Panorama
 
 
 

PROJETOS DE CONSERVAÇÃO DA ONÇA-PINTADA NO PANTANAL BUSCAM ENVOLVER PECUARISTAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2008

28 May 2008
Por Geralda Magela
É possível aliar a conservação da onça-pintada com a atividade pecuária? Com o objetivo de ampliar essa discussão, o WWF-Brasil e o Instituto Pró-Carnívoros organizaram um encontro no último dia 26 de maio, na Fazenda São Francisco, no município de Miranda (MS). O evento reuniu pecuaristas tradicionais do Pantanal, pesquisadores, pecuaristas e representantes dos produtores rurais e de órgãos de fiscalização dos governos federal e estadual, como a polícia ambiental e a Embrapa

O encontro teve por objetivo apresentar dados e pesquisas realizadas visando à conservação da onça-pintada no Pantanal, os projetos em andamento e perspectivas de futuro. Entre os projetos apresentados está o Onça Pantaneira, desenvolvido pelo Instituto Pró-Carnívoros com o apoio do WWF-Brasil na Fazenda São Bento, no município de Corumbá e o projeto Gadonça, realizado na Fazenda São Francisco, município de Miranda (MS).

Maior felino das Américas, a onça-pintada sempre teve uma relação de conflito com os fazendeiros principalmente devido à predação do gado. Minimizar esse conflito é o principal objetivo dos projetos que buscam, por meio do conhecimento científico, garantir a conservação da onça e o desenvolvimento da pecuária, a maior atividade econômica da região.

“Nossa preocupação não é isolar a onça, mas garantir que ela e a pecuária possam conviver”, diz o pesquisador Fernando Azevedo, do Pró-Carnívoros. Desde 2003, ele vem estudando o comportamento e padrões de predação das onças do Pantanal, primeiro com o projeto Gadonça, na Fazenda São Francisco, e a partir de 2007 com o projeto Onça Pantaneira, apoiado pelo WWF-Brasil. Os resultados das pesquisas estão sendo repassados aos pecuaristas para auxiliá-los a desenvolver técnicas de manejo do gado que levem em conta a preservação da onça no Pantanal.

Um dado interessante observado na pesquisa é que a presença de presas silvestres na região - como a capivara, o cervo e o tamanduá - diminui o ataque ao rebanho. “Quanto mais preservada estiver a região, menos a onça precisa utilizar o gado para se alimentar”, destaca Azevedo. Os estudos também mostraram que existe um limite de até 200 metros para o ataque das presas fora da mata.

Na Fazenda São Francisco, o produtor rural Roberto Coelho conseguiu reduzir bastante a mortandade do gado por ataque de onça depois que passou a usar as técnicas de manejo. Hoje não deixa os animais perto da mata – principalmente os bezerros que são mais vulneráveis- e sempre muda o rebanho de lugar. Ele também não permite a caça de animais silvestres na fazenda, como a capivara. “Se esses animais acabarem certamente a onça vai buscar alimento no gado”, ensina.

Além do ganho ambiental, a conservação também gera recursos para a fazenda, que usa a focagem de onças como principal atrativo turístico. “Os turistas vêm aqui porque sabem que as chances de ver a onça são muito grandes”, diz o pecuarista.

Na fazenda São José, do produtor rural João Ildefonso Murano, no município de Aquidauana, praticamente não aparecem onças-pintadas. Segundo ele, o maior conflito na sua região é com a onça- parda. “Ela é mais mansa que a onça-pintada e chega bem perto da casa para pegar o gado”, conta. Ele diz que participou do encontro com o objetivo de conhecer melhor esse trabalho e poder aplicar as técnicas de manejo na sua propriedade. “Espero que essas pesquisas sejam estendidas também para a onça-parda”.

Envolvimento do setor produtivo

O envolvimento do setor da pecuária nos projetos de conservação é uma das atividades desenvolvidas pelo WWF-Brasil, por meio do Programa Pantanal para Sempre. Esse trabalho começou em 2003 com o estímulo à pecuária orgânica no Pantanal como forma de estimular a adoção de melhores práticas produtivas na região. A experiência acumulada com essa articulação do setor produtivo agora está sendo ampliada com o projeto de conservação da onça.

Na apresentação sobre Certificação e Responsabilidade Socioambiental na Pecuária, o assessor de Conservação do Programa Pantanal para Sempre, Ivens Domingos, ressaltou a importância dessas parcerias. “A participação de diferentes atores no encontro mostra que temos um objetivo comum, o de trabalhar pela conservação buscando estabelecer uma relação positiva de ganha-ganha para a natureza e o produtor rural”, ressaltou.

O Assessor de Meio Ambiente da Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (FAMASUL), Josiel Quintino dos Santos, elogiou a iniciativa. Para ele, é muito boa essa proposta de parceria com os produtores rurais do Pantanal visando identificar as causas de predação e, em função disso, propor um manejo para a conservação da onça-pintada. “É primeira vez que ONGs vêm apresentar um trabalho de conservação que envolve o produtor rural. Considero muito positiva essa participação”, ressaltou.

No encontro, os participantes também puderam conhecer o Programa de Envolvimento de Pecuaristas do Pantanal e Conservação da Onça-Pintada, apresentado pelo pesquisador Ricardo Boulhosa, da Wildlife Conservation Society (WCS). De acordo com Boulhosa, não é possível desenvolver atividades de conservação da onça sem levar em conta a pecuária. “É importante encorajar os fazendeiros a encontrar soluções para uma coexistência mais harmoniosa com a onça, reduzindo o impacto econômico da predação em suas propriedades”.

A programação incluiu também espaço para o debate e a participação do setor produtivo e das demais entidades presentes na definição de estratégias conjuntas para futuros projetos que possam minimizar o conflito entre a pecuária e a onça.

Entre as propostas apresentadas pelos pecuaristas nas discussões está a sugestão de se criar mecanismos de compensação para quem conserva o meio ambiente. A intenção é mobilizar os governos para que seja concedido algum tipo de benefício ao produtor. Eduardo Batistoti, gerente da Estância Miranda, acha que deve ter algum incentivo. “Nós estamos conservando e, de alguma forma, isso deveria ser retribuído”, opinou, embora ainda não saiba como isso possa ser feito.

Batistoti conta que está começando a utilizar as sugestões da pesquisa no manejo da fazenda para reduzir a mortandade de gado em função da predação de onças. Para ele, o encontro foi bastante instrutivo e espera que a experiência se repita. “Acho que este deve ser apenas o primeiro encontro. Ainda temos muita coisa para aprender com essas experiências”, concluiu. A proposta foi aceita pelos organizadores que se comprometeram a organizar um novo encontro ainda neste ano.

+ Mais

Encontro com pecuaristas vai discutir conservação da onça-pintada no Pantanal

23 May 2008 - O WWF-Brasil e o Instituto Pró-Carnívoros realizam no próximo dia 26 de maio, na Fazenda San Francisco, no município de Miranda (MS), o encontro Conservação da Onça-pintada e a Pecuária Pantaneira. O evento tem por objetivo apresentar projetos de conservação da onça-pintada ao setor produtivo da pecuária, entidades de pesquisa e órgãos governamentais.

No encontro, serão apresentados os mais recentes dados e as pesquisas feitas para conservação da onça-pintada no Pantanal, os projetos em andamento e perspectivas de futuro. Os participantes também vão conhecer experiências de pecuaristas que apóiam projetos de conservação da onça-pintada no Pantanal.

A programação inclui a apresentação do pesquisador Fernando Azevedo, do Pró-Carnívoros, sobre os projetos Gadonça e Onça Pantaneira e a visão do proprietário da Fazenda São Bento, Marcos Ermírio de Moraes. Ivens Teixeira, Analista de Conservação do programa Pantanal para Sempre do WWF-Brasil fará uma palestra sobre Certificação e Responsabilidade Socioambiental na Pecuária.

Os participantes também irão conhecer os resultados do Programa de Envolvimento de Pecuaristas do Pantanal e Conservação da Onça-Pintada, que será apresentado por Ricardo Boulhosa, da Wildlife Conservation Society (WCS). A programação inclui espaço para o debate e a participação do setor produtivo e das demais entidades presentes na definição de estratégias conjuntas para futuros projetos que possam minimizar o conflito entre a pecuária e a onça.

O projeto Onça Pantaneira

O projeto Onça Pantaneira é uma parceria do Instituto Pró-Carnívoros e do Programa Pantanal para Sempre do WWF-Brasil voltado para a consercação da onça-pintada no Pantanal. O objetivo é utilizar o conhecimento científico para encontrar alternativas de produção sustentável nas fazendas das regiões pantaneiras que levem em conta a preservação do animal.

O projeto conta com recursos da Fazenda Real (filial São Bento) e do Departamento de Agricultura, Natureza e Qualidade dos Alimentos, vinculado à Embaixada dos Países Baixos. O trabalho é realizado pelo pesquisador Fernando Azevedo, do Pró-Carnívoros, organização não-governamental que desenvolve pesquisas sobre diferentes espécies de carnívoros em vários dos biomas brasileiros.

Nos próximos anos o pesquisador e sua equipe vão continuar os estudos sobre o comportamento das onças-pintadas do Pantanal para saber como elas vivem, os padrões de predação e outros dados sobre um dos mais belos animais da fauna brasileira. Essas informações serão usadas para desenvolver atividades de manejo nas fazendas de gado nas áreas do Pantanal onde são encontrados os felinos.

Espécie ameaçada de extinção e, ao mesmo tempo, emblemática das florestas brasileiras, a onça muitas vezes é considerada pelos fazendeiros uma ameaça, devido à predação do gado. Diminuir esse conflito é um dos objetivos do projeto, que busca entender melhor os diferentes fatores envolvidos na predação de animais domésticos e as possíveis formas de minimizar essas ocorrências.

Os resultados da pesquisa serão usados para sensibilizar os pecuaristas a encontrar alternativas de convivência pacífica que permitam a sobrevivência da espécie e o desenvolvimento da pecuária, principal atividade econômica da região.

A onça-pintada é o maior felino do continente americano, podendo chegar a 135 kg. É um animal robusto, com grande força muscular, sendo a potência de sua mordida considerada a maior dentre os felinos de todo o mundo. Suas presas naturais são animais silvestres como catetos, capivaras, jacarés, queixadas, veados e tatus. As crescentes alterações ambientais provocadas pelo homem representam as principais ameaças à população de onças, assim como o desmatamento e a caça às presas silvestres e às próprias onças.

A preservação da espécie é muito importante para a conservação da biodiversidade. Por ser um animal com necessidade de áreas grandes e preservadas para sua sobrevivência e por estar no topo da cadeia alimentar, conservar a onça-pintada é conservar o futuro de todos nós.

 
 

Fonte: WWF-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.