Panorama
 
 
 

DESINFORMAÇÃO PROVOCA RESISTÊNCIA À CONSERVAÇÃO DO LITORAL PAULISTA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2008

14 de Maio de 2008 Ilhabela (SP) — Comunidades pesqueiras e empresários criticam, sem razão, a criação de Áreas de Proteção Ambiental (APAs) no litoral paulista.

Durante consulta pública realizada nesta quarta-feira (13/5) em Ilhabela (SP), ficou claro que pescadores artesanais, empresários do setor náutico e pesca submarina estão mal informados sobre a proposta da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo de criar Áreas de Proteção Ambiental (APAs) no litoral paulista. A criação das unidades de conservação está marcada para o próximo dia 8 de junho e protegerá todo o litoral de São Paulo, com exceção dos trechos dos portos de Santos e de São Sebastião.

Foram realizadas, no total, três consultas públicas: uma em Iguape, outra em São Vicente e a última em Ilhabela esta semana. Todos os encontros contaram com a participação da comunidade e entidades locais, todos preocupados com as medidas anunciadas pela Secretaria do Meio Ambiente.

O Greenpeace acompanhou a consulta pública de Ilhabela e constatou que os pescadores artesanais estão desinformados sobre o impacto que a criação de uma APA terá em suas vidas.

"Área de Proteção Ambiental é a categoria de Unidade de Conservação mais aberta, mais permissiva dentro do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC)", afirma Leandra Gonçalves, bióloga e coordenadora da campanha de Baleias do Greenpeace Brasil. que esteve presente à reunião realizada em Ilhabela. "Ressaltamos a importância dos Planos de Manejo e zoneamento contemplarem Unidades de Consevação de Uso Sustentável, e também Unidades de Conservação de Proteção Integral, as quais garantiriam a recuperação da biodiversidade para as futuras gerações", afirma.

Infelizmente, poucos se manifestaram a favor da criação da APA. Roberto Francine, representante do Conselho Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (Consema), afirmou que a iniciativa é boa, mas que o processo de criação foi ruim, pois outros órgãos deveriam ter sido consultados previamente.

Fábio Motta, representante do Programa Costa Atlântica da SOS Mata Atlântica, também presente à consulta pública, apoiou a criação da APA mas afirmou que os pescadores estão sendo mal informados por quem tem interesse em deixar o litoral paulista sem proteção.

O Greenpeace defende que a Secretaria do Meio Ambiente invista em programas de informação e conscientização da comunidade pesqueira para que estes não sejam usados como massa de manobra de setores que causam impacto no meio ambiente.

"Se vocês querem continuar a pescar e permitir esse uso para futuras gerações, reservas marinhas devem ser criadas", afirmou Leandra Gonçalves durante a reunião em Ilhabela.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.