Panorama
 
 
 

GOVERNO E TETRA PAK APRESENTAM RESULTADOS DE PARCERIA PARA RECICLAGEM DE EMBALAGENS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Maio de 2008

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, e o presidente da Tetra Pak no Brasil, Paulo Nigro, apresentaram na última segunda-feira (28) os primeiros resultados da parceria “Paraná e Tetra Pak em Ação - Longa Vida para o Meio Ambiente”.

Entre eles, o aumento em 47% das entidades voltadas à coleta seletiva das embalagens longa vida – passando de 55 para 81 - e a ampliação em 6% do volume de embalagens encaminhadas para reciclagem – de 991 toneladas para 1048 toneladas por trimestre.Para o secretário do Meio Ambiente, os resultados já superaram as previsões mais otimistas.

Ele destacou que a Secretaria está monitorando o andamento das ações. O plano de ação “Paraná e Tetra Pak em Ação - Longa Vida para o Meio Ambiente” foi elaborado em conjunto pela Coordenadoria de Resíduos Sólidos da Secretaria, responsável pelo Programa Desperdício Zero, e pela equipe da Tetra Pak para garantir o escoamento sustentável e a reciclagem das embalagens.

Composto por dez ações ambientais, o plano é baseado em quatro estratégias chaves: incentivo ao trabalho de cooperativas para aumentar a captação das embalagens, iniciativas regionais de comercialização das embalagens, desenvolvimento de novas empresas recicladoras com agregação de valor ao produto e educação ambiental.

+ Mais

Paraná Biodiversidade ajudará agricultores a captar recursos para melhoria na qualidade ambiental

O Programa Paraná Biodiversidade, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em conjunto com as Secretarias do Planejamento e da Agricultura, está ajudando agricultores paranaenses a captar recursos nacionais e internacionais para melhorias na qualidade ambiental e qualidade de vida de suas comunidades.

A contribuição será uma compilação de informações sobre as alterações ocorridas no uso da terra (mudanças no meio ambiente como a redução ou aumento nas áreas de floresta) em propriedades de 63 municípios paranaenses.

O material, que também vai apontar as causas e conseqüências destas mudanças, será publicado pelo Programa em parceria com as entidades norte-americanas Instituto Watson para Estudos Internacionais e Universidade Brown até o começo do próximo ano.

Na compilação, estarão identificados os principais agentes propulsores das mudanças no uso do solo – que são necessárias, mas geram impactos ambientais que podem afetar positiva ou negativamente a qualidade da água e a diversidade biológica, por exemplo.

De acordo com a coordenadora dos trabalhos, a geógrafa Gracie Abad Maximiano, a identificação destes agentes é um importante elemento para descobrir as causas que originam as mudanças do uso do solo. Um destes agentes seria o fator econômico, o dinheiro que muitas vezes falta proteger a reserva legal e recuperar a mata ciliar, por exemplo. Outro agente propulsor das mudanças seria a produção de álcool e biodiesel, segundo Gracie.

As informações reunidas pelo Paraná Biodiversidade em dois anos de atividades com os módulos agroecológicos – empreendimentos em que os produtores rurais recebem recursos e orientação para implantar sistemas produtivos mais sustentáveis (como produção de mel), adotar práticas menos impactantes à natureza (como o controle biológico de pragas) e incentivados a valorizar os fragmentos de florestas nativas - servem como base para o estudo.

Também estão programadas duas reuniões para subsidiar a publicação: uma para identificar localmente os agentes propulsores, sob a ótica dos agricultores, e outra para descobrir quais são estes agentes em uma escala regional. Já em nível regional os participantes do encontro serão técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Emater.

+ Mais

Requião vai assinar acordo ambiental em conferência da ONU na Alemanha

O governador Roberto Requião vai participar da COP 9 (Conferência das Partes), que será realizada em Bonn, na Alemanha, de 19 a 30 deste mês. A participação do governador do Paraná foi definida por convite feito pelo secretário-executivo da Convenção da Diversidade Biológica (CBD), organismo das ONU para a biodiversidade, Ahmed Djoghlaf.Plantio de 100 mudas de árvores.

No dia 27, o secretário Ahmed Djoghlaf e o governador Roberto Requião vão firmar acordo pelo qual a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), assume o compromisso de realizar o plantio de mais 100 mil mudas de árvores nativas em mata ciliar para compensar as emissões de gás carbônico geradas pelas atividades da CBD.

A solicitação do plantio foi motivada pelo entusiasmo que Ahmed Djoghlaf tem em relação ao Programa Mata Ciliar desenvolvido pelo Governo do Paraná, que já realizou o plantio de aproximadamente de 80 milhões de mudas de árvores em todo o Estado.

ONU Elogia Relatórios de atividades - As ações do Governo do Paraná para neutralizar as emissões de gás carbônico e a política paranaense de defesa da biodiversidade receberam elogios no Relatório de Atividades Ecológicas do Secretariado da Convenção da Diversidade Biológica, organismo da ONU para o meio ambiente.

Em carta enviada ao governador Roberto Requião, o secretário executivo Ahmed Djoghlaf, destaca que o “relatório rende homenagens ao governador pelo apoio prestado ao Secretariado em suas atividades ecológicas”.] Para o secretário Djoghlaf, o programa Mata Ciliar realizado pelo Governo do Paraná “merece ser destacado, encorajado e divulgado, pois se trata de um exemplo a ser seguido pelos governos de todo o mundo”.

CAMPANHA - Durante a realização da COP 9, em Bonn, o Governo do Paraná vai lançar uma nova campanha educativa para a preservação ambiental. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente vai disponibilizar um site em seu portal na Internet, no qual qualquer cidadão, tanto do Brasil, como do exterior, poderá solicitar o plantio de uma muda de árvore em mata ciliar no Paraná.

Com o título “Peça para o Governo do Paraná plantar uma árvore em seu nome”, o sistema permite que depois do cadastramento no site, o interessado receba e-mail indicando a localidade, o município paranaense e as coordenadas de longitude e latitude, onde a muda de árvore foi plantada. Poderá então, através de mecanismos de buscas da internet, visualizar o local exato do plantio.

MATA CILIAR - A mata ciliar é toda vegetação encontrada nos córregos, nascentes, represas, lagos e rios. É considerada pelo Código Florestal Federal como área de preservação permanente, com diversas funções ambientais. Para garantir o plantio e o crescimento das 80 milhões de mudas já plantadas pelo programa Mata Ciliar, o governo conta com uma equipe que envolve 1.800 pessoas diretamente - entre técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Emater e funcionários municipais e de entidades privadas, cedidos por meio de convênios.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.