Panorama
 
 
 

PARCERIA PODE VIABILIZAR A IMPLEMENTAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DELTA DO JACUÍ

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Maio de 2008

(13/05/2008) A criação de um grupo de trabalho para elaborar metas e ações visando implementar o Parque Estadual Delta do Jacuí e a área de proteção ambiental Delta do Jacuí, com apresentação do diagnóstico e projeto final no dia 16 de junho, foi a decisão de reunião realizada nesta terça-feira (13) no gabinete do Secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, com o Prefeito José Fogaça e o Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Alceu Moreira.

A proposta para a recuperação da área, um conjunto hidrográfico composto por 16 ilhas em uma área de 17.245 hectares, entre os municípios de Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita, Triunfo, Charqueadas e Eldorado do Sul, ocupando partir do encontro dos rios Gravataí, Sinos, Caí e Jacuí na Grande Porto Alegre, foi elaborada pelo Secretário Adjunto do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires.
O grupo de trabalho formado por servidores do Governo do Estado, Prefeitura de Porto Alegre e do Legislativo gaúcho, irá avaliar a proposta inicial para formatá-la até junho, quando será apresentada no gabinete do Prefeito José Fogaça.

Os recursos para a implementação do parque deverão ser alocados através de medida compensatória ambiental, com a possibilidade da criação de um fundo de proteção ambiental.

PROPOSTA SEMA - A proposta apresentada pela Secretaria do Meio Ambiente tem como principais objetivos a mobilização dos órgãos estaduais e municipais de meio ambiente sobre a relevância e dimensão ambiental das unidades de conservação; possibilitar a homogeneização de dados disponíveis sobre as áreas de proteção integral (APA e Parque); planejar ações imediatas para adequar as unidades; elaborar o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental levando em consideração as atividades existentes, forma de ocupação, limites estabelecidos em mapa georreferenciado; elaborar o Plano de Manejo do Parque Estadual Delta do Jacuí; promover a organização das ocupações consolidadas nas ilhas que integram o complexo do Parque e da APA em razão da posse prolongada e edificações existentes; organizar a ocupação de comunidades tradicionais de pescadores e remanescentes de quilombos; oferecer à comunidade cursos visando a divulgação de práticas ambientais adequadas nas unidades de conservação, entre outros.

Também estiveram presentes a Diretora-presidente da Fepam, Ana Maria Pellini,o chefe de gabinete do prefeito José Fogaça, Carlos Fuscaldo, o Engenheiro da Área de Praças e Parques da Prefeitura, Luiz Antônio Carvalho e o assessor da Presidência da Assembléia Legislativa, Antônio Carlos Bueno e Souza.
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

+ Mais

Descentralização ambiental do RS é modelo para Mato Grosso

(14/05/2008) “A descentralização do licenciamento ambiental consolidado no Rio Grande do Sul é o modelo no qual queremos nos espelhar para o sistema que estamos implantando.” A afirmação é do Secretário da Comissão de Municipalização do Licenciamento da Secretaria do Meio Ambiente do Mato Grosso, Sildemar Ziezkowski. Ele integra a delegação mato-grossense que está em Porto Alegre desde a terça-feira (13) para conhecer o funcionamento do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIG/RS) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

Conforme Ziezkowski, o Estado do Mato Grosso iniciou em 2005 o processo para a descentralização da gestão ambiental, mas de 54 prefeituras que aderiram ao sistema, apenas quatro ainda se utilizam da prerrogativa do licenciamento ambiental local. “Ou seja, o processo não andou e agora estamos buscando desenvolver uma sistemática muito semelhante a do SIGA/RS e esse intercâmbio tem sido muito importante para nós”, destacou Ziezkowski.

Nessa nova tentativa, o governo mato-grossense editou neste ano a resolução que define os critérios para a habilitação dos municípios ao licenciamento ambiental das atividades de impacto local, baseada nos itens elencados no documento em vigor no RS. Seis municípios apresentaram processos para a qualificação ao licenciamento e estão em análise pela Secretaria do Meio Ambiente.

Além do secretário e do presidente da Comissão de Municipalização do Licenciamento, a delegação é formada por representante da Superintendência de Indústria, Mineração e Serviços da Secretaria do Meio Ambiente do Mato Grosso; secretária da Agricultura e Meio Ambiente de Lucas Verde (município a 350 Km de Cuibá); integrantes de Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental de três regiões daquele Estado e da Associação Mato-grossense de Municípios, totalizando 11 pessoas.

Na manhã desta quarta-feira (14), a equipe visitante ouviu o relato da experimentação do licenciamento em alguns municípios do RS. Participaram o chefe do licenciamento da prefeitura de Porto Alegre, que tem a primeira secretaria municipal de meio ambiente do Brasil e faz licenciamento de todas as atividades na capital gaúcha; o secretário de Meio Ambiente e Planejamento de Novo Hamburgo, Alvício Klaser Neto, cujo município possui licenciamento ampliado por convênio com a Fepam e emite licenças desde 1999; e o diretor do Departamento de Meio Ambiente de Lagoa dos Três Cantos, Airton Scheffel, representando a Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMAJA).

Scheffel enfatizou a necessidade de um Conselho Municipal do Meio Ambiente atuante, qualificação da equipe técnica que emite os laudos para o licenciamento, fiscalização permanente e esclarecimentos para a sociedade, por meio de audiências públicas para a emissão de licenças. Ele também ressaltou o SIGA/RS como fundamental no processo de descentralização do licenciamento, pelo trabalho de motivação e orientação aos municípios na elaboração dos documentos necessários à qualificação. “Sem o SIGA nada teria se concretizado no RS em termos de atuação dos municípios na gestão ambiental”, afirmou Airton Scheffel. A declaração foi reforçada pelo representante da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense, que relatou a experiência do licenciamento local naquela região.

Ainda foi feito relato dos demais instrumentos de gestão ambiental, com as ações executadas na Sema por meio dos Departamentos de Recursos Hídricos (DRH) e de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) e pela Assessoria de Educação Ambiental, além da atuação da Fepam.

A delegação de Mato Grosso também se deslocou para Dois Irmãos e Santa Maria do Herval em visita, respectivamente, ao primeiro e a um dos últimos municípios até agora qualificados ao licenciamento ambiental local.

Encerrando a permanência no RS, na quinta-feira (15), os mato-grossenses participarão, pela manhã, de reunião da Câmara Técnica de Gestão Compartilhada Estado/Municípios do Conselho Estadual do Meio Ambiente e, pela tarde, da reunião ordinária do Consema, que tem na pauta a apreciação de processos de municípios para o licenciamento ambiental local.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.