Panorama
 
 
 

CONSOLES DE JOGOS ELETRÔNICOS AVANÇAM, MAS AINDA NÃO JOGAM LIMPO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2008

21 de Maio de 2008 Os três consoles analisados - Xbox 360, Playstation 3 e Wii - ainda estão longe de serem considerados eletrônicos verdes.
Amsterdã, Holanda — Análise em laboratório revela que a Nintendo, Sony e Microsoft ainda usam substâncias químicas tóxicas na fabricação de seus produtos.

Apesar de alguns avanços, os principais fabricantes de consoles de jogos continuam usando substâncias tóxicas em seus produtos. Levamos o Wii (da Nintendo), o Playstation 3 Elite (Sony) e o Xbox 360 (Microsoft) a um laboratório para uma análise científica e todos os consoles deram positivo para a presença de vários tipos de substâncias químicas perigosas.

Nossa análise, publicada no relatório Jogando Sujo (arquivo pdf para baixar, texto em inglês), detectou o uso de substâncias químicas perigosas e materiais como PVC e retardantes de chamas (BFRs), altamente tóxicos.

Os testes também mostraram que os fabricantes analisados procuraram alternativas para o uso de algumas substâncias perigosas. Por exemplo, o Wii da Nintendo se virou muito bem se usar o berílio em seus contatos elétricos, e o uso de PVC e ftalatos foi limitado. Já o Playstation 3 da Sony foi produzido com placas de circuito livres de brominato e o Xbox 360 usou menos materiais à base de brominato.

Como vimos anteriormente em laptops e telefones celulares, se os fabricantes prestarem atenção no que seus concorrentes estão fazendo certamente encontrarão caminhos a tomar para substituir muitas substâncias tóxicas antes usadas nos componentes. Consoles de jogos mais limpos e verdes é possível. Não há desculpas para continuar jogando sujo.

O mercado de consoles de jogos é um dos que mais crescem no mundo atualmente. Mais de 60 milhões de consoles foram vendidos em 2007 e o setor apresentou um crescimento de 14% em relação ao ano anterior. Ironicamente, apesar de serem usados para jogar, os consoles não são classificados como brinquedos. Se fossem, a atual legislação européia sobre substâncias químicas tóxicas em brinquedos e artigos de criança impediria que esses consoles fossem vendidos na Europa.

A ameaça tóxica não pára por aqui. Os consoles de jogos também contribuem para o aumento de um tipo de lixo altamente poluidor - o e-lixo. Quando acaba a sua vida útil, o console de jogos acabam geralmente em lixões em países em desenvolvimento, onde esses materiais tóxicos causam danos à saúde dos trabalhadores locais e também ao meio ambiente.

A tecnologia para limpar a produção de consoles de jogos já existe e os fabricantes deveriam adotá-la imediatamente. Tanto a Nintendo como a Sony, Microsoft e todas as demais empresas que fabricam eletrônicos precisam começar a jogar limpo já.

+ Mais

Contrabando de carne de baleia sob investigação da Justiça no Japão

20 de Maio de 2008 Carne de baleia obtida pelo Greenpeace no Japão, durante uma investigação que revelou o contrabando do produto do navio-fábrica Nisshin Maru, que participa do programa baleeiro no Santuário da Antártica.
Tóquio, Japão — Denúncia do Greenpeace foi feita após quatro meses de investigação, que contou com apoio de ex-funcionários do Nisshin Maru.

O promotor público de Tóquio confirmou que investigará a denúncia feita pelo Greenpeace de que há contrabando de carne de baleia obtida pelo programa japonês de caça de baleias no Oceano Antártico.

No último dia 15 de maio, ativistas do Greenpeace mostraram 23,5 quilos de carne de baleia que estavam escondidas em uma das quatro caixas enviadas por um tripulante do navio-fábrica Nisshin Maru para sua casa. A investigação do Greenpeace durou quatro meses e obteve informações de que o contrabando acontecia com conhecimento de representantes do Instituto de Pesquisa Cetácea e da empresa responsável pela frota baleeira, a Kyodo Senpaku. Além disso, mostrou ainda que restaurantes locais e comerciantes de carne esperavam receber a carne de baleia diretamente da tripulação do Nisshin Maru, bem antes da liberação autorizada pelo governo, em junho.

"Estamos felizes com a decisão tomada pela promotoria pública de Tóquio de iniciar uma investigação sobre o caso e vamos cooperar de todas as formas", afirmou Junichi Sato, coordenador da campanha de Baleias do Greenpeace Japão.

"Enquanto a investigação ocorre, o governo japonês não têm outra opção a não ser suspender imediatamente qualquer permissão de caça para o Instituto de Pesquisas Cetáceas e para a empresa Kyodo Senpaku, bem como suspender o subsídio dado ao programa", acrescentou.

Representantes da empresa Kyodo Senpaku afirmaram que a carne é apenas um 'souvenir' dado à tripulação no final da expedição, mas há claras evidências - incluindo informações falsas contidas nas caixas interceptadas, de que o conteúdo seria 'cartolina' - de que a carne é contrabandeada com anuência das autoridades.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.