Panorama
 
 
 

RS E PROVÍNCIA ARGENTINA ASSINAM PROTOCOLO PARA GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Maio de 2008

(02/05/2008) O Rio Grande do Sul e a Província de Missiones, na Argentina, assumiram o compromisso de cooperação técnica para a gestão de recursos naturais. O protocolo de intenções foi assinado pela Governadora Yeda Crusius e pelo Governador da Província de Missiones, Maurice Closs, na ocasião da abertura da 17ª Fenasoja, em Santa Rosa, no último dia 26.

O trabalho conjunto visa a promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos na administração dos recursos naturais renováveis e implantar a gestão integrada das bacias hidrográficas na região contemplada pelo protocolo.

A justificativa da cooperação técnica mútua se dá em função de que a abordagem ecossistêmica transpõe fronteiras. No documento assinado, está expresso que diante desse fator, existe a necessidade de processos de gestão de áreas protegidas transfronteiriças, além dos limites de jurisdições nacionais.

Até o final de maio deverá estar formado um grupo de trabalho, com técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio dos departamentos de Florestas e Áreas Protegidas (defap) e Recursos Hídricos (DRH), e do governo da província argentina, a fim da elaboração de um plano de trabalho que atenda aos objetivos do protocolo assinado.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Fepam implanta licenciamento on-line para produtos perigosos

(08/05/2008) A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler – Fepam instituiu o licenciamento on-line para o transporte de produtos perigosos, que será feito pelos responsáveis técnicos das empresas interessadas na obtenção das licenças. O processo, ainda em fase de implantação, é coordenado pelo Serviço de Emergência Ambiental (Seamb) da Fepam,.

O cadastro é feito diretamente no site da Fepam (www.fepam.rs.gov.br), mediante o recebimento de uma senha e o preenchimento dos dados. Em seguida, o sistema gera um boleto para o pagamento.

Durante 60 dias o processo estará em implantação, orientado pelos técnicos do Seamb. As alterações de frota irão produzir uma nova licença já no novo modelo.

Antes da implantação do sistema on-line, o tempo para obtenção da licença era em média de oito dias, sendo que agora o prazo ficou reduzido pela metade. Outra vantagem é a produção de apenas um único documento quando se tratar de alteração de frota, reduzindo uso de papel.

A primeira empresa a receber a licença na modalidade on-line foi a PP Resíduos Industriais LTDA, de Cachoeirinha.
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

+ Mais

Ambiente estuda parceria para recuperar mata ciliar em microbacias na região de Horizontina

(07/05/2008) A Secretaria do Meio Ambiente avalia parceria com para a recuperação da mata ciliar situada na região das microbacias hidrográficas dos Lajeados Pratos e Guilherme, integrantes da Bacia Hidrográfica do rio Uruguai, localizada nos limites dos municípios de Horizontina e Tucunduva.

O projeto foi apresentado ao Secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, pelo gerente geral da Jurisplan Consultoria e Treinamento, Valdir Bündchen, que estava acompanhado pela líder do PSDB na Assembléia Legislativa, deputada Zilá Breitenbach.

O projeto prevê o plantio de 130 mil mudas de árvores nativas na região das microbacias, envolvendo um extenso programa de recuperação das duas microbacias, que deverá ser lançado no final deste ano.
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.