Panorama
 
 
 

MINISTRA CONSIDERA “LAMENTÁVEL” ABSOLVIÇÃO DE FAZENDEIRO ACUSADO NO CASO DOROTHY

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2008

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Elza Fiúza/ABr
Brasília - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, dá entrevista a emissoras de rádio no estúdio da Rádio Nacional

Brasília - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, considerou “lamentável” a absolvição do fazendeiro Vitalmiro Bastos Moura, o Bida, acusado de ser mandante do assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang, ocorrido no município de Anapu (PA), em fevereiro de 2005.

“É lamentável. O Brasil fica estarrecido com a decisão. No país, poucos mandantes foram punidos e temos que ter uma Justiça que seja capaz de punir tanto aquele que executa o crime como o que manda e contrata, porque são esses que patrocinam, principalmente na Amazônia e no estado do Pará, milhares de assassinados”, avaliou.

Por cinco votos a dois, Bida foi absolvido na última terça-feira (6), em novo julgamento na 2ª Vara do Júri de Belém (PA). No primeiro, o fazendeiro havia sido condenado a 30 anos de prisão.

Marina destacou que a absolvição do fazendeiro desfavorece a imagem do país, “na medida em que não somos capazes de cumprir processos de Justiça”.

“Justiça não é vingança, é um resgate do criminoso, para que ele pague o crime que cometeu. O que aconteceu com a decisão do Tribunal do Júri é que quem cometeu o crime, mandando assassinar a irmã Dorothy, foi privado do que seria sua maior conquista: resgatar a si mesmo.”

+ Mais

Brasil pode produzir biocombustível sem comprometer segurança alimentar, diz Marina

9 de Maio de 2008 - 15h41 - Última modificação em 9 de Maio de 2008 - 15h41
Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse hoje (9) que as energias renováveis representam a saída para a “confusão climática” enfrentada pelo planeta e defendeu a produção de biocombustíveis no Brasil.

“O Brasil pode ter uma produção de biocombustível sem comprometer a segurança alimentar e o meio ambiente”, afirmou a ministra, em entrevista a emissoras de rádio no estúdio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília.

Marina Silva disse que, com a produção de biocombustíveis, sobretudo do etanol, o Brasil pode oferecer uma “contribuição” aos países. “O Brasil possui uma grande quantidade de terra fértil – mais de 300 milhões de hectares de área agricultável e mais de 50 milhões de hectares de áreas de repouso. Todo o nosso esforço de mais de 30 anos nos dá oportunidade de contribuir.”

Segundo ela, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento já faz um zoneamento agrícola do país para que se delimitem as áreas consideradas de risco, as áreas em que pode haver produção e as áreas onde pode haver plantações.

No caso da Amazônia brasileira, ressaltou Marina, a decisão do governo federal é proibir o plantio da cana-de-açúcar para a produção de etanol.

“Para os biocombustíveis se constituírem em uma alternativa neste momento, terá que ser com sustentabilidade ambiental e social, com produção com respeito à reserva legal, com respeito aos ecossistemas, observando a capacidade de suporte deles e observando a capacidade de suporte no que concerne a segurança alimentar”, concluiu a ministra.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.