Panorama
 
 
 

ARARAJUBAS RESGATADAS DO TRÁFICO FAZEM PRIMEIRA POSTURA DE OVOS NA FLONA CARAJÁS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2008

Santarém (06/05/2008) - Um casal de Ararajubas (Guarouba guaruba) resgatado do tráfico de animais silvestres pelo Ibama fez a primeira postura de ovos, no último dia 21, no Parque Zoobotânico da Flona de Carajás. O macho foi apreendido em Belém, e a fêmea, resgatada pelo Ibama em Marabá. São 28 dias entre a postura dos ovos e o nascimento dos filhotes.

Os animais foram encaminhados ao Parque Zoobotânico devido ao trabalho que é realizado visando à reprodução de espécies ameaçadas de extinção, o que envolve a sexagem e posterior pareamento. A espécie está ameaçada de extinção e seu habitat está restrito ao Pará e parte do Maranhão. Segundo a analista ambiental Franciléia Lobo, do Núcleo de Fauna do Ibama em Marabá, é de grande importância “o fato do bicho estar sendo reproduzido aqui no seu estado de ocorrência, com a finalidade de subsidiar posteriores programas de repovoamento”.

O Programa de Reprodução é uma das condicionantes do licenciamento das minas de ferro e manganês na Serra dos Carajás. Além do trabalho de reprodução de espécies em risco de extinção, o local recebe alguns exemplares silvestres apreendidos em operações contra o tráfico de animais na região.
Christian Dietrich
Ascom/Ibama/Santarém

+ Mais

Governo e servidores fecharam acordo na manhã de hoje

Brasília (07/05/08) - Governo federal e representantes dos servidores da carreira de especialista em meio ambiente e do PECMA - Plano Especial de Cargos do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama concluíram, no final da manhã de hoje, as negociações para assinatura de Termo de Acordo que contempla a revisão da tabela remuneratória dos servidores e a reorganização da carreira.

O acordo beneficia tanto servidores da ativa como os aposentados do Ministério do Meio Ambiente, do Ibama e do Instituto Chico Mendes. A revisão da tabela implicará reajuste médio de 45% até 2010. Os efeitos financeiros ocorrerão em julho de 2008, julho de 2009 e julho de 2010.

A Gratificação de Desempenho deixará de corresponder a um percentual vinculado ao Valor Base de Vencimento e passará a adotar o sistema de pontos. A gratificação equivalerá a 100 pontos, sendo 80 referentes a desempenho institucional e 20 a avaliação individual.

O presidente do Ibama, Bazileu Margarido, envolveu-se pessoalmente na negociação do acordo, que começou a ser discutido em meados de março último. O processo de negociação foi célere e marcado por discussões intensas entre os representantes do governo e as lideranças da Asibama Nacional, da Asibama do Distrito Federal, do Sindsep e do Condsef.

“Esse acordo rompe com o comportamento histórico em que a proposta do governo é apresentada em resposta a um movimento grevista. Para isso, foi fundamental a postura do Ministério do Planejamento. Com a questão remuneratória equalizada pelos próximos três anos, podemos avançar na melhor estruturação da carreira e definição de uma política de recursos humanos baseada na valorização do servidor e melhoria da prestação de serviços à sociedade”, afirma Bazileu.

O Termo de Acordo será assinado oficialmente no início da próxima semana. Também será instituído Grupo de Trabalho com a meta de, em novembro deste ano, apresentar proposta de revisão da carreira de especialista em meio ambiente e do PECMA.
Sandra Sato
Ascom/Ibama

+ Mais

Ibama concede licença para sistema de desenvolvimento de petróleo

Brasília (07/05/08) - A Chevron Brasil Ltda recebeu licença concedida pelo Ibama para a instalação do Sistema Desenvolvimento de Petróleo na Bacia de Campos, estado do Rio de Janeiro. A licença vale até outubro de 2010.

A autorização para instalação de unidade de produção dependerá do atendimento às solicitações do parecer técnico da Diretoria de Licenciamento do Ibama. O documento não autoriza perfurações, para isso deverá ser solicitada licença específica. A empresa deve implantar os projetos ambientais aprovados e apresentar, semestralmente, relatórios técnicos.
Felipe Bello
Ascom/Ibama

+ Mais

Cinco projetos são aprovados pelo MMA para atuar junto aos Corredores Ecológicos do Espírito Santo

Vitória (05/05/2008) - Corredores Ecológicos são áreas planejadas com o objetivo de conectar remanescentes florestais, proporcionar o deslocamento de animais entre os fragmentos e a dispersão de sementes, aumentando a cobertura vegetal e possibilitando a conservação de recursos naturais e da biodiversidade. O Projeto Corredores Ecológicos no Espírito Santo é desenvolvido em parceria com a Superintendência do Ibama no estado e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos- Iema, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente.

Para o projeto ser desenvolvido de forma mais ampla, o Ministério do Meio Ambiente realizou uma seleção de subprojetos para serem realizados no Corredor Ecológico Central da Mata Atlântica. Dos 12 aprovados, o Espírito Santo vai contar com cinco deles. A importância dessa ação é envolver a sociedade na recuperação do bioma do estado, incentivar a criação de reservas particulares de patrimônio natural e estimular atividades que gerem menor impacto ambiental, como o turismo sustentável e a agroecologia.

Os cinco subprojetos aprovados são: “Fundação Bionativa/ES - “Restauração solidária de floresta atlântica no corredor prioritário Sooretama - Goytacazes / Comboios”; Instituto de Pesquisa da Mata Atlântica / ES “Planejamento participativo de propriedades rurais e paisagens para restauração florestal e conservação da Biodiversidade”; Mosteiro ZEN Morro da Vargem /ES - “Planejamento e adequação ambiental da paisagem rural: elementos essenciais para implementação de corredores ecológicos e conservação da sócio biodiversidade”; Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá /ES - “Rijk wald - Mata Rica”; Sociedade de Amigos da Reserva Biológica Augusto Ruschi /ES - “Unindo fragmentos florestais de mega diversidade: formação de micro corredores ecológicos na região - norte serrano”.

O Espírito Santo definiu de forma participativa dez áreas para a implantação de corredores ecológicos. Esses corredores são de caráter demonstrativo e têm como objetivo testar metodologias e divulgar a experiência para que esta possa ser replicada em outras regiões, contribuindo para a construção de novas bases de apoio à conservação da biodiversidade.

No Corredor Sooretama - Goytacazes - Comboios, por exemplo, está incluída a maior área de floresta contínua do Espírito Santo e nela se encontra a Mata Atlântica de Tabuleiro, rara no território brasileiro e uma das mais altas do país. Seu dossel chega a 40 metros, árvores tão altas assim são encontradas apenas na Floresta Amazônica. O Espírito Santo possui uma localização estratégica para o desenvolvimento do “Corredor Central da Mata Atlântica” e a aprovação desses projetos vem comprovar isso.

A implementação do Corredor Central da Amazônia (CCA) e o Corredor Central da Mata Atlântica (CCMA) foi priorizada com o propósito de testar e abordar diferentes condições nos dois principais biomas e, com base nas lições aprendidas, preparar e apoiar a criação e a implementação de demais corredores.
Luciana Carvalho
Ascom/Ibama/ES

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.