Panorama
 
 
 

COMITÊ DISCUTE PROPOSTAS PARA SOLUCIONAR QUESTÕES AMBIENTAIS E DE TRÂNSITO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2008

29/05/2008 - Ampliação da Operação Inverno, bolsões de estacionamento e bicicletários nas estações do Metrô, além de ciclovias rodeadas por parques lineares. Essas foram as propostas apresentadas pelos secretários estaduais do Meio Ambiente, Xico Graziano, e dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, e representantes das prefeituras dos municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) durante a reunião do Comitê Metropolitano do Ar Limpo – COMAR, realizada nesta quinta-feira (29/05) com o objetivo de apresentar possíveis soluções para as questões ambientais e de trânsito.

A reunião simbolizou a retomada dos trabalhos do COMAR, que tem como finalidade estabelecer as prioridades e metas estabelecidas a partir do plano de ação para a gestão da qualidade do ar, possibilitando aos governos municipais e estaduais a implantação de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos da RMSP.

Segundo Portella, o Metrô terá mais 240 quilômetros até 2010, incluindo 22 quilômetros do metrô tradicional e 160 quilômetros das linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM que passarão a ter o tempo de circulação entre trens, a sinalização e a qualidade das estações do Metrô. “As linhas da CPTM atendem a 22 municípios da Região Metropolitana e aprimoraremos essa infra-estrutura, que já está pronta, para atender melhor os cidadãos dessas regiões”, afirmou.

Para Graziano, é preciso radicalizar e integrar as agendas ambiental e do trânsito. “As questões de trânsito e meio ambiente tem a ver com a atitude de cada cidadão. Com o Mutirão da Carona, realizado no último dia 28, pudemos verificar que a aceitação da população para a prática dessa atitude é muito grande”, declarou.

Outro tema debatido durante a reunião foi a experiência da Prefeitura de São Paulo na realização da inspeção veicular. Segundo o secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, a idéia da Prefeitura é ampliar os tipos de veículos que devem fazer a inspeção. “Neste momento, a inspeção vale para veículos de pequeno porte movidos a diesel, como vans e pick-ups, mas queremos que em 2009 as motos também façam parte do programa”, anunciou.

O diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental da CETESB, Marcelo Minelli, propôs aos representantes das Prefeituras de Osasco, Diadema, São Bernardo, São Caetano, Santo André e Guarulhos a ampliação das ações da campanha “Operação Inverno” também nesses municípios, num trabalho de cooperação mútua.
Texto: Valéria Duarte Fotografia: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.