Panorama
 
 
 

CETESB ATENDE EMERGÊNCIA QUÍMICA COM VAZAMENTO DE ÁLCOOL EM POSTO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2008

21/05/2008 - Uma equipe do Setor de Operações de Emergência da CETESB foi acionada na noite do último dia 19/05, pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 23h45, para atender um vazamento de combustível em um posto situado na Rua Marquês de São Vicente, n° 999, no bairro da Barra Funda, na zona central da cidade.

O acidente ocorreu durante uma operação clandestina de transbordo de álcool, que teve como conseqüência o vazamento do produto para um corredor lateral do posto e para um pequeno cômodo onde o dispositivo de desvio estava instalado - procedimento incorreto considerado a causa do acidente.

A equipe de técnicos da CETESB realizou prontamente um monitoramento da área, conseguindo estancar o vazamento com a aplicação de uma massa de vedação e colocação de recipientes na parte inferior do veículo-tanque que transportava o produto. Uma avaliação dos índices de inflamabilidade foi realizada nos locais atingidos, com um resultado negativo nos valores de concentração dos gases confinados. O local foi interditado durante toda a madrugada, pela Policia Militar e Civil, sendo parcialmente liberado na parte da manhã, com a transferência do produto restante para outro caminhão. A operação contou com a participação de um técnico da Agência Ambiental de Pinheiros.
Texto: Cris Couto
Foto: Setor de Operações de Emergência

+ Mais

CETESB realiza, em Piracicaba, fase presencial de curso de Licenciamento Ambiental Municipal

21/05/2008 - A CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental realiza nos dias 27 e 28 de maio próximos, em Piracicaba, o quinto e último módulo do Curso de Licenciamento Ambiental Municipal. A atividade, organizada pelo Ministério do Meio Ambiente, dentro do Programa Nacional de Capacitação, está sendo coordenada em São Paulo pela CETESB.

O curso, cuja finalidade é preparar gestores nos municípios para aumentar a participação das prefeituras no licenciamento e fiscalização ambientais, é composto de cinco módulos, quatro dos quais a distância em que os participantes tiveram acesso a informações sobre a legislação ambiental brasileira, competências municipais e funcionamento do Sistema Nacional de Meio Ambiente – SISNAMA.

A fase presencial, que será aberta pelo prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, e pelo diretor de Controle de Poluição Ambiental da CETESB, Otávio Okano, vai enfocar as atividades consideradas geradoras de impacto ambiental local e, por isso, passíveis de licenciamento e fiscalização pelos municípíos. Os profissionais da Secretaria do Meio Ambiente do Estado e da CETESB, que irão ministrar o curso, vão abordar ainda os procedimentos realizados atualmente pelos órgãos ambientais estaduais.

O programa do Ministério do Meio Ambiente objetiva capacitar 800 profissionais em todo o país. Em São Paulo, estão participando 50 técnicos das prefeituras de Piracicaba, Campinas, Botucatu, Paulínia, Serra Negra, Hortolândia, Rio Claro, Americana, Itu, Pirassununga, Mogi-Mirim e Valinhos, além de profissionais da Caixa Econômica Federal que atuam em linhas de crédito aos municípios.

As cidades paulista que participam do programa estão, em diferentes fases, discutindo com a Secretaria do Meio Ambiente e CETESB a assinatura de convênios de municipalização do licenciamento. O curso deverá aumentar a compreensão das prefeituras sobre o assunto e deverá acelerar os preparativos para a municipalização do licenciamento, considerada fundamental para melhoria da qualidade ambiental em São Paulo.

Entende-se que a participação municipal no licenciamento e fiscalização de atividades geradoras de impactos locais permitirá que os recursos estaduais possam ser destinados na resolução dos grandes problemas ambientais.

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.