Panorama
 
 
 

COP-9 TERÁ COMO DESAFIO AVANÇAR A NEGOCIAÇÃO SOBRE REPARTIÇÃO DE BENEFÍCIOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2008

15/05/2008 - Gisele Teixeira - Começa na próxima segunda-feira (19) em Bonn, na Alemanha, a 9ª Conferência das Partes (COP) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). Durante duas semanas, a comunidade internacional irá discutir medidas para conter a destruição da natureza. O principal desafio é fazer avançar a negociação em torno do Regime Internacional para Acesso e Repartição de Benefícios (ABS, na sigla em inglês). Esse regime definirá as regras para quem utiliza os recursos genéticos provenientes dos conhecimentos tradicionais e indígenas e também como serão repartidos os benefícios econômicos e sociais derivados da utilização dos mesmos.

"Temos grande interesse em fazer as discussões avançarem em Bonn, pois o assunto é vital para um país megadiverso como o Brasil", afirma o diretor do Departamento de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Bráulio Dias. Não é para menos. O Brasil detém entre 15% e 20% de todas as espécies existentes no Planeta. Além disso, de acordo com a coordenadora técnica do Departamento de Patrimônio Genético do MMA, Cristina Azevedo, das 150 drogas mais indicadas nos Estados Unidos, 57% contêm ao menos um componente derivado de recursos genéticos, sem que nenhum retorno significativo tenha sido observado aos países provedores.

A expectativa da delegação brasileira é que no encontro sejam estabelecidos pelo menos os elementos que vão constar do futuro regime e um cronograma de reuniões de negociação suficiente para que o mesmo esteja concluído em 2010. "A negociação do regime é tema-chave da COP para o MMA e para o Itamaraty", diz Bráulio, acrescentando que ele tem interface com propriedade intelectual, patentes, conhecimento tradicional, povos indígenas e comunidades locais, entre outras áreas. Segundo o diretor, a existência apenas de legislações nacionais facilita o uso da biodiversidade brasileira por outros países. "Se alguém sai daqui com material do Brasil, hoje não podemos fazer nada", lamenta.

De acordo com Bráulio, duas reuniões, em Montreal e Genebra, foram realizadas para fazer avançar as negociações, mas sem sucesso. O impasse continua. De um lado estão a maioria dos países em desenvolvimento e o grupo dos megadiversos, onde se inclui o Brasil. Essas nações defendem um protocolo vinculante (obrigatório), com as obrigações para os países signatários da CDB e também as sanções aplicáveis àqueles que não cumprirem essas determinações. De outro lado, no entanto, a maioria dos países ricos prefere um texto mais abrangente e um regime voluntário. Para aprovar o regime, é preciso haver consenso.

O Brasil preside a Conferência desde a COP-8, em Curitiba, em 2006, e passará agora o posto para a Alemanha, que conduzirá os trabalhos pelos próximos dois anos. Para este novo round são esperados 5 mil participantes dos 190 países-partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). Entre 28 e 30 de maio acontece o Segmento Ministerial ou de Alto Nível que reúne ministros de meio ambiente da maioria dos países participantes. Também estão previstos 230 eventos paralelos.

+ Mais

Estande "Amazônia brasileira" será atração na COP-9 na Alemanha

15/05/2008 - O estande "Amazônia Brasileira" promete ser uma das atrações da 9ª Conferência das Partes (COP-9) da Convenção sobre Diversidade Biológica que ocorrerá no período de 19 a 30 de maio, em Bonn, na Alemanha. A floresta e sua rica biodiversidade inspiraram a ambientação do espaço de 75 metros quadrados composto por três tendas de 25 metros quadrados cada uma.

O estande "Amazônia Brasileira" foi concebido pelo MMA e executado com apoio do governo alemão, por meio da Cooperação Técnica (GTZ), parceira do governo brasileiro na implementação do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7), Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) e o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAm).

A concepção, o planejamento e execução do layout foram adequados para provocar nos visitantes a sensação de estarem dentro da floresta, interagindo com elementos da fauna e flora que se destacam nas imagens fotográficas de alta resolução, que revestirão os ambientes. O estande será instalado em frente ao Ministério do Meio Ambiente da Alemanha e seu funcionamento será de 12h às 20h, entre os dias 19 e 23, e de 10h às 20h, entre 26 e 30.

Um grande painel ilustrado com motivos da floresta, com a saudação Welcome to the Brazilian Amazon (Bem-vindos a Amazônia Brasileira) será afixado logo na entrada, oferecendo aos visitantes uma prévia das surpresas que os aguardam. Lá dentro, a imagem de uma onça pintada, de olhar felino e sedutor, deve impressionar pela beleza, assim como a sumaúma de três metros de comprimento, confeccionada em papel marchê, indicando o ponto máximo de identificação dos visitantes com a floresta e o que ela representa em termos de biodiversidade para o planeta. Árvore nativa da região, a sumaúma é considerada a mãe da floresta, portadora de forte carga simbólica, que traduz a relação de cumplicidade dos povos da floresta com a natureza. A originalidade da ambientação será incrementada com sons que lembram o canto dos pássaros e o murmurar da chuva.

Além dos elementos visuais que expressarão a beleza e a diversidade ambiental e cultural da Amazônia, os visitantes terão acesso a informações sobre programas de proteção das florestas e de controle do desmatamento ilegal, implementados pelo governo brasileiro, no âmbito do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com as comunidades locais e internacional.

+ Mais

MOP-4 discute regime de responsabilidade e compensação para uso de transgênicos

12/05/2008 - Daniela Mendes - Teve início nesta segunda-feira (12), em Bonn, na Alemanha, a quarta Reunião das Partes (MOP) do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança. MOP (Meeting of Parties) é a sigla em inglês utilizada, no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), para designar a Reunião dos Países Membros do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança. São mais de 3 mil participantes de 147 países que vão discutir, até o dia 16 de maio, 15 temas relacionados a organismos geneticamente modificados, sendo que a pauta principal é a negociação de um regime jurídico para definir responsabilidade e compensação ambiental pelos danos causados por transgênicos.

De acordo com o diretor do Departamento de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, Bráulio Dias, dois representantes do ministério estão em Bonn acompanhando as discussões. "Nós entendemos que essas regras são uma necessidade. Sem elas, no futuro, fica difícil alguém conseguir ter os seus danos reparados", esclarece Bráulio, afirmando que a maior preocupação é em relação aos países pobres que, sem esse regime, não terão garantia de reparo de algum dano causado por transgênicos por falta de legislação.

As discussões da MOP-4 serão baseadas em informações produzidas por um grupo de trabalho criado em 2004 para tentar elaborar um consenso em relação ao tema. Essa reunião precede a da COP-9 - Conferência das Partes, órgão supremo decisório no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica que será realizada de 19 a 30 de maio, também, em Bonn. O Brasil preside a Conferência desde a COP-8, em Curitiba, em 2006. A Alemanha assumirá o posto pelos próximos dois anos.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.