Panorama
 
 
 

PARQUE VILLA-LOBOS RECEBEU PÚBLICO RECORDE NO FIM DE SEMANA, DURANTE O AVISTAR 2008

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2008

28/05/2008 - No último fim de semana “prolongado”, do feriado de quinta-feira até o domingo, o Parque Villa-Lobos, na zona oeste da capital, recebeu um público recorde, cerca de 70 mil pessoas diariamente. Esses visitantes, além de usufruírem da extensa área verde que o Parque oferece, aproveitaram as várias atrações, como o 3º Encontro Brasileiro de Observação de Aves – Avistar 2008, destinado aos ornitólogos e amantes de pássaros e também a todos os interessados.

O Avistar se destaca pelas suas concorridas palestras e exposição aberta ao público, ao ar livre, além de várias atividades paralelas. Esse ano, houve o lançamento de três livros, gincana de canto de pássaros e as oficinas infantis, que atraíram mais de 1.500 crianças, mesmo número que também esteve presente nas oficinas de pintura de aves. As palestras contaram com mais de 400 participantes e também tiveram destaque as oficinas de ninho de João-de-Barro, onde aproximadamente mil pessoas mexeram com o barro.

O público presente pôde também fazer um passeio por trilhas, orientado pelo Centro de Educação Ambiental do Parque - CEA Villa-Lobos – , que contou com o apoio, dentre outros, do Sesc Pinheiros.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), responsável pela administração do Parque, por sua vez, montou dois estandes, um deles institucional, apresentando o Instituto Florestal (IF), sua estrutura e atividades desenvolvidas; e o outro prestando informações ao público sobre os 21 Projetos Ambientais Estratégicos, desenvolvidos pelo Governo do Estado de São Paulo, além de divulgar o Mutirão da Carona Solidária, realizado nesta quarta-feira (28/05), que também despertou muita curiosidade e interesse, além de elogios, por parte dos usuários do parque.

Além de todas essas atrações, o evento contou, ainda, com uma apresentação de chorinho, na quinta-feira, do grupo especialmente constituído para a ocasião ,\\\"Chorando Passarinho\\\", comandado por Roberta Valente, que se destaca como percussionista nos programas \\\"Sr. Brasil\\\", da TV Cultura, apresentado por Rolando Boldrin.

“As s crianças foram as que mais curtiram essas atividades e, foi pensando nelas, que programamos todas essas atrações”, afirmou Flávio Augusto Werner Scavasin, administrador do Parque Villa-Lobos.
Texto: Rose Ferreira Fotografia: Pedro Calado

+ Mais

Funcionários da Fundação Casa recebem noções sobre meio ambiente

29/05/2008 - Desde o último dia 26 e até o próximo dia 30 de maio, funcionários da Fundação Casa, antiga FEBEM, da Unidade de Internação da Bela Vista, estão recebendo informações básicas sobre meio ambiente, numa iniciativa da Fundação Florestal. As aulas estão sendo ministradas, para 20 funcionários da instituição, nas dependências do Parque Estadual do Jaraguá, na zona oeste da capital.

No programa, elaborado e ministrado por três monitores do parque, estão incluídos temas como reciclagem, coleta seletiva, preservação da fauna e flora, e ecoturismo. O objetivo é que os monitores da unidade Bela Vista repassem o aprendizado para os menores internos.

“Na realidade, o curso nasceu de uma amizade. Um diretor da instituição, que é freqüentador do Jaraguá, sentiu a necessidade de informar aos jovens internos sobre as questões ambientais que afetam o planeta\", explica Vladimir Arrais, diretor do P.E. Jaraguá.
Além do curso oferecido aos funcionários da Fundação Casa, estão programadas visitas dos jovens internos - um total de 80, com idade entre 14 a 18 anos - , a parques da Fundação Florestal situados na Região Metropolitana de São Paulo, como o do Jaraguá e o Núcleo Engordador, na Serra da Cantareira.
Texto: Cris Couto Fotografia: Fundação Florestal/PE Jaraguá

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.