Panorama
 
 
 

PESQUISADORA DO INSTITUTO DE BOTÂNICA É CONVIDADA A INTEGRAR EQUIPE DA UNIVERSIDADE DO COLORADO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2008

06/05/2008 - Honra ao Mérito! Distinção concedida àqueles que fazem por merecer, como Luciana Ferreira Alves, doutora em Biologia Vegetal, do Instituto de Botânica (IBt), convidada para assumir, no período de 17 de maio próximo a 16 de março de 2009, a posição de pesquisadora associada junto ao Gabinete do Vice Chanceler para Pesquisa & Decano da Escola de Graduação no INSTAAR – Institute of Artic and Alpine Research, da Universidade do Colorado em Boulder, Estados Unidos.

“Nessa posição, serei responsável por múltiplos aspectos da revisão e desenho dos protocolos sobre ecologia vegetal, assim como pesquisa em ecologia de ecossistemas terrestres tropicais, com o grupo do Dr. Alan Thousend e com a Rede do Observatório Ecológico Nacional - National Ecological Observatory Network - NEON”, afirmou.

O NEON é uma organização não-governamental atualmente ligada à Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos - National Science Foundation – NSF e tem como objetivo planejar, desenhar e implementar um sistema em escala continental para observação de mudanças ecológicas.

Nessa organização, a pesquisadora do IBt atuará como cientista do “staff” no projeto de pesquisa, de longo prazo, implantado nos Estados Unidos e financiado pelo NSF, que permitirá avaliar as principais questões ambientais relacionadas às mudanças ecológicas globais.

Luciana Ferreira Alves explica que a sociedade depende dos ecossistemas da mesma maneira que depende do clima, dos recursos hídricos e da agricultura. “Os dados de longa duração do NEON, laboratório nacional focado no entendimento dos complexos processos ambientais, permitirão uma melhor previsão ecológica para otimizar o manejo dos recursos hídricos e fornecer alertas sobre ameaças biológicas naturais”, disse.

Na sua avaliação, a organização representa um passo crítico em direção à previsão de como os ecossistemas e os organismos vão interagir com mudanças no clima e uso da terra, e o impacto dessas mudanças nas pessoas e seus empreendimentos, frisando que “os dados da NEON estão prontamente disponíveis para pesquisadores, professores, estudantes e todos os cidadãos com interesse em ecologia”.

Ela adiantou que o produto de pesquisas e os conhecimentos adquiridos, nesse período no exterior, serão plenamente aplicáveis nos trabalhos desenvolvidos em sua área de atuação. “Minha pesquisa está relacionada à Estrutura e Funcionamento de Florestas Tropicais, especificamente em áreas florestais remanescentes do domínio da Mata Atlântica. Considero a experiência de trabalhar em colaboração com a Universidade do Colorado fundamental para o aperfeiçoamento desta linha de pesquisa, aplicável sobretudo ao meu Projeto Institucional Dinâmica do Carbono na Vegetação da Floresta Ombrófila Densa, desenvolvido em colaboração com outras instituições públicas de pesquisa e ensino do Estado de São Paulo, como UNICAMP e CENA/ESALQ, dentro do Programa Biota/FAPESP”, revelou a estudiosa.
Texto: Wanda Carrilho Fotografia: Instituto de Botânica

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.