Panorama
 
 
 

APESAR DE SER CONTRA ENERGIA NUCLEAR, MINC NÃO PRETENDE REDISCUTIR ASSUNTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2008

21 de Maio de 2008 - Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - O novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou que, apesar de ser contra o uso da energia nuclear, vai acatar a decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) favorável à conclusão das obras da Usina de Angra 3.

Segundo ele, se integrasse o CNPE, assim como fez a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, também teria votado contra a continuidade das obras de Angra 3 – e também teria sido derrotado.

“Eu sou um adversário conhecido do uso da energia nuclear, como a Marina [Silva] e o [Fernando] Gabeira. Agora eu sou do governo e este assunto foi votado no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O processo já está em andamento, é um licenciamento técnico a cargo do Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] – que o concederá -, mas cumprindo o rigor da lei”, admitiu Minc.

Carlos Minc afirmou ter suas próprias convicções e lutar por elas e disse esperar que a maior parte de suas bandeiras venham a ser acatadas. Ele afirmou, entretanto, que não irá impor ao presidente (Luiz Inácio Lula da Silva), aos ministros ou aos conselhos existentes todas essas posições contrárias.

“Acho que o Brasil é a terra do sol, dos ventos e da biomassa. Mas este caso [a da construção de Angra 3] foi votado, mas tem que ser tratado com o rigor da lei.”

+ Mais

Minc indica Roberto Messias Franco para presidência do Ibama

20 de Maio de 2008 - Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O atual diretor de Licenciamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovábeis (Ibama) será o novo presidente do órgão. O anúncio foi feito agora há pouco pelo novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Franco também é ex-superintendente do Ibama em Minas Gerais.

"Considero uma honra ter sido convidado pelo ministro. Recebi o convite como um desafio", afirmou Messias em entrevista por telefone à Agência Brasil.

De acordo com nota oficial divulgada pela Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro, da qual Minc ainda é titular, o novo ministro "já encomendou a Messias, em prazo de um mês, procedimentos para simplificar e agilizar os processos de licenciamento ambiental, eliminando burocracias e focando no que for essencial para a defesa dos ecossistemas".

"Esse é um processo que já estamos trabalhando no Ibama. Estou no Ibama há 32 anos e sei que na área ambiental é sempre preciso aperfeiçoar", afirmou. Segundo Messias, os processos de licenciamento ambiental "têm que ser exigentes onde tiverem que ser exigentes e ser ágeis onde tiverem que ser ágeis".

"Não significa de modo nenhum perder qualidade, vamos redobrar o rigor, mas fazendo com que os processos andem", ponderou.

Segundo Messias Franco, não é possível afirmar se a nova diretriz do Ibama vai antecipar o cronograma de licenciamentos previstos para este ano, como as licenças das usinas hidrelétricas de Jirau, no Rio Madeira e de Belo Monte, no Rio Xingu.

Messias assumirá o cargo no lugar de Bazileu Margarido, que anunciou na semana passada que deixaria o Ibama após o pedido de demissão da ex-ministra da pasta, Marina Silva.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.