Panorama
 
 
 

TRILHA INSTALADA NA EXPOINGÁ ENSINA A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Maio de 2008

Além de preservar, estudantes participam de oficinas de Aquecedor Solar Ecológico, que será ministrada durante a feira em dias e horários alternativos.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) participa da 36.ª Expoingá que, já começou desde a semana passada, a Feira Agropecuária e Industrial de Maringá que, vai até 18 de maio, apresentando a trilha Terra Viva. Esse espaço é destinado à educação ambiental e conta com quase mil metros em cenários vivos, que convidam os visitantes a refletir sobre a importância da preservação da vida.

A Expoingá é a segunda feira a receber a trilha, que atraiu milhares de visitantes, em abril quando apresentada na Exposição de Londrina. “A Trilha Terra Viva, de forma didática e lúdica, desperta a consciência ambiental daqueles que por ela passam”, disse o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues. Ele lembrou que este ano é considerado o “Ano do Planeta Terra”.

A trilha é composta por 13 estações, que mostram os efeitos da ação do homem sob os recursos naturais, as conseqüências destas ações e alternativas viáveis para contribuir com o meio ambiente. Entre os temas dos painéis estão as preservações dos aqüíferos, queimadas, desmatamento, conseqüências da pesca ilegal, desertificação, doenças causadas por problemas ambientais, como a dengue e a leptospirose, entre outros temas atuais.

COMO CHEGAR – Em Maringá, a trilha está instalada no centro do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro. O secretário de Estado do Meio Ambiente do Paraná reiterou a importância de cada um fazer a sua parte pela preservação. “A Terra vai continuar com ou sem a nossa presença. Ainda podemos, por meio de nossas ações, escolher viver em harmonia e com qualidade de vida”, comentou.

Rasca destacou que a participação da Secretaria na Expoingá significa oportunidade de demonstrar para um grande número de visitantes a degradação e as possibilidades do homem de conviver em equilíbrio com a natureza. “A trilha mostra várias formas de contribuição com o meio ambiente, principalmente, por meio da reciclagem e do reaproveitamento de resíduos de maneira economicamente viável”, finalizou o secretário.

A trilha vai funcionar das oito às 18 horas, com visitas orientadas por 40 monitores treinados, entre estagiários, universitários e funcionários e técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e suas vinculadas: Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), da Polícia Ambiental e integrantes da ONG Amparo.

A trilha Terra Viva conta com o apoio da Sociedade Rural de Maringá, Prefeitura de Maringá, Sindicato do Vestuário, Cocamar e do Curso de Moda do Cesumar – Centro Universitário de Maringá.Contato: com o Coordenador da Trilha Terra Viva, professor Saulo Gaspar (43) 9936-81000.

SALA DE AULA AO AR LIVRE

A trilha Terra Viva está distribuída em estações ao ar livre. Com o objetivo de chamar a atenção para o perigo da convivência com a sujeira, como o lixo amontoado na cidade e no campo, alguns monitores utilizam fantasias temáticas para mostrar a realidade de algumas doenças causadas pela degradação ambiental. Os principais personagens são animais e insetos, que, contaminados, causam doenças que podem matar como a febre maculosa (carrapato), a leptospirose (rato), esquistossomose (caramujo) e a febre amarela e dengue (aedes aegypti).

Outro personagem é o pingüim que participa da trilha, explicando que o aquecimento global em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel) na atmosfera. Para não ficar fora de seu habitat, o personagem vai mostrar sua preocupação, o derretimento das calotas polares, próximos a uma plataforma de gelo, que é reposta durante os 11 dias da feira.

AQUECEDOR SOLAR ECOLÓGICO - No meio do percurso, carteiras e mesas formam uma sala de aula que vai receber alunos para participar da oficina de Aquecedor Solar Ecológico, que será ministrada durante a feira em dias e horários alternativos. Logo depois, os visitantes são orientados por membros das organizações de proteção aos animais os procedimentos para evitar ou denunciar maus tratos aos animais.

APROVEITAMENTO - No final da trilha, os visitantes terão a oportunidade de conhecer o trailer com demonstrações de programas como o conhecendo seus efeitos e aprendendo ações para sua diminuição.

Paraná será destaque na COP 9 com o Programa Mata Ciliar

A política ambiental do Governo do Paraná é considerada como um exemplo de gestão pela Convenção da Diversidade Biológica, organismo da ONU para a biodiversidade, afirma o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues. “O Programa Mata Ciliar que, atinge a marca recorde do plantio de mais de 80 milhões de mudas, é apontado como um modelo a ser seguido por outros países”, ressalta o secretário.

Ações ambientais - A política ambiental do Governo do Paraná é considerada como um exemplo de gestão pela Convenção da Diversidade Biológica, organismo da ONU para a biodiversidade, afirma o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues. “O Programa Mata Ciliar, que atinge a marca recorde do plantio de mais de 80 milhões de mudas, é apontado como um modelo a ser seguido por outros países”, ressalta o secretário.

Rasca lembra que as ações ambientais, fundamentadas pela credibilidade da política paranaense para a biodiversidade, motivaram o Secretariado da Convenção da Diversidade Biológica a formalizar acordo ambiental com o Governo do Paraná.

O governador Roberto Requião vai participar da COP 9 (Conferência das Partes), que será realizada em Bonn, na Alemanha, de 19 a 30 deste mês. A participação do governador foi definida por convite feito pelo secretário-executivo da Convenção da Diversidade Biológica, Ahmed Djoghlaf.

No dia 27, o secretário Ahmed Djoghlaf e o governador Roberto Requião vão firmar acordo pelo qual a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), assume o compromisso de realizar o plantio de mais 100 mil mudas de árvores nativas em mata ciliar, para compensar as emissões de gás carbônico geradas pelas atividades da Convenção da Diversidade Biológica.

Carta - A solicitação do plantio foi motivada pelo entusiasmo que Ahmed Djoghlaf tem em relação ao Programa Mata Ciliar, desenvolvido pelo Governo do Paraná. Em carta enviada ao governador Requião, o secretário executivo informa que o “relatório rende homenagens ao governador pelo apoio prestado ao Secretariado em suas atividades ecológicas”.

Para Djoghlaf, o programa Mata Ciliar realizado pelo Governo do Paraná “merece ser destacado, encorajado e divulgado, pois se trata de um exemplo a ser seguido pelos governos de todo o mundo”.

Campanha - Durante a realização da COP 9, em Bonn, o Governo do Paraná lançará uma nova campanha educativa para a preservação ambiental. A Secretaria do Meio Ambiente vai disponibilizar um site em seu portal na internet, no qual qualquer cidadão, tanto do Brasil, como do exterior, poderá solicitar o plantio de uma muda de árvore em mata ciliar no Paraná.

Com o título “Peça para o Governo do Paraná plantar uma árvore em seu nome”, o sistema permite que depois do cadastramento no site, o interessado receba e-mail indicando a localidade, o município paranaense e as coordenadas de longitude e latitude, onde a muda de árvore foi plantada. Poderá então, através de mecanismos de buscas da internet, visualizar o local exato do plantio.

Mata Ciliar - A mata ciliar é toda vegetação encontrada nos córregos, nascentes, represas, lagos e rios. É considerada, pelo Código Florestal Federal, como área de preservação permanente, com diversas funções ambientais.

Para garantir o plantio e o crescimento das 80 milhões de mudas já plantadas pelo programa Mata Ciliar, o governo conta com uma equipe que envolve 1.800 pessoas diretamente, entre técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Emater e funcionários municipais e de entidades privadas, cedidos por meio de convênios.

+ Mais

Projeto Pequenos Cientistas Grandes Cidadãos recebe prêmio em Brasília

Projeto Pequenos Cientistas Grandes Cidadãos recebe prêmio em BrasíliaO projeto paranaense foi considerado um dos 20 melhores de todo o Brasil na área educativa

O projeto Pequenos Cientistas Grandes Cidadãos, desenvolvido no Parque da Ciência Newton Freire Maia, recebeu uma menção honrosa do prêmio Darcy Ribeiro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no dia 15 de maio, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O projeto paranaense foi considerado um dos 20 melhores de todo o Brasil na área educativa. Entre 2006 e 2007 cerca de 21 mil estudantes participaram de visitação orientada ao acervo do Parque, que tem quatro pavilhões, com área total de cinco mil metros quadrados, e ainda exposição externa em uma área de sete mil metros quadrados.

Os projetos selecionados pelo prêmio farão parte de uma publicação sobre experiências de ações educativas em museus, que será distribuída nacionalmente pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Iphan. De acordo com Sérgio Faria, diretor do Parque, o projeto Pequenos Cientistas Grandes Cidadãos tem como objetivo auxiliar na alfabetização científica e tecnológica de estudantes do ensino fundamental.

O Parque Newton Freire Maia está localizado na Estrada da Graciosa 7.400, Jardim Boa Vista, em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba). Os interessados podem agendar gratuitamente visita pelo telefone 41 3666 6156.
Edição: Assessoria de Imprensa - SEMA
Fonte: www.pr.gov.br

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.