Panorama
 
 
 

CORREDORES ECOLÓGICOS TERÃO PROJETOS DA SOCIEDADE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2008

12/05/2008 - Suelene Gusmão - Para a implementação de alternativas de renda no Corredor Central da Amazônia (CCA) e restauração do Corredor Central Mata Atlântica (CCMA) o Ministério do Meio Ambiente divulgou a relação das entidades e suas respectivas propostas aprovadas após processo de seleção de subprojetos para atendimento ao Edital PCE nº 01/2007. No total, foram apresentadas 31 propostas para a Amazônia e 22 para a Mata Atlântica. Para o CCA foram selecionadas 16 propostas e 22 para a Mata Atlântica, sendo cinco no Espírito Santo e sete na Bahia. O processo de seleção destas entidades passou inicialmente por uma câmara técnica e depois por uma comissão executiva. A relação dos selecionados foi publicada no Diário Oficial do dia 6 de maio.

Segundo Roberto de Lima, coordenador do Corredor Central da Mata Atlântica, os recursos disponíveis para a implementação dos subprojetos são da ordem de R$ 5 milhões para cada estado e originários do Banco Alemão de Desenvolvimento (KFW), com contrapartidas federal e dos proponentes. Estes recursos serão muito importantes para a restauração de sete dos oito minicorredores prioritários da Mata Atlântica na Bahia e para dois dos dez minicorredores no Espírito Santo, onde a sociedade organizada poderá tomar parte no processo de políticas públicas para restauração de Áreas de Preservação Ambiental (APP), reservas legais e criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).

Com relação ao Corredor Central da Amazônia, a estratégia de apoio envolvendo a sociedade é pela busca de alternativas sustentáveis para produtos regionais originários da floresta, bem como geração de renda, estratégias de ecoturismo, entre outros.

As instituições e os subprojetos aprovados para o Corredor Central Mata Atlântica são as seguintes: 1) Associação Flora do Brasil /BA (Reconciliando comunidades humanas e paisagens para a construção de um futuro sustentável no corredor prioritário Monte Pascoal - Descobrimento); 2) Associação para Conservação das Aves do Brasil/SP - (Conservação a longo prazo das metas existentes na região de Boa Nova através da implementação de um minicorredor ecológico na Serra da Ouricana); 3) Fundação Bionativa/ES (Restauração solidária de floresta atlântica no corredor prioritário Sooretama - Goyatacazes/camboios; 4) Instituto Bioatlântica/RJ - (Corredor Ecológico Pau Brasil - Monte Pascoal: conectando pessoas e florestas); 5) Instituto Água Boa/BA - (Planejando paisagens sustentáveis no minicorredor da Serra das Onças); 6) Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia/BA (Implementação e consolidação do Corredor Regional uma - Lontras - Baixão): 7) Instituto de Pesquisa da Mata Atlântica/ES (Planejamento participativo de propriedades rurais e paisagens para restauração florestal e conservação da biodiversidade); 8) Instituto Floresta Viva/BA (Planejando paisagens e comunidades sustentáveis do minicorredor ecológico PESC - Boa Esperança); 9) Mosteiro Zen Morro da Vargem/ES (Planejamento e adequação ambiental da paisagem rural: elementos essenciais para implementação de corredores ecológicos e conservação da sociodiversidade); 10) Organização e conservação de terras do baixo sul da Bahia/BA (Implementação do corredor Papuã - Pratigi); 11) - Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá/ES (Rijik wald -Mata Rica); 12) Sociedade de Amigos da Reserva Biológica Augusto Ruschi/ES (Unindo fragmentos florestais de megadiversidade formação de minicorredores ecológicos na região norte Serrano.

Os aprovados para o Corredor Central da Amazônia são os seguintes: 1) Associação agroextrativista de óleos vegetais/AM (Incremento à cadeia produtiva da andiroba e organizando a comunidade); 2) Associação de moradores do Rio Tefé/AM (Preservando meio ambiente e assegurando processos de sustentabilidade e viabilidade econômica na área da Flona Tefé e seu entorno); 3) Associação dos moradores agroextrativistas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari/AM (Consolidação da cadeia produtiva dos óleos vegetais no médio Juruá); 4) Associação dos Produtores de Jutaí/AM (Projeto de geração de renda alternativa para as comunidades tradicionais no município de Jutaí); 5) Associação dos Produtores Rurais de Carauari/AM (Gestão sustentável da produção agroextrativista do médio Juruá); 6) Associação Indígena dos produtores agroextrativistas da Aldeia Miratu/AM (Certificação orgânica da castanha da Amazônia); 7) Colônia de Pescadores Z - 25 de Carauari/AM (Ordenamento e estudo de viabilidade dos recursos pesqueiros de Carauari); 8) Comissão Pastoral da Terra/AM (Projeto de formação e assessoria às comunidades ribeirinhas do setor cubuá); 9) Fundação Vitória Amazônica/AM (Fortalecimento social e educação ambiental no processo de gestão de unidades de conservação do baixo Rio Negro na área do CCA no âmbito do PCE); 10) Grupo de Casais de Tefé/AM (Projeto de Desenvolvimento Sustentável e Geração de Renda do Grucate); 11) Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas/AM (Conservação, conscientização e valoração da floresta a partir do manejo florestal comunitário na RDS do Uatumã); 12) Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá/AM (Diagnóstico e monitoramento da biodiversidade aquática da área subsidiária da RDS Amanã; 13) Instituto de pesquisas ecológicas/SP (Ecoturismo no baixo Rio Negro: bases para o desenvolvimento sustentável; 14) Instituto de Terras do Amazonas/AM (Diagnóstico da Situação Fundiária ao longo das rodovias estaduais (AM 010, AM 240, AM 352) do Estado do Amazonas; 15) Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo/SP (Arqueologia e gestão do patrimônio cultural no Parque Estadual do Rio Negro - setor norte); 16) Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Coari/AM (Desenvolvimento sustentável e geração de renda das famílias da região do baixo Rio Capeá).

+ Mais

MMA apresenta projeto de apoio ao ecoturismo de base comunitária

15/05/2008 - Grace Perpetuo - O Programa de Apoio ao Ecoturismo e à Sustentabilidade Ambiental do Turismo (Proecotur) da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR) do MMA lançou, durante Seminário Internacional de Turismo Sustentável (Sits 2008), em Fortaleza (CE), o projeto Carteira de Projetos de Ecoturismo de Base Comunitária. O projeto tem como objetivo fortalecer o ecoturismo comunitário no País, especialmente naquelas comunidades que vivem em áreas naturais, em áreas rurais e em Unidades de Conservação e seus entornos.

No Painel 1 - Turismo, Políticas Públicas e Desenvolvimento, a SEDR também apresentou resultados do Programa Projetos Demonstrativos (PDA) do ministério, no tema "ecoturismo e turismo rural". Trata-se de 14 projetos em execução na região Nordeste (BA), Sudeste (SP, MG, RJ) e Sul (PR, SC e RS) do Brasil, beneficiando 1.515 famílias de comunidades locais (urbanas e rurais) e povos e comunidades tradicionais (indígenas, faxinais e quilombolas). Os projetos aliam parcerias públicas e/ou privadas e do terceiro setor, e atividades no interior ou no entorno de Unidades de Conservação de Proteção Integral ou de Uso Sustentável.

O Sits 2008, que se encerra nesta quinta-feira, reuniu a academia, a sociedade civil organizada, comunidades tradicionais indígenas, quilombolas, ribeirinhas, caiçaras, poder público e operadores de turismo comunitário. Foram apresentadas experiências de 11 países da América Latina, Europa e Estados Unidos.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.