Panorama
 
 
 

PRESIDENTE LULA CRIA OUTRAS TRÊS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2008

08/05/2008 - Na cerimônia de lançamento do Plano Amazônia Sustentável (PAS), na manhã desta quinta-feira (8), no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a criação de três novas unidades de conservação: Parque Nacional Nascentes do Lago Jari, Floresta Nacional de Iquiri, Reserva Extrativista de Médio Purus, além da ampliação da Floresta Nacional de Balata-Tufari, totalizando cerca de 3.168.259 hectares.

Esses esforços representam um aumento de 5,7% na área total de Unidades Federais localizadas no bioma amazônico. Somados aos quase 20 milhões de hectares já criados pelo governo Lula, proporcionaram um aumento de 67% da área protegida por Unidades Federais, nos últimos 6 anos, em todo o território nacional. A criação e ampliação dessas unidades de conservação relacionam-se diretamente com a política do governo federal para a Região Amazônica, consubstanciada no Plano Amazônia Sustentável e no Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal.

As unidades de conservação são relevantes tanto para as comunidades locais, por propiciar oportunidades econômicas como o uso sustentável do potencial madeireiro e dos recursos naturais (óleos, resinas, castanhas, sementes e frutos) e desenvolvimento de turismo ecológico, quanto para a comunidade científica, por permitirem a realização de pesquisas.

Jari - O Parque Nacional Nascentes do Lago Jari, com cerca de 812.141 ha, garantirá a proteção da bacia do rio Jari, importante afluente da margem direita do rio Purus em seu curso médio, assim como de seus recursos naturais e pesqueiros associados. Possibilitará, ainda, estabelecer na região central do interflúvio Purus-Madeira, um importante corredor ecológico, composto pelo mosaico de áreas protegidas já existentes, garantindo conectividade com outras áreas naturais protegidas, notadamente a Terra Indígena Apurinã do Igarapé Tauamirim, a Reserva Biológica de Abufari e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus (unidade administrada pelo governo do estado), todas localizadas ao longo do rio Purus, com aquelas geograficamente relacionadas ao rio Madeira, como a Reserva Extrativista do Lago Capanã Grande, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Amapá e o Parque Estadual do Matupiri (essas duas últimas gerenciadas pelo governo do estado).

Iquirí - A ampliação da Floresta Nacional Balata-Tufarí, com cerca de 275.836 ha, totalizando 1.077.859 ha, juntamente com a criação da Floresta Nacional de Iquirí, com cerca de 1.476.073 ha, abrangem florestas com grande potencial para a exploração madeireira, mediante o manejo florestal sustentável e também recursos florestais não madeireiros abundantes que representam importante fonte de renda para a região, como óleos, resinas, castanhas, sementes e frutos.

Médio Purus - A criação da Reserva Extrativista do Médio Purus, com cerca de 604.209 ha, atende reivindicação apresentada ao Ibama em 2001 pela Associação dos Produtores da Reserva Extrativista de Lábrea, composta por cerca de 3.000 pessoas, distribuídas em 73 comunidades que vivem da extração de borracha, castanha-do-Brasil e andiroba, garantindo o usufruto dessa área pelas populações tradicionais e ordenando a ocupação territorial que vem expulsando tais comunidades e gerando degradação do meio ambiente.

+ Mais

Oficina discute Consumo Sustentável e Agenda Ambiental na Administração Pública

08/05/2008 - Daniela Mendes - Em oficina realizada nesta quinta-feira (8), durante a III Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília, Patrícia Grazinoli, do Departamento de Economia e Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente (MMA), apresentou o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública. O A3P, como é conhecido, é uma ação voluntária iniciada em 1999, pelo MMA, com o objetivo de estimular, no âmbito do governo federal, a adoção de um papel estratégico na revisão dos padrões de produção e consumo e de novos referenciais em busca da sustentabilidade dentro de suas próprias estruturas.

Patrícia falou aos participantes da conferência sobre a importância do engajamento do funcionário no processo de gestão dos recursos materiais das instituições e na implementação de ações que visem à redução no consumo de matérias-primas e o reaproveitamento de resíduos gerados por suas atividades, além da adoção de tecnologias mais eficientes que auxiliem na redução de gastos, por exemplo, com iluminação, equipamentos de fax, impressoras, ar condicionados, entre outros. "O engajamento dos servidores é que faz acontecer essa agenda. É preciso que cada um saiba o que pode fazer no seu ambiente", explicou.

Ela disse ainda que as ações desenvolvidas hoje dentro do MMA, por exemplo, beneficiam 130 famílias vinculadas a cerca de dez cooperativas que trabalham na coleta seletiva de resíduos. Segundo Patrícia, nos últimos seis meses, mais de 90 órgãos aderiram ao programa que conta com uma rede para divulgar suas ações. E esclareceu que instituições interessadas em implementar essas ações podem solicitar apoio do MMA que contribui com a capacitação técnica de funcionários e com materiais explicativos para dar suporte ao trabalho.

Consumo Sustentável - Na oficina também foi apresentada debatida a temática do consumo sustentável. A técnica do MMA, Fernanda Daltro, reforçou a necessidade de mudança no atual modelo de consumo mundial onde 80% da produção, consumo e renda estão concentrados nos países industrializados que possuem menos de 20% da população do mundo. "O elo fundamental da cadeia é o consumo. É onde se pode mudar esse processo e reduzir a pressão ao meio ambiente", defendeu.

Na oficina Fernanda apresentou a Campanha Consumo Consciente de Embalagens lançada pelo MMA, em março. Segundo ela, a campanha pretende provocar o olhar crítico do consumidor sobre o que ele consome no dia-a-dia para que avalie a quantidade de embalagens que está consumindo e decida se, enfim, precisa de todas elas.

Mais informações sobre os dois temas podem ser obtidas nos seguintes endereços eletrônicos: www.mma.gov.br/a3p ou www.mma.gov.br/consumosustentável.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.