Panorama
 
 
 

IBAMA INICIA FISCALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA MOVELEIRA DE SP

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2008

São Paulo (21/05/08) - O Ibama concluiu ontem (20/05) a primeira fase da operação “Móvel Legal”, no município de Embu, na Grande São Paulo. O objetivo da operação, que vai continuar pela capital e interior de SP, é verificar a procedência das madeiras utilizadas pela indústria moveleira bem como a regularidade ambiental das empresas.

Os resultados da primeira fase foram preocupantes: das 26 empresas visitadas, 22 foram interditadas por falta de licenciamento ambiental. Também foram apreendidos 173 m3 de diversas madeiras nativas (o equivalente a 8 carretas) e um caminhão da marca Scania, que descarregava madeira sem origem legal numa das empresas fiscalizadas. No total foram lavradas 44 autuações, que somaram R$ 162 mil.

Segundo o coordenador estadual de fiscalização do Ibama em SP, Luís Antônio Gonçalves de Lima, a operação demonstrou que muitas empresas de Embu ainda estão desorganizadas com relação ao uso do DOF. “A maioria dos empresários ainda está dependente de contadores para administrar suas contas no Sistema DOF e isso tem provocado falhas”.

A fiscalização notou também que muitas empresas desconsideraram o rigor do sistema DOF e aceitaram a entrega de madeiras em desconformidade com a documentação. Num dos casos, uma empresária encomendou um carregamento de pranchas mas deu aceite para um DOF de toras. Ela foi autuada e teve a madeira em seu pátio apreendida.

Preocupados com o alto índice de interdição das empresas na cidade, fabricantes de móveis e secretários municipais reuniram-se na tarde de segunda (19/05) para buscar o retorno à legalidade. Após ouvirem as explicações do coordenador de fiscalização do Ibama, os moveleiros lamentaram as sanções sofridas, mas disseram-se conscientes das exigências legais. A Prefeitura do Embu também se dispôs a dar o apoio necessário para que o setor volte à normalidade sem infringir a legislação ambiental.
Airton De Grande

+ Mais

Estatipesca divulga relatório da Produção Pesqueira no Espírito Santo

Vitória (20/05/2008) - Produção Pesqueira no Espírito Santo apresenta crescimento de 3% em relação ao ano anterior, a informação foi divulgada pelo Programa Estatipesca do Ibama no Estado. O total da pesca chegou a 19,5 mil toneladas no ano de 2007. Os dados foram levantados nos principais pontos de desembarques de pescados do Estado pelos processos de amostragem, e censo.O destaque do relatório foi à estabilidade apresentada pela produção do Peroá, o qual vinha apresentando quedas sucessivas. Também se deve ressaltar o aumento do percentual participativo do Peroá branco (Balistes capriscus), na produção total do mesmo, o qual passou de 30% em 2006, para algo em torno de 40% em 2007. Outra espécie que merece destaque é a Cioba (Ocyurus crhysurus), devido ao seu alto valor comercial, e que apresentou uma queda de produção da ordem de 16%, em relação a 2006.

No caso específico dos Atuns ( Thunnus sp.), foi observado um decréscimo na produção em relação a 2006, da ordem de 15%. Já em relação ao Dourado ( Coryphaena sp.), a espécie mais pescada no Espírito Santo, houve um acréscimo da produção de cerca de 7%.

O fato da produção de Camarão Sete-barbas (Xiphopennaeus kroyeri) ter apresentado um resultado 40% superior a 2006, se deve à melhoria na coleta dos dados da espécie, no período. Dentre as espécies mais pescadas, destacam-se o Atum, e o Dourado, às quais somadas representam mais de 20% da produção total do Estado.

Ibama realiza fiscalização em Guarapari
Na manhã de hoje fiscais do Ibama embargaram uma obra em área de preservação permanente (APP) no município de Guarapari. A construção seria para a expansão de uma pousada na região às margens do Rio Meaípe, o que configura crime de degradação ambiental.

Além do embargo, mais 350 metros de rede foram confiscados no canal de Guarapari. As redes são proibidas no período de defeso do robalo que começou ontem. O município foi escolhido pela fiscalização pela grande quantidade de denúncias da Linha Verde na região.

As ações de fiscalização vão continuar nos próximos dias na região e serão intensificadas para coibir a pesca predatória, prática que se transformou em comum no município.
Luciana Carvalho

+ Mais

Ibama autua loteamentos no Estado, as denúncias foram realizadas pelo Ministério Público

Vitória (20/05/2008) - A operação de fiscalização do Ibama autuou loteamentos de luxo no Espírito Santo que constroem sem licenciamento ambiental. As denúncias foram realizadas pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal. As multas aplicadas variam entre 80 mil e 120 mil reais.Os empreendimentos, localizados nos municípios de Guriri e Domingos Martins, além de estarem sem licenciamento ambiental foram construídos em áreas de preservação permanente (APP).

Os loteamentos foram embargados pelo Ibama e respondem a processo de crime ambiental junto ao órgão. As atividades só poderão ser retomadas após o Iema decidir sobre o licenciamento dos empreendimentos.

Em Guriri, por exemplo, os loteamentos estão em área de restinga e o desmatamento neste tipo de local afeta inúmeras espécies de peixes e crustáceos da costa capixaba, constituindo crime de degradação ambiental. As áreas de preservação permanente são fundamentais para a manutenção deste bioma.
Para os fiscais do Ibama mesmo que os empreendimentos consigam o licenciamento, as áreas de APP que foram embargadas deverão ser preservadas e excluídas para construções. Segundo Patrícia Salomão, chefe substituta do Núcleo de Fiscalização, as ações para autuação e embargo de loteamentos sem licenciamento ambiental serão intensificadas nos próximos dias.
Luciana Carvalho

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.