Panorama
 
 
 

TÉCNICOS ESTUDAM REUTILIZAÇÃO DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Maio de 2008

(16/05/2008) Tendo em vista a reutilização dos óleos lubrificantes usados ou contaminados, o Grupo de Monitoramento Permanente (GMP) do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) vem realizando atividades para conhecimento da Resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) 362/2005. A Resolução determina que este material ”deverá ser recolhido, coletado e ter destinação final, de modo que não afete negativamente o meio ambiente e propicie a máxima recuperação dos constituintes nele contidos”.

Os óleos lubrificantes automotivos são substâncias utilizadas para lubrificar e aumentar a vida útil do motor dos veículos. A resolução também trata dos aditivos, que são empregados para melhorar ou conferir aos óleos lubrificantes propriedades adequadas.

O grupo desenvolve trabalhos sobre rerrefino dos óleos lubrificantes, processo industriais de remoção de contaminantes, produtos de degradação e aditivos dos óleos usados ou contaminados, conferindo aos mesmos características de óleos básicos. O resultado deste procedimento pode ser utilizado para novos produtos.

A engenheira química da Fepam, Carmem Níquel, integra o grupo que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, com participantes da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Ministério de Minas e Energia, Apromac ONG do Paraná), Ibama, Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente (Abema), Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Sindirrefino, Sindicom, Sindilub, e Sindipetro.

Nos dias 23 a 25 de abril foi realizada a 1ª Oficina Regional de Capacitação para Aplicação da Resolução 362/2005, em Goiânia com o objetivo de capacitar os órgãos ambientais estaduais e municipais. Outras três oficinas serão realizadas no sudeste, sul e nordeste.

O grupo entregou um relatório de suas ações ao Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), conforme exigência da Resolução. Foram feitas onze reuniões nas quais se discutiu, entre outros, a criação de um banco de dados conjunto para o setor entre o Ibama e a ANP, o estabelecimento de critérios para a destinação e a comercialização de resíduos derivados e o desenvolvimento de um programa de educação ambiental voltado para a sensibilização dos geradores de óleo lubrificante usado ou contaminado.
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

+ Mais

Santa Cruz do Sul ingressa no Licenciamento Ambiental Unificado

(16/05/2008) A terceira sede do Licenciamento Ambiental Unificado no Estado será inaugurada nesta segunda-feira (19) em Santa Cruz do Sul (Av. João Pessoa, 1299), em solenidade que deverá contar com a presença da Governadora Yeda Crusius. Na ocasião, também será lançado o Programa de Fiscalização de Áreas de Disposição de Resíduos Sólidos Urbanos.

A unificação do licenciamento ambiental, conforme o Secretário do Meio Ambiente (Sema), Otaviano Moraes, tem como objetivo a integração dos serviços, descentralização e modernização da gestão ambiental. Trata-se de “uma janela de contato dos cidadãos e empresas com os órgãos ambientais para fins de licenças, outorgas, registros, permissões e demais processos sobre intervenções no meio ambiente”.

Quem procura a Secretaria do Meio Ambiente para fins de licenciamento tem três tipos de necessidades: a licença da Fepam relativa a alterações produzidas no meio ambiente por empreendimentos, a outorga para as atividades relacionas ao uso de recursos hídricos (Departamento de Recursos Hídricos - DRH) e o alvará de corte, caso a vegetação venha a ser atingida (Departamento de Florestas e Áreas Protegidas - Defap). Com o licenciamento unificado, o empreendedor passa a ter um único processo.

O Licenciamento Ambiental Unificado foi instituído através do art. 6º do Decreto Estadual n.º 45.553, de primeiro de abril de 2008. O primeiro a ser implantado no Estado foi em Alegrete, em setembro de 2007. Em Porto Alegre, funciona desde março último no térreo do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF).

Os técnicos da Fepam, do DRH e do Defap foram capacitados para operarem o sistema do Licenciamento Ambiental Unificado no final de abril, quando foi detalhada a Portaria N.º 23 de 18 de abril, que normatiza o convênio firmado entre a Fepam e a Secretaria do Meio Ambiente para o funcionamento do licenciamento único nos municípios.

RESÍDUOS SÓLIDOS – O Programa Estadual de Fiscalização de Resíduos Sólidos, que será lançado durante a inauguração do Licenciamento Ambiental Unificado em Santa Cruz, visa inventariar as áreas de disposição de resíduos sólidos urbanos no Rio Grande do Sul, implantando índice de qualidade ambiental para os empreendimentos com licença de operação vigente, buscando a regularização do licenciamento ambiental para empreendimentos irregulares e em uso, bem como promover a recuperação de passivos ambientais.

Este programa foi elaborado pelos técnicos do Serviço de Resíduos Urbanos da Divisão de Saneamento Ambiental (DISA) da Fepam. Seu objetivo é o de buscar a regularização dos municípios com mais de 100 mil habitantes e promover a regularização dos municípios com mais de 30 mil habitantes, bem como implantar o Índice de Qualidade de Aterros Sanitáarios (IQAS) nos empreendimentos já licenciados.

Outro aspecto relevante do programa é possibilitar suporte e estimular a formação de ações consorciadas entre os municípios, promover o acompanhamento sistemático e controle dos empreendimentos de caráter regional (Centrais de Resíduos – públicas e privadas) e estimular a implantação de tecnologias com vistas a recuperação de biogás e geração de energia.
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.