Panorama
 
 
 

KAXINAWÁ PRODUZEM COURO VEGETAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2008

26 de maio - Os índios Kaxinawá., do Município de Feijó (AC), a exemplo dos Yawanawá (AC) que obtiveram relativo sucesso na produção de couro vegetal, estão produzindo, para aplicações diversas, um novo tipo de pano emborrachado. Ainda em fase de testes, os Kaxinawá aprimoraram o fabrico do couro vegetal, produzindo mantas mais espessas, dando-lhe mais consistência, com vistas à confecção não apenas de toalhas, bolsas entre outros usos, mas, principalmente na confecção de material esportivo.

Caso consigam produzir mantas com densidade adequada, a intenção dos Kaxinawá, que conta com o apoio do Governo Acre, é fornecer o material para confecção de bolas de futebol, para serem utilizadas na Copa do Mundo, em 2014, que será disputada no Brasil. A Secretaria de Esportes do Acre já levou amostra do material produzido para a CBF, mas, de acordo com o Administrador da Funai, naquele Estado, Antonio Apurinã, é necessária a ida de um técnico até o local, para fazer os testes do material. As duas primeiras bolas, produzida por presidiários do Estado, embora muito bem feitas, receberão novo tratamento para aumentar a resistência das mantas utilizadas.

O projeto tem o apoio da Funai e da Universidade Federal do Acre e traz inovações na confecção das mantas, que agregará valores culturais ao material produzido: o produto terá estampas e pinturas tradicionais do grupo. Caso haja sucesso no empreendimento, os índios pretendem, por intermédio de suas associações, negociar diretamente com as empresas interessadas, tendo a Funai como interveniente. Os Yawanawá, que se iniciaram nesse ramo, negociavam os seus produtos diretamente com a AVEDA, empresa norte-americana, que adquiria toda a produção indígena.

+ Mais

Registro Civil de Nascimento Indígena é tema de Seminário na Funai

28 de maio - A Funai sediou, no ultimo dia 21, em Brasília, sob a coordenação da Diretoria de Assitência, o Seminário “Registro Civil de Nascimento – Orientação ao Indígena”. O evento integra as ações da Agenda Social estabelecida pelo Governo Federal, que determina a erradicação dos sub-registros da população brasileira, entre os quais, os da população indígena.

O trabalho será realizado pela Funai, por intermédio de suas Administrações Executivas Regionais, em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Projeto Rondon, Comitê Gestor de Ações Indigenistas Integradas da Grande Dourados, Fundação Estadual para os Povos Indígenas do Amazonas (Fepe) e a Organização Indígena OCAS, do mesmo estado.

O Registro Civil de Nascimento Indígena é o passo inicial para que aqueles povos possam, como cidadãos brasileiros, usufruir de todos os direitos e oportunidades que a legislação nacional outorga aos demais membros da população brasileira, sem obstáculos nem discriminações. O Projeto será, gradualmente, estendido aos índios de todos os estados da Federação, em parceria com órgãos estaduais e regionais, onde se situarem os índios, além dos parceiros governamentais já mencionados e organizações indígenas.

Estiveram presentes ao Seminário o Doutor em Línguas Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia, Júlio Rocha, o Diretor do Departamento de Cidadania, da Secretaria de Assistência Social do Estado do Amazonas, Alexandre Macedo, diretor do Projeto Rondon, Estanislau Monteiro, e do Ministério de Desenvolvimento Social, Rosângela Carvalho, entre outros participantes.

+ Mais

Funai marca presença nos “10 anos sem Xicão”

26 de maio - No último dia 20, na Aldeia Pedra D'Água, da etnia Xucuru, município de Pesqueira, foi realizada a missa em homenagem aos 10 anos sem o cacique Xicão, assassinado barbaramente em 1998, por lutar contra os posseiros da terra indígena Xucuru. Xicão liderava a resistência do povo Xucuru, lutando pelo reconhecimento e demarcação da terra tradicional indígena. Seu trabalho teve como resultado o resgate do respeito às suas reinvidicações, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento de excelentes projetos na área de educação e saúde.

Após a missa, mais de 2.000 pessoas, índios Xucuru e de outras etnias, organizações governamentais e não governamentais e movimentos sociais, desceram em caminhada para a cidade de Pesqueira, no bairro Xucurus, local do assassinato, onde foi montado um palanque para homenagens e posse do Conselho Estadual de Educação Indígena, no qual a Funai tem assento como titular a servidora Inalda Barbosa e suplente a servidora Estela Parnes.

Na ocasião prestaram solidariedade ao povo Xucuru o governador de Pernambuco Eduardo Campos, o secretario de Educação Danilo Cabral, a Administradora Regional da Funai em Recife Estela Parnes, o bispo de Pesqueira, representantes do Conselho Indígena Missionário (CIMI), a Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco (COPIPE), a Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME), o Deputado Estadual Isaltino, o Deputado Federal Fernando Ferro, entre outros.

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.