Panorama
 
 
 

SECRETÁRIA DO MMA DEFENDE CRESCIMENTO DO BRASIL COM MATRIZ ENERGÉTICA LIMPA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2008

08/05/2008 - Gisele Teixeira - A secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Thelma Krug, afirmou nesta quinta-feira (8) que o atual ritmo de crescimento do Brasil já está impondo ao País um novo desafio: manter sua matriz energética limpa do ponto de vista do clima, como é hoje. "Como crescer de forma sustentável? A questão está posta e não deve sair da agenda nos próximos anos", disse, durante a III Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), em Brasília. O evento é promovido pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA.
Atualmente, quase metade (45,1%) da energia consumida no País é gerada por fontes renováveis, como biocombustíveis e energia hidrelétrica. Esse número coloca o Brasil em primeiro lugar entre os países que mais utilizam fontes renováveis em todo o mundo, as chamadas fontes limpas. Mas dados preliminares do Balanço Energético Nacional de 2007, divulgados hoje (8) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), indicam que a demanda do país por energia já está crescendo mais que o Produto Interno Bruto (PIB). Em 2007, foi de 5,9%, 0,5 ponto percentual acima do crescimento do PIB.

Atualmente, a emissão de CO2 proveniente da queima de combustíveis fósseis para gerar energia não é a principal preocupação do Brasil, tendo em vista que 75% das emissões nacionais são provenientes do desmatamento. Mas com o crescimento do País, segundo a secretária, o Brasil precisa urgentemente unir o combate à derrubada da floresta com as melhores soluções de eficiência energética.

Thelma aproveitou a III CNMA, que reúne cerca de 2 mil pessoas, para transpor para uma linguagem acessível os difíceis termos técnicos ligados às mudanças do clima. Em uma apresentação didática, explicou aos participantes o que está em jogo nas negociações internacionais, como a segunda fase do Protocolo de Quito. Ela informou, por exemplo, que as emissões per capita de C02/ano são de 1,76 toneladas no Brasil, contra 19,73 toneladas nos Estados Unidos e 9,52 toneladas no Japão. "Não é possível que tenhamos as mesmas obrigações no protocolo. Aqui no Brasil não se trata de ter três geladeiras, e sim de ter luz para todos", disse.

As mudanças climáticas são o principal tema da III CNMA, que termina no sábado. As contribuições do debate serão consolidadas em um documento a ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e deverão ajudar a compor o Plano Nacional de Mudanças do Clima. Entre as propostas que já surgiram nos estados estão, por exemplo, a criação de sistemas de alerta precoce conjugando a previsão de eventos climáticos extremos com mapas de vulnerabilidade e o incentivo à construção de barragens, reservatórios e adutoras contra eventos extremos, como enchentes, secas e erosão.

+ Mais

Mulheres se unem para combater efeitos das mudanças climáticas

09/05/2008 - Suelene Gusmão - As exposições das participantes da oficina que debateu a questão de Gênero e Mudanças Climáticas dentro da III Conferência Nacional do Meio Ambiente, hoje (8), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, tiveram como ponto concordante o fato de que em todo mundo as mulheres são as mais vulneráveis quanto aos impactos das mudanças climáticas, principalmente as oriundas dos países mais pobres. Também foi unânime a idéia de que as mulheres em todo o mundo ainda sofrem os efeitos da discriminação e que por sua natureza social elas são indispensáveis no processo de adaptação e mitigação dos efeitos decorrentes dessas mudanças.

Como forma de alterar este panorama, foi colocado pelas debatedoras que os governos precisam implementar políticas públicas onde a questão do gênero esteja colocada de forma transversal. Outro ponto levantado foi quanto ao fato de as mulheres ainda serem minoria na ocupação de cargos nos poderes Executivo e Legislativo e na participação em fóruns onde se debate internacionalmente a questão das mudanças climáticas.

A mesa da Oficina Gênero e Mudanças Climáticas teve a coordenação de Muriel Saragoussi, diretora de extrativismo da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural do MMA, e contou com participação da secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Thelma krug, da coordenadora-geral da Mugede (Mulher, Gênero e Desenvolvimento) de Moçambique (África), Saquina Mucavele, de Elizabeth Peredo, coordenadora do Programa Gênero, Identidade e Trabalho da Fundación Solón (Bolívia), de Raimunda Gomes (Raimundinha), do Conselho Nacional dos Serigueiros e de Ninon Machado, do Instituto Ipanema, que foi a responsável pela relatoria dos trabalhos.

A secretária Thelma Krug lamentou o fato de a participação feminina, dentro do cenário internacional e do ponto de vista intelectual, ser ainda pequena. Segundo ela, entre os países em desenvolvimento, Brasil até se destaca com a participação de mulheres, mas "as sociedades em desenvolvimento ainda são patriarcais". Thelma Krug disse que as mulheres são particularmente afetadas pelas mudanças climáticas, mas que vem delas uma grande ajuda no processo de mitigação e de adaptação a estes efeitos.

A representante de Moçambique, Saquina Mucavele, informou que seu país é um dos mais vulneráveis às mudanças climáticas devido à sua localização geográfica e que este fato afeta a vida de todos, mas principalmente das mulheres. Segundo ela, há mais de 20 anos o povo tem sofrido com as catástrofes naturais que devastam Moçambique. "Quando acontece algum desastre proveniente de mudança no clima, as famílias se desestruturam e as mulheres são as que mais se ressentem do ocorrido". Saquina lembrou que em Moçambique, os homens ainda não aceitam a independência da mulher e que são poucas as que atualmente ocupam cargos no Executivo e Legislativo. "A situação da mulher é muito precária.

Estamos tentando incluir os homens em nossas discussões para que possam mudar a mentalidade", disse.
Para quebradeira de coco do Maranhão Raimunda Gomes, o homem vem devastando as florestas por ganância. "Por dinheiro ele desmata e caça para vender para o exterior", disse. Raimunda lembrou que a destruição da natureza vem prejudicando a qualidade de vida, acabando com os recursos naturais e inviabilizando o comércio e a produção. "A questão climática, o capitalismo e a questão de gênero andam juntas e mexem com todo mundo", disse.

Raimunda disse que foi informada que os pobres serão os primeiros a morrer com os efeitos das mudanças climáticas. "Se isso for verdade, disse ela, então teremos de ser os primeiros a espernear contra a derrubada de nossas florestas".

A representante da Bolívia, Elizabeth Peredo lembrou que embora seu país seja responsável por apenas 3% das emissões, tem sofrido com as alterações do clima. "Os glaciais estão derretendo muito depressa e nossa água vem das montanhas", lamentou. De acordo com Peredo, isso afeta diretamente as mulheres, pois são elas quem buscam acesso à água. Peredo falou que para mudar essa situação, é preciso mudar os paradigmas e os modelos de desenvolvimento que favorecem as alterações climáticas. "Essas alterações são provocadas por uma crise civilizatória", disse. A boliviana informou que em seu país, estão sendo adotadas uma série de medidas para valorizar o papel da mulher e dos povos indígenas. "Estamos colocando a questão da mulher de maneira transversal nas políticas públicas e recuperando os conhecimentos e o saberes cotidianos das mulheres e dos índios para que possamos responder à adaptação e à mitigação das mudanças", informou Peredo.

A representante da ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Márcia Leporace, lembrou a importância da criação, a partir de 2003, da Secretaria da Mulher, assim com a dos Direitos Humanos e da Igualdade Racial, criadas como uma forma de enfrentamento da discriminação. "Nossa missão é a de articulação com outros ministérios para que haja um novo olhar, uma nova forma de implementar políticas públicas. É uma construção lenta, mas o Brasil não é voz solitária nesta luta. Existe um movimento internacional para combater todas as formas de discriminação", disse.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.