Panorama
 
 
 

FELINOS SILVESTRES SÃO ESTUDADOS PELO INPA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2008

Pesquisa Científica - 05/05/2008 - 10:28
Felinos ameaçados de extinção no Brasil são estudados
Foto: Divulgação Inpa
Um projeto de cooperação internacional vai analisar populações de onças-pintadas na Amazônia e no México. Coordenado no Brasil pela pesquisadora Claudia Keller, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), o estudo é realizado, em parceria com a Estación Biológica Doñana, da Espanha, e com a Universidad Nacional Autónoma de México. Seu objetivo é criar um protocolo de monitoramento de grandes felinos (onças-pintadas e pardas).

O "Projeto Jaguar - Seleção de habitat, estimativas de abundância e marcadores de onças-pintadas (Panthera onça) em ambientes fragmentados e contínuos no Brasil e no México" tem como foco central estudar aspectos do uso de habitat das populações desses animais em localidades no México e na Amazônia.

Claudia Keller informa que, no Brasil a onça-pintada é considerada uma espécie ameaçada de extinção, mas regionalmente, na Amazônia, ainda não corre esse risco. "A situação desses animais na Amazônia é diferente de outros lugares do País, como, por exemplo, na Mata Atlântica, que já está muito impactada e onde não restam áreas extensas o suficiente para manter grandes populações de onças", diz.

O Projeto

O Projeto Jaguar é financiado pela Fundação BBVA, da Espanha. Trata-se de um intercâmbio entre instituições espanholas e da América Latina na área de Ecologia e Conservação. No Brasil, além de Claudia Keller, participam do projeto William Magnusson e Albertina Lima, do Inpa, e Antonio Rossano Mendes Pontes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

No Brasil, o projeto está associado ao Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio). "As amostragens do projeto são realizadas em quatro áreas onde existe infra-estrutura do PPBio, que são a Reserva Ducke, a Reserva Biológica do Uatumã (ambas no Amazonas), o Parque Nacional do Viruá e a Estação Ecológica de Maracá, em Roraima", explica Claudia.

Resultados

Ela ressalta que o interessante no projeto é que na Amazônia se tem a oportunidade de avaliar as onças em uma situação cada vez mais rara no mundo: "são animais que não estão sendo caçados todos os dias ou vivendo em habitats reduzidos ou degradados, onde não conseguem mais manter territórios apropriados de caça", diz.

A expectativa é de que, até o final do projeto, em 2009, o protocolo de análise molecular já esteja finalizado para iniciar a aplicação no País. Além disso, o projeto mantém uma bolsista brasileira, o que deve resultar em pelo menos uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia do Inpa.

+ Mais

Desmatamento na Amazônia é tema de debate no Goeldi

Seminário - 06/05/2008 - 09:50
Com o objetivo de promover um amplo debate sobre o avanço do desmatamento na Amazônia, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT) e o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp) promovem hoje (6) e amanhã (7), em Belém (PA), o seminário "Desmatamento na Amazônia: um diálogo necessário. É possível?".

Participam pesquisadores, membros de organizações não-governamentais e empresários. A intenção é realizar um amplo diálogo para sistematizar recomendações aos tomadores de decisões.

O diretor do Idesp, Peter Mann de Toledo, coordena o painel que tem como palestrantes Cláudio Aparecido de Almeida (Inpe/MCT), Roberto Araújo (MPEG), Francisco de Assis Costa, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Bertha Becker, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Alfredo Homma, da Embrapa Amazônia Oriental.

Em outro painel, participam representantes de organizações não-governamentais. Coordenado por Leandro Ferreira, do Museu Goeldi, o debate tem a participação dos representantes de David MacGrath (Ipam), Adrian Garda (Conservação Internacional), Roberto Esmeraldi (Amigos da Terra), Paulo Adario (Greenpeace), Jane Silva (Comissão Pastoral da Terra-Pará) e Carlos Souza (Imazon).

Na quarta-feira, debatem o tema empresários e tomadores de decisão. A coordenação do painel será do jornalista Lúcio Flávio Pinto. Participam o secretário de Estado de Meio Ambiente, Valmir Gabriel Ortega; a diretora do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor), Raimunda Monteiro; o secretário-adjunto da Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso, Salatiel Alves Araújo, e os representantes do setor produtivo Armando Soares (Faepa) e Manoel Pereira Dias (Aimex).
Agência Museu Goeldi

+ Mais

Projeto "Pequenos Guias" comemora 15 anos

Preservação Ambiental - 09/05/2008 - 08:30
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) comemora hoje (9), às 15h, a formatura da 15ª turma do projeto "Pequenos Guias do Bosque da Ciência". São 22 adolescentes residentes no entorno do Instituto, que se preparam para acompanhar visitantes do Bosque, respeitando os conceitos de preservação ambiental.

O Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) do Instituto é o responsável pela criação do projeto e treinamento dos alunos. Já formou mais de 800 "guardiões" da unidade de preservação.

As aulas duram em média 20 meses, sendo divididas em três fases de caráter educativo. Na primeira etapa - "Formação Educacional Crítica" -, os jovens têm encontros semanais com pesquisadores e educadores para discutir questões socioculturais, ambientais e de ecoturismo. As atividades são realizadas com metodologia construtivista. O processo dura de oito a dez meses.

A segunda etapa - "Atuação e Interação no Bosque da Ciência" – dura de dez a um ano. É nesta fase que os participantes fazem uma espécie de "tour" com os visitantes, fornecem informações básicas sobre os pontos de visitação e os elementos da fauna e da flora do lugar. Trata-se de exercício de construção de cidadania e envolvimento com o meio ambiente.

Ao final, os adolescentes passam para a fase de "Participação Cidadã da Comunidade", que não se limita ao espaço do Bosque da Ciência. Eles participam em período contínuo de campanhas, eventos e cursos sobre questões socioambientais.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Inpa
Assessoria de Comunicação do MCT

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.