Panorama
 
 
 

EMBRAPA E SFB FIRMAM ACORDO PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE FLORESTAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2008

(09/05/2008) A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, formalizam acordo visando ao desenvolvimento sustentável de regiões de florestas do país. A parceria viabiliza a integração com diversos programas de governo, entre os quais o Programa Amazônia Sustentável (PAS), lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2004 e cujo plano executivo foi anunciado na última quinta-feira, 8 de maio, no Palácio do Planalto.

O acordo amplia relações de parceria já estabelecidas entre a Embrapa e o Ministério do Meio Ambiente. A experiência da empresa na pesquisa em sistemas florestais e agroflorestais e em florestas tropicais e subtropicais estimulou o Serviço Florestal Brasileiro a buscá-la como parceira no fortalecimento de projetos voltados a combater os altos índices de desmatamento e a recompor a cobertura florestal em diversas áreas do território nacional.

A empresa de pesquisa deverá acionar o seu Laboratório Virtual nos Estados Unidos (Labex EUA), que estará abrigando um pesquisador em florestas, para articular ações conjuntas entre a Embrapa, o SFB e instituições estrangeiras que desenvolvem trabalhos dirigidos ao combate ao desmatamento e ao desenvolvimento sustentável. Outras instituições públicas e privadas, além das estruturas da Embrapa no Brasil, a exemplo das suas seis unidades na Região Norte e da Embrapa Cerrados (Brasília-DF), Embrapa Florestas (Colombo-PR) e Embrapa Agrobiologia (Seropédica-RJ), também serão envolvidas em projetos e planos de trabalho específicos, a serem definidos durante a implantação do acordo de parceria. Uma das metas previstas pelo Serviço é a criação de um centro de transferência de tecnologia em silvicultura, com foco em espécies nativas da Amazônia, ação que contará com a participação da Embrapa.

As ações integradas do SFB e Embrapa já se refletirão nas medidas voltadas a atender os 36 municípios da Amazônia Legal com maior índice de desmatamento na Amazônia Legal, objeto da Portaria 28/2008 do MMA. A Embrapa oferecerá contribuição técnica à conservação em uso da floresta em pé e ao estabelecimento de mecanismos econômicos para promover a recuperação florestal e o uso sustentável de áreas destinadas à agricultura.

A Embrapa atua na região amazônica em ações de ordenamento, monitoramento e gestão de territórios, na busca de opções sustentáveis para áreas desmatadas e áreas de destinação agropecuária e em atividades voltadas à agregação de valor a produtos agropecuários e florestais.
Marita Féres Cardillo

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.