Panorama
 
 
 

BRASIL DEVE INVESTIR EM PESQUISA PARA EVITAR AQUECIMENTO GLOBAL, DIZEM ESPECIALISTAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2008

8 de Maio de 2008 - 19h30 - Última modificação em 8 de Maio de 2008 - 19h54
Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Para reduzir os impactos das mudanças climáticas no Brasil e garantir que as populações mais vulneráveis se adaptem às possíveis transformações no sistema climático, é preciso antes detalhar as conseqüências do aquecimento global sobre os ecossistemas do país, de acordo com representantes do governo e da sociedade civil, que participam da 3ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.

“O IPCC [Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática] tem seus modelos, mas são modelos de larga escala, o que nós estamos tentando fazer é buscar aprofundar, melhorar a nossa capacidade de projetar as vulnerabilidades dos vários sistemas aos potenciais impactos que a mudança do clima poderia trazer [para o Brasil]”, defendeu a secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Thelma Krug.

Entre as conclusões que o painel de cientistas das Nações Unidas apresentou em 2007, em seu quarto relatório, estão cenários que prevêem a savanização da Amazônia (a floresta passaria a ter estrutura semelhante a do cerrado) e a transformação do semi-árido nordestino em deserto.

De acordo com a secretária do MMA, um dos eixos da Política Nacional de Mudança do Clima, que deve ser enviada ao Congresso este ano, trata especificamente do estímulo a atividades de pesquisa e desenvolvimento relacionadas às transformações climáticas. “É fundamental que a gente conte com o apoio de pesquisas muito específicas e modelos muito específicos para o Brasil, que mostrem um perfil mais preciso sobre o nosso território”, avalia.

A recém-criada Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais – Rede Clima foi citada pelo representante do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, professor Marcos Freitas, como uma das ações fundamentais para subsidiar a elaboração das políticas públicas sobre o assunto.

A necessidade de integração entre a ciência e a realidade das populações diretamente afetadas pelos possíveis efeitos das mudanças climáticas também foi apontada pelo coordenador-geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Gecinaldo Sateré-Maué. “É preciso uma unificação entre a academia, a ciência, o capital privado e os governos e para que a gente realmente faça uma grande revolução para salvar o nosso planeta”, sugeriu.

O líder indígena listou as recentes secas na Amazônia e a mudança no intervalo de ciclos biológicos, como o início da piracema, entre os “fatos concretos” identificados pelas populações tradicionais como conseqüências do aquecimento do planeta. “A natureza já começa a mostrar fúria, isso tem que trazer uma reflexão muito grande sobre o futuro do nosso planeta. E as populações indígenas também sofrem junto com o mundo esses impactos.”

+ Mais

Ambientalistas entregam a Chinaglia carta contra projetos prejudiciais a florestas

6 de Maio de 2008 - 14h01 - Última modificação em 6 de Maio de 2008 - 14h01
Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Representantes de entidades ambientais e de movimentos sociais entregaram hoje (6) ao presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), uma carta aberta, com 300 assinaturas, manifestando preocupação com projetos em tramitação no Congresso Nacional que podem trazer impactos negativos para as florestas brasileiras, principalmente a amazônica.

De acordo com o consultor de políticas públicas da organização não-governamental (ONG) Greenpeace, João Alfredo, o projeto de lei (PL) que os ambientalistas consideram mais prejudicial é o 6.424/05, que reduz a área de vegetação de mata nativa da amazônia. "Esse projeto reduz a área de reserva legal, que é de 80%, para 50%, permite que a compensação ambiental seja feita fora da bacia hidrográfica e fora do próprio estado e anistia os desmatadores", explicou.

Tal projeto tramita em conjunto com o PL 1.207/07, que reduz o limite da reserva legal na região da Amazônia. O PL 6.424 permite que sejam plantadas na área de reserva legal não apenas espécies nativas na região, mas outras espécies de outras regiões.

Outra matéria em tramitação no Congresso que os ambientalistas consideram prejudicial é a Medida Provisória 422/08, que permite que áreas de até 1.500 hectares sejam legalizadas sem passar por um processo de licitação.

João Alfredo disse que há outros projetos em tramitação no Senado que também podem causar danos às florestas. Por isso, os ambientalistas também entregaram a carta aberta ao presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.