Panorama
 
 
 

INAUGURAÇÃO DO BUSTO DE CARLOS BOTELHO HOMENAGEIA PATRONO CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2008

16/05/2008 - O dia 16 de maio na cidade de São Miguel Arcanjo, localizada na região sudoeste do Estado de São Paulo, na Bacia do Alto Paranapanema, foi marcado pela integração das raças. Na homenagem ao patrono do Centenário da Imigração Japonesa, Carlos Botelho - que dá nome ao Parque Estadual sediado no município - , brasileiros de todas as origens se confraternizaram com o objetivo de agradecer ao povo japonês a sua dedicação à nossa terra.

“É um orgulho ver a homenagem à colônia japonesa materializada na figura de um personagem como Carlos Botelho”, ressaltou Guenji Yamazoe, primeiro diretor do Parque Estadual Carlos Botelho (PECB) e pesquisador do Instituto Florestal – IF. A cerimônia integra o calendário oficial das atividades em homenagem aos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil e teve como destaque a inauguração do busto do patrono, no PECB, para marcar a data.

”Do seu perfil de homem empreendedor e arrojado, tiramos uma lição para a gestão deste parque”, salientou José Luiz Maia, atual diretor da instituição. Para o prefeito de São Miguel Arcanjo, Antônio Celso Mossin, falar em Carlos Botelho é frisar o vinculo criado com a colônia japonesa através do processo de imigração.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, por sua vez, salientou a dívida do povo brasileiro com os japoneses. “A experiência deu certo. Não podemos contar a historia agrícola brasileira sem falar da participação da colônia japonesa.”

A cerimônia, que durou toda a manhã desta sexta-feira, contou com a apresentação de um grupo de Taikô, tambores japoneses, que foram tocados por 18 jovens brasileiros descendentes de japoneses. “Formulo sinceros votos de felicidade e prosperidade aos familiares de Carlos Botelho”, desejou o cônsul geral do Japão em São Paulo, Takeshi Goto.

O bisneto de Carlos Botelho, Antônio Carlos, presente na homenagem, agradeceu aos presentes e ressaltou o laço criado com o povo japonês através de seu antepassado.

Graziano aproveitou o momento e lembrou aos presentes que o município de São Miguel Arcanjo está fazendo a sua “lição de casa” dentro do Projeto Ambiental Estratégico “Município Verde”. “A prefeitura já se comprometeu a fechar o lixão da cidade e acaba de ganhar uma pá carregadeira, que será útil no aterro construído no município”.

A cerimônia contou com a participação de autoridades da região e representantes da colônia japonesa, além do diretor da Fundação Florestal, José Amaral Wagner Neto, do diretor do Instituto Florestal, Cláudio Monteiro, e Luis Alberto Bucci, também do Instituto Florestal.
Texto: Cris Couto Fotografia: Pedro Calado

+ Mais

São Paulo está representado no Marrocos na Convenção Internacional sobre Abordagem Regional e Desenvolvimento Local

14/05/2008 - Na condição de vice-presidente adjunto para a América Latina e Caribe da Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável - nrg4sd, o presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB, Fernando Rei, está participando da 2ª Convenção Internacional sobre a Abordagem Regional e Desenvolvimento Local, desde segunda-feira (12/05) até hoje (14/05), em Tanger, no Marrocos, onde também apresenta um trabalho sobre as Ações do Governo do Estado de São Paulo no combate às Mudanças Climáticas, destacando a elaboração da lista dos 100 maiores emissores de CO2, no âmbito do Inventário Estadual de Emissões.

Organizado pelo Fórum Mundial de Associações das Regiões (FOGAR), neste encontro está sendo feito um balanço dos progressos realizados desde março de 2007, quando aconteceu a primeira Convenção, realizada em Marselha, onde discutiu-se uma abordagem territorial de desenvolvimento através de governos regionais e locais.

Mais de mil representantes de 400 regiões de todo o mundo e as suas Redes tomaram parte no primeiro encontro internacional, juntamente com os governos nacionais, a Comissão Européia e as agências das Nações Unidas. As regiões – integrantes da Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável (nrg4sd), formada em Joanesburgo, na África do Sul, durante a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável – estão interessadas em contribuir no sentido de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, preconizado pela ONU, tendo em vista a luta contra a pobreza e as desigualdades.

As suas áreas de competência, a capacidade de reunir os agentes locais e a proximidade com a população, faz dos Governos Regionais – entre esses, o Governo do Estado de São Paulo – atores essenciais na política de implementar um sistema eficaz de governo global, uma vez que estão mais em sintonia com as expectativas das populações e de melhores condições de lidar com os efeitos de um processo em constante globalização acelerada.

De acordo com alguns dos participantes da Rede, reunidos em março último em São Paulo, no trabalho realizado em Marselha e a ser consolidado em Tanger, estará sendo traçado um quadro de planejamento estratégico para a realização dos objetivos do desenvolvimento econômico e social através de uma abordagem multi-nível harmonizado, reduzindo a dispersão e a fragmentação das ajudas dentro de um determinado território.
Texto: Renato Alonso

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.