Panorama
 
 
 

ÓRGÃOS GANHAM MATERIAL QUE AUXILIARÁ MANUSEIO DE ANIMAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2008

Brasília (15/05/08) - Por causa de um termo de ajustamento de conduta entre o ministério público federal e a empresa Shell, 16 mil reais foram entregues para a compra de kits de contenção e manuseio de animais. A promotora Kátia Lemos disse se sentir honrada em participar de um evento desses. “O trabalho de todo mundo aqui é árduo, mas essa iniciativa nos dá fôlego para continuar nossa caminhada”, completou ela.

O Ibama e a Sociedade Protetora dos Animais (WSPA) foram os responsáveis pela distribuição dos kits, que auxiliará na captura de animais e garantirá a segurança daqueles que os manusearão. Mas o mais importante, segundo o coordenador de operação e fiscalização do Ibama Sede, Roberto Cabral, é que “um evento que constrói uma parceria dessas em prol do meio ambiente, mesmo que em âmbito regional, mostra que algo assim pode ser feito em caráter nacional”.

Os kits foram entregues ao Corpo de Polícia Militar Ambiental, Parque Nacional de Brasília, Corpo de Bombeiros e Superintendência do Ibama do Distrito Federal. Em declaração à assessoria de comunicação do Ibama, o Major Alves, da CPMA, ressaltou o importante impacto que a iniciativa terá dentro das operações rotineiras de fiscalização. “É muito importante para a melhoria da fiscalização ambiental, segurança dos animais e do trabalhador”.
Felipe Bello

+ Mais

Madeiras apreendidas pelo Ibama são leiloadas pela SEMA em Santarém

Leilão é o primeiro realizado pelo governo do estado
Santarém (15/05/2008) - A Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará realizou na manhã de hoje o primeiro leilão de madeiras apreendidas pelo Ibama em Santarém. O material havia sido doado pelo instituto à SEMA, conforme o Termo de Cooperação firmado entre o Ibama e o Governo do Pará no final do ano passado, visando agilidade na destinação dos produtos florestais apreendidos nas ações de fiscalização do órgão.

Foram oferecidos 3.712 metros cúbicos de madeira divididos em três lotes. Dois dos lotes foram arrematados durante o leilão, por valores acima do mínimo inicial, totalizando R$ 1.294.192,40. O leilão está previsto no Decreto 533/2007, do governo estadual, que rege as normas para sua realização, bem como possibilita também a doação da madeira recebida do Ibama pela SEMA. Inicialmente a oferta era de pouco mais de 5 mil metros cúbicos, contudo, uma parte do produto florestal foi excluída do edital por solicitação da Justiça Federal em Santarém, por estar em litígio.

Na apresentação, Daniel Cohenca, Gerente Executivo do Ibama em Santarém, saudou a realização do leilão como forma de a madeira apreendida ser aproveitada, “os recursos provenientes do leilão servirão para equipar os órgãos ambientais”, afirmou. Leila Elias, diretora de gestão administrativa e financeira da SEMA, representando a Secretaria, ficou satisfeita com o resultado do leilão, e afirmou que está sendo definido até o final de junho como será o procedimento para realizar doações para entidades sem fins lucrativos, o que também está contemplado no decreto estadual.

Segundo a diretora, os recursos angariados através dos leilões irão para o Fundo Estadual do Meio Ambiente, e devem ser investidos no Programa de Restauração Florestal do estado do Pará. O Programa prevê a implementação, entre outras medidas, de regularização fundiária, incentivos à gestão ambiental nos municípios, recuperação de passivos ambientais e no Projeto 1 bilhão de Árvores para a Amazônia, cujo lançamento será no dia 30 de maio, onde é esperada a presença do Presidente da República.
Christian Dietrich

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.