Panorama
 
 
 

SEMANA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE PEDE CUIDADO COM O PLANETA

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Maio de 2008

(21/05/2008) “Cuide bem do Planeta, que ele cuida bem de nós”. Este é o chamamento para a Semana Estadual do Meio Ambiente 2008, que acontecerá de 27 de maio – Dia Nacional da Mata Atlântica, até 05 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nessa data (05), o Secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, assinará portaria constituindo uma comissão que vai elaborar o Programa de Incentivo às Boas Práticas Ambientais. Trata-se de um programa de Governo, que será apresentado durante a Conferência Estadual do Meio Ambiente, a acontecer na segunda metade deste ano.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) é a responsável pela organização da Semana, que agrega na programação oficial mais de uma centena de eventos, que acontecerão em Porto Alegre e em diversas cidades do RS, promovidos por órgãos do Governo do Estado, prefeituras, entidades de classe, universidades e organismos não-governamentais. A Copesul/Braskem apóia a realização da Semana Estadual.

O Secretário Estadual do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, destaca que a Semana do Meio Ambiente é um período de reflexão especial sobre as questões ambientais, por meio das diferentes atividades realizadas. “Ética ambiental - produção e consumo consciente possibilitam a combinação balanceada de valores políticos, sociais, econômicos e ambientais nos programas e ações do poder público, mercado e organizações sociais que atenda às necessidades básicas de saúde, educação, habitação e lazer. Isso garante um sistema social de emprego, renda e seguridade para que enraíze, em todos nós, os generosos sentimentos de racional utilização dos recursos naturais e de solidariedade com as presentes e as futuras gerações, de modo que o atendimento às necessidades das gerações atuais não comprometa a capacidade de as futuras gerações terem suas próprias necessidades atendidas”, declara Otaviano Moraes.

A programação apresenta palestras, seminários, debates, plantios de árvores, mutirões de limpeza de cursos de água e de recolhimento de lixo, exposição fotográfica, campanhas educativas, gincana ecológica, entre outras atividades.

A Sema e suas vinculadas, Fepam e Fundação Zoobotânica (FZB), prepararam uma série de eventos.

Na abertura da Semana, no dia 27 de maio (terça-feira), às 9h, a Sema estará inaugurando uma obra em Osório, realizada por meio do Projeto de Conservação da Mata Atlântica/KfW. Será a sede do 1º Pelotão de um dos Batalhões do Comando Ambiental da Brigada Militar. Além disso, a Sema assinará portaria para a realização dos planos de manejo da Reserva Biológica da Serra Geral e da Estação Ecológica de Aratinga.

Ainda no dia 27, a Fepam realizará a palestra, seguida de debate, sobre “A participação do consumidor na logística reversa de resíduos sólidos”. O palestrante será o engenheiro químico da Fepam, Mário Kolberg Soares. A entrada é franca, no auditório da Sema/Fepam, às 9h. Já às 10h30min, o Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas, vinculado à Sema, promoverá a palestra “O Estado da Arte dos Fóruns Estaduais de Mudanças Climáticas”, acompanhado de workshop. O local é o auditório Talento Empreendedor do TecnoPUC, no campus central da PUCRS. E também pela manhã, o diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Sema, Ivo Mello, estará palestrando sobre outorga da água na orizicultuta durante a 15ª Fenarroz, em Cachoeira do Sul.

No dia 29 (quinta-feira), às 9h, o professor Paul Phillips da Universidade de Northampton, do Reino Unido,será o palestrante sobre “Programas Regionais Sustentáveis: Atuação através de Fóruns”. A organização é do Fórum Gaúcho de Produção Mais Limpa (FGPmaisL), vinculado à Sema, e o evento acontece no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo. Também às 9h, no auditório da Emater, acontecerá o Seminário de Capacitação do Programa de Educação Ambiental Compartilhado (PEAC), numa promoção das Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e da Educação.

No dia 30 (sexta-feira), pela tarde, o diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Sema, Ivo Mello fará palestra sobre disponibilidade de água na fronteira central, durante o I Seminário Ambiental Pensando o Futuro, realizado pela Associação Bageense de Engenheiros Agrônomos, em Bagé.

A apresentação da política estadual de educação ambiental e a posse dos membros da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/RS) é o evento programado para o dia 02 de junho (segunda-feira). Será às 10h30min, no Salão Nobre da Associação Riograndense de Imprensa, numa promoção do Órgão Gestor da Política Estadual de Educação Ambiental, coordenado pelas Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e da Educação.

No Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de junho – a Sema estará apoiando a realização de três eventos. Às 14h, haverá a finalização do Mutirão Pescando Lixo, Limpando os Rios, na Usina do Gasômetro. Essa atividade estará acontecendo simultaneamente em diversos rios por meio de 21 Colônias e seis Sindicatos de Pescadores do RS. Para as 15h está programado plantio de espécies nativas na orla do Guaíba, imediações da volta do Gasômetro, através do Projeto Árvore é Vida, da Coordenadoria Estadual da Mulher e Comitê do Meio Ambiente BPW Internacional/Brasil/Porto Alegre. Na seqüência, às 16h, acontecerá plantio de árvores no Delta do Jacuí, organizado pelo Grêmio Náutico União. O plantio será na sede Ilha do Pavão do GNU. Está prevista a presença da Governadora Yeda Crusius nesses eventos. Já às 17h, será lançado o cartaz das espécies ameaçadas no RS, numa promoção da Fundação Zoobotânica (FZB/RS) e Banrisul. O lançamento acontecerá na sede do Banrisul (Rua Caldas Júnior, 108).

No período de 27 a 30 de maio e 3 a 5 de junho, a FZB/RS promoverá visitas guiadas ao Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul, com a apresentação do vídeo “O Príncipe das Águas,” e a trilha orientada ao Jardim Botânico de Porto Alegre. As atividades são para escolas previamente agendadas pelo fone 3474.1499, para o passeio no Zôo, e pelo 3320.2027 para a trilha no Jardim Botânico.

De 28 a 30 de maio, na orla da laguna dos Patos, em Tapes, estará acontecendo o primeiro ato da campanha Sangas Limpas na área de abrangência do Programa Pró-Mar-de-Dentro da Sema. A realização é do Pró-Mar-de-Dentro e da prefeitura de Tapes, por meio da secretaria municipal do Meio Ambiente.
A programação completa da Semana Estadual do Meio Ambiente pode ser conferida no endereço eletrônico www.sema.rs.gov.br.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Outorga é tema do 4º Módulo da Capacitação em Recursos Hídricos

(19/05/2008) O 4º Módulo do Programa Permanente de Capacitação em Recursos Hídricos do RS, realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) acontece nesta quarta-feira (21), no auditório da EMATER (Rua Botafogo, 1051, bairro Menino Deus).

A atividade é dirigida aos membros dos Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas e o tema do quarto encontro será a outorga de direito do uso da água, um dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos.

A outorga é concedida pelo Estado, por meio do Departamento de Recursos Hídricos da Sema. A Lei 10.350/94 (Lei Gaúcha das Águas), em seu artigo 29, preconiza que qualquer empreendimento ou atividade que alterar as condições quantitativas e/ou qualitativas das águas, superficiais ou subterrâneas, dependerá de outorga. O Decreto nº 37.033, de 21 de novembro de 1996, regulamentou este instrumento, estabelecendo os critérios para a concessão, licença de uso e autorização, bem como para a dispensa.

A abertura do encontro será feita pelo diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH), da Sema, Ivo Mello, e pelo secretário executivo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Paulo Renato Paim. A ministrante do módulo será a Chefe da Divisão de Outorga e Fiscalização do DRH, Rejane Beatriz de Abreu e Silva.

O Programa Permanente de Capacitação em Recursos Hídricos do RS é organizado pela Assessoria de Educação Ambiental da Sema, em conjunto com o DRH e CRH. Estão previstos mais três módulos nesta primeira etapa. Depois, um novo curso será aberto.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Sema participa do lançamento de projeto para neutralização de carbono

(20/05/2008) O Secretário Adjunto do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires, representando o Secretário Otaviano Moraes, participou nesta terça-feira (20) do lançamento do projeto de neutralização de carbono da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em Porto Alegre.

A solenidade ocorreu com o plantio simbólico de duas mudas de ficus no jardim da ESPM, que é a primeira instituição de ensino superior no Rio Grande do Sul a realizar a neutralização das emissões de gás carbônico (CO2).

Para a compensação da emissão de gases geradores do efeito estufa produzidos pela ESPM, a instituição fará o plantio de 6.254 mudas de espécies nativas a serem indicadas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), bem como as unidades de conservação estaduais onde deverão ser plantadas as árvores.

Simões Pires enalteceu a instituição, dizendo que a ESPM sempre foi conhecida por ser uma grande formadora de opinião, de homens e de resultados. “A Secretaria do Meio Ambiente tem acolhido ações que se pautem pela ética e tem estimulado atitudes como esta da neutralização do carbono”, falou Simões Pires. “Temos que fazer bem mais e a partir deste ato simbólico podemos sedimentar e plantar relações institucionais”, propôs o Secretário Adjunto. Ele conversou com o Diretor Geral da ESPM, Sérgio Checchia, a respeito de uma aproximação entre as instituições para aproveitamento conjunto de suas potencialidades, integrando os cursos de graduação da Escola com os projetos, programas e ações da Sema.

Na solenidade, Sérgio Checchia afirmou que a iniciativa da ESPM guarda em si uma simbologia por marcar ato em favor das gerações que estão por vir. “Vamos, cada vez mais, convencer a comunidade docente e os alunos da importância da preservação do meio ambiente”, destacou o Diretor Geral da Escola.

NEUTRALIZAÇÃO - A neutralização de carbono é uma ferramenta que permite a compensação de emissões de carbono geradas pelas atividades de uma empresa, indústria, evento e até mesmo uma viagem, por meio do plantio de árvores ou pela compra de créditos de carbono do mercado voluntário, onde instituições que ainda não têm metas a cumprir negociam reduções certificadas de carbono. Para cada tonelada de carbono lançada na atmosfera, aplica-se um equivalente em projetos que retirem o gás da atmosfera ou que emitam muito menos do que normalmente. A iniciativa começou já faz alguns anos em países ricos e no Brasil iniciou em 2005.

O carbono é um elemento presente na natureza e na forma de gás carbônico (o CO2) é um dos componentes da atmosfera. Normalmente, a própria Terra se encarrega de absorver esse gás. Porém, desde a Revolução Industrial (século XVIII) as atividades humanas têm lançado mais CO2 no ar do que a natureza é capaz de absorver.

O gás carbônico (CO2) é apenas um dos gases do efeito estufa, cujas emissões precisam ser reduzidas, dentro das convenções internacionais, para evitar o aquecimento global em níveis perigosos. O metano, seis vezes mais potente do que o CO2, é segundo principal causador do problema.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.