uso de coleira no pescoço. Por ser uma espécie ameaçada de extinção a possibilidade do macaco estar legalizado para criação em cativeiro é nula.

O animal está um pouco deprimido, mas não corre risco de vida segundo o analista ambiental do Ibama responsável pelo macaco. A reintrodução do Bugio na natureza será estudada. Existe a possibilidade dele ser encaminhado a um instituto especializado em primatas, na tentativa de sua reprodução em cativeiro, para que a espécie possa ser recuperada dentro da Biosfera Brasileira.

Quem compra animais silvestres de origem não comprovada contribui para o tráfico que destrói a Biodiversidade e mal trata os bichos. A cada 10 animais silvestres retirados da natureza indevidamente, nove não sobrevivem.
Luciana Carvalho
Ascom/Ibama/ES

+ Mais

Ibama/AM colhe material em onças para pesquisa científica do INPA

Manaus (24/04/2008) - Hoje pela manhã, o Núcleo de Fauna do Ibama no Amazonas realizou captura, anestesia e coleta de material em três onças no Criadouro Conservacionista Cariuá, localizado à Av. Efigênio Sales (V8) n. 1700, Aleixo. As duas onças pintadas e uma parda, que vivem hoje no criadouro, serão incluídas em um trabalho de pesquisa da pesquisadora Cláudia Keller, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA.

A ação visa, entre outros objetivos, obter dados de espécimes de felinos selvagens mantidos em cativeiro no Amazonas, bem como, apoio à pesquisa com finalidade cientifica que necessita de autorização do Ibama. O trabalho foi coordenado pelo Médico Veterinário Carlos Abraão, analista ambiental do Ibama e especialista na área.
Ascom/Ibama/AM

+ Mais

Pacto 21 Universitário foi destaque no encontro regional das Agendas 21

O Pacto 21 Universitário, iniciativa desenvolvida pelo Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná, chamou a atenção dos participantes do 1º Encontro da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais, Regional Sul, realizado no início deste mês em Foz do Iguaçu, região Oeste do Estado. Assinado no ano passado com 13 instituições de ensino superior do Estado, o pacto tem como objetivo a conscientização sócio-ambiental da comunidade acadêmica, com apoio do governo do Estado e sociedade civil.

O trabalho realizado pelo Fórum junto à Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), foi apresentado durante o encontro que, contou a presença da coordenadora da Agenda 21 Paraná, Schirle Margareth dos Reis Branco. “Esta foi a primeira experiência com universidades feita no Brasil, e isso despertou o interesse dos participantes. Ao final da apresentação, diversas pessoas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul nos procuraram para conhecer um pouco mais sobre a iniciativa”, afirmou.

Além da apresentação das experiências dos estados, também foram discutidos temas como o andamento das ações nas localidades e mudanças climáticas. Cerca de 50 agendas locais paranaenses estiveram presentes ao encontro, que ainda teve como finalidade preparar os participantes para o Encontro Nacional da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais, que acontece em maio, na cidade de Brasília.

Agenda 21 - Promover o desenvolvimento sustentável. Esta é a principal meta da Agenda XXI, documento criado na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), que aconteceu em 1992, na cidade do Rio de Janeiro. Este documento foi assinado por 179 governos, que se comprometeram a adotar as medidas da agenda. A partir disto, foi criada a Agenda 21 Brasileira, a Agenda 21 Paraná e as Agendas 21 Locais, que podem ser de regiões, municípios ou até mesmo de bairros.

Nestas agendas locais, os moradores das regiões em que estão situadas discutem como eles podem promover o desenvolvimento sustentável na localidade. Esta divisão em regiões menores foi feita para ampliar a discussão sobre a Agenda 21, que tem esse nome por causa da preocupação com o futuro, com o século XXI.

A Agenda 21 é um meio para que a natureza não fique restrita apenas à nossa geração, e sim que esteja presente para todas as gerações. E quanto mais próxima estiver do cidadão, mais ativo ele poderá ser, ou seja, se ele não vai até a Agenda 21, a Agenda 21 vai até ele.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.