Panorama
 
 
 

CRIMES AMBIENTAIS: IAP APREENDEU 33 CAMINHÕES

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Maio de 2008

O escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em União da Vitória (região Centro-Sul) aprendeu, desde fevereiro, 33 caminhões envolvidos em crimes ambientais, principalmente transporte ilegal de madeira e carvão.

A região Centro Sul do Paraná tem os maiores remanescentes de florestas nativas do Estado, sendo altamente visada por madeireiros e contrabandistas da matéria-prima. Crimes ambientais -

De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Rasca Rodrigues, a lei de Crimes Ambientais dá duas opções para os bens apreendidos em situações irregulares: ou ficam sob a responsabilidade do Estado ou o infrator fica como fiel depositário. Segundo o secretário, nesta região, os veículos que ficavam com os infratores estavam voltando para o mercado ilegal, a chefe do escritório regional decidiu apreendê-los até que a multa seja julgada, explicou o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), explicou que além de impedir que os veículos sejam reutilizados criminosamente, a nova medida tem outra conseqüência positiva. “Assim também procuramos valorizar as pessoas que trabalham de maneira correta e enfrentam a concorrência desleal daqueles que não se preocupam com suas obrigações ambientais”, informou. Carvão vegetal e toras nativas - A chefe do escritório regional, Beatriz Woel, relatou que as carretas apreendidas transportavam principalmente carvão ilegal e toras de madeiras nativas, como a canela, cortadas sem autorização.

De acordo com ela, um dos caminhões apreendidos estava carregado com 11 mil quilos de carvão vegetal nativo sem documento de origem florestal. O infrator foi multado em R$ 11 mil. O material foi doado a entidades filantrópicas cadastradas no IAP.Os veículos apreendidos estão no viveiro do IAP em Paulo Frontin e na Floresta Nacional em Irati e ficarão retidos até que a decisão administrativa seja julgada. “Se a autuação for considerada subsistente, a posse do bem passa para o Estado que, o colocará em leilão”, diz Beatriz.

+ Mais

Paraná está sendo representado por 62 delegados na Conferência Nacional do Meio Ambiente

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Rasca Rodrigues é um dos delegados da III Conferência Nacional do Meio Ambiente, que prossegue até sábado (10) em Brasília, pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

O objetivo do encontro é reunir propostas para a política nacional de mudanças climáticas. Como integrante do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), Rasca é um dos delegados para defender as mais de 600 propostas apresentadas pelos paranaenses que participaram das conferências regionais e estaduais do Meio Ambiente.

Mudanças climáticas - Para o secretário, a aceitação das sugestões paranaenses deverá ser muito boa. Segundo ele, o ponto alto das nossas conferências foi o forte vínculo com o tema que combate às mudanças climáticas. “Surgiram muitas propostas interessantes e de fácil execução.

Certamente nossas idéias e sugestões serão bem vindas e, se aprovadas, incorporadas à política nacional”, comentou. Recursos Hídricos - A diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, é outra delegada, devido à sua participação no Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Segundo ela, o setor de saneamento é um pilar de qualquer ação ambiental.

“Por isso a nossa participação na Conferência representa o acerto da política ambiental do Paraná, que integra recursos hídricos, saneamento e meio ambiente, tendo como foco principal à água”, disse Arlete.Além deles, mais de 60 delegados eleitos durante as Conferências Regionais e estadual, também terão direitos a votos.

Eles representam os setores governamentais (12), empresariais (18) e sociedade civil organizada (30) do Paraná. Sugestão - As propostas paranaenses foram elaboradas nos 13 eventos regionais realizados no Paraná e aprovadas na Conferência Estadual do Meio Ambiente. “Cada Estado discutiu o texto nacional e fez suas sugestões.

O Paraná fez dezenas de emendas, que estarão em discussão e, além disso, também encaminhou mais de 200 novas propostas”, informou o secretário Rasca.

Entre estas novas propostas estão a criação de sistemas de alerta precoce conjugando a previsão de eventos climáticos extremos com mapas de vulnerabilidade; a substituição, no planejamento urbano, das atuais calçadas por calçadas ecológicas com no mínimo 30% da área permeável; subsídios para compra de equipamentos voltados ao uso da energia limpa; estabelecer a contratação, por parte dos municípios, de técnicos de meio ambiente proporcionalmente ao número de propriedades.

+ Mais

Morro Samambaia atrai mais de 400 pessoas e se consolida como local da Missa do Trabalhador

Mais de 400 pessoas participaram na última quinta-feira (1.o) das duas celebrações da Missa do Dia do Trabalhador no Morro Samambaia, em Quatro Barras, Grande Curitiba.

O Samambaia fica ao lado do Morro Anhangava, onde a celebração era promovida há mais de 60 anos. Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, o segundo ano consecutivo de resultados positivos na realização da missa no Samambaia consolida o novo local do evento.

Depois de quase três anos de discussões conjuntas, no ano passado a missa foi transferida. Isso torna o Samambaia o novo local oficial da Missa do Dia do Trabalhador da Região Metropolitana de Curitiba.

O local da missa teve de ser mudado porque o cume do Anhangava é uma Área de Preservação Permanente, com proteção assegurada por lei. Na primeira missa, às 10 horas, teve a participação de 214 pessoas – outras 194 foram à celebração das 15 horas.

Segundo Schlenker, o cadastramento dos participantes, feito durante os finais de semana nas paróquias de Quatro Barras e Campina Grande do Sul, agilizou o acesso à missa.

O Morro do Samambaia tem aproximadamente 1,2 mil metros de altura e o percurso ao platô onde foi realizada a missa dura cerca de uma hora. Para garantir a segurança dos participantes e a proteção do meio ambiente, 84 pessoas trabalharam na organização do evento, que teve o apoio de diversas entidades – prefeitura de Quatro Barras, Paróquia São Sebastião, Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Delegacia do Meio Ambiente da Polícia Civil, Federação Paranaense de Montanhismo e Sanepar.

+ Mais

Cartilha orienta crianças do meio rural sobre causas do aquecimento global

A coordenadoria de educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos quer agregar a contribuição de jovens e crianças do meio rural para reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa na atmosfera.

Para isso, lançou uma cartilha com informações sobre as principais causas e efeitos das mudanças climáticas, que será distribuída em feiras e eventos direcionados a agricultores e em escolas da rede pública localizadas em comunidades rurais.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, a idéia de produzir um material dirigido a crianças do meio rural é mostrar que preservar é importante para o planeta e que reverter os danos causados à natureza faz bem e não traz prejuízos à propriedade.

Com uma linguagem simples, a cartilha mostra também as conseqüências do derretimento das geleiras nos ecossistemas e na biodiversidade, elevação do nível do mar e a escassez de água. O ranking dos maiores emissores de gás carbônico do mundo faz parte das tabelas e gráficos inseridos no material: Estados Unidos – responsável por 15% do gás carbônico emitido na atmosfera, China 11%, Indonésia 7% e Brasil 5%.

O programa Mata Ciliar do Governo do Paraná aparece como uma das contribuições para reduzir o aquecimento global, ao neutralizar 300 mil toneladas de carbono com o plantio de 60 milhões de árvores. O folheto também ensina a criança a reduzir sua produção de carbono em casa, economizando energia elétrica, reciclando o lixo, construindo aquecedor solar, utilizando mais o transporte público.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.