Panorama
 
 
 

TRÊS MOMENTOS DO MINISTRO CARLOS MINC E MAIS...

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2008

Brasília (28/05/2008) - Durante cerimônia de transmissão de cargo, ontem à noite, o novo ministro Carlos Minc anunciou que, na Semana do Meio Ambiente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará decreto permitindo que o Ibama faça leilão imediato de bens apreendidos em fiscalizações contra crimes ambientais. Também antecipou que, nessa data, será criado um fundo para proteger a Amazônia.

O presidente Lula foi o único a discursar na cerimônia de posse de Minc, no Palácio do Planalto. E fez analogia ao futebol para saudar o novo ministro: “Faz de conta que está entrando no lugar de Pelé”. Lembrou que na Copa do Mundo de 62, o jogador Pelé machucou-se e foi substituído por Amarildo, que fez os dois gols brasileiros, garantindo o bicampeonato para o Brasil.

Antes da posse, o ministro participou da inauguração do novo prédio do Ministério do Meio Ambiente e da galeria de ex-ministros. A primeira foto da galeria é do “decano” do meio ambiente, Paulo Nogueira Neto, que por 12 anos respondeu pela Secretaria Especial do Meio Ambiente - Sema. O vizinho é Roberto Messias, que sucedeu Paulo Nogueria na Sema e, agora, comandará o Ibama, em substituição a Bazileu Margarido.

O ex-ministro Sarney Filho observou que Marina Silva deixou o ministério sob aplausos de toda a sociedade e, em tom de brincadeira, disse a Minc que o relevante “não eram os elogios de entrada, mas os elogios na hora da saída”.

Marina Silva, de braços dados com Minc, mostrou-se satisfeita em ser sucedida por um “ministro comprometido com a agenda ambiental”. “Aprendi o bê-a-bá do ambientalismo com Minc, Gabeira, Mary Alegretti, Fabio Feldman”.

Na sua vez de discursar, o novo ministro ressaltou que Marina soube encontrar aliados e enfrentar adversários. Contou que o pai dele o ensinou a importância de se escolher amigos e adversários e de se identificar as pessoas que não servem para uma ou outra coisa. “Os seus amigos são meus amigos, os seus inimigos são meus inimigos e nossos ideais são absolutamente os mesmos”, comentou Minc. Veja, a seguir algumas das frases ditas por Minc, no dia em que virou ministro do Meio Ambiente.

Diretriz
A nossa área não pode se apequenar

Relacionamento com a Dilma Rousseff
Nos entendemos muito bem. Nossa música é dois para lá, dois para cá. Duas licenças, dois parques ambientais. Desenvolvimento vai andar e reserva ecológica vai andar também.

INPE
É uma instituição internacionalmente reconhecida. Acho muito estranho algumas pessoas que aplaudem quando alguns resultados acontecem e quando os resultados são diferentes resolvem que o INPE não é qualificado. Quando o dado é ruim, devemos tomar as medidas para atuar na causa e não contestar estatística.

Situação de produtores
Vamos fazer junto com o Incra mutirão para legalizar aqueles que querem ser legalizados e ter acesso ao crédito. A solução é facilitar a legalização daqueles que querem atuar dentro da lei.

Licenciamento
Não serei o carimbador maluco (o da música do Raul Seixas), o carimbador da improbidade administrativa.
Sandra Sato
Ascom/Ibama

+ Mais

Ibama fecha parceria com MPF de Marabá

Belém (29/05/08) - O Ibama e o Ministério Público Federal (MPF) de Marabá/PA estabeleceram parceria de ações contra o desmatamento no município.

Depois da reunião de ontem, na sede do MPF em Marabá, representantes do Ibama e do MPF discutiram as ações do órgão no município. A partir de agora, o MPF irá fazer a interlocução entre os órgãos para tentar dinamizar as ações de combate ao desmatamento na região.

A comissão do Ibama contou com a presença do presidente, Bazileu Margarido, do diretor de Proteção Ambiental, Flávio Montiel, do superintendente no Pará, Aníbal Picanço, e do gerente em Marabá, Leo Bento. Do MPF esteve presente o procurador da República, Marco Mazzoni.
Luciana Almeida

+ Mais

Programa de Agentes Ambientais Voluntários é lançado em Roraima

Roraima (28/05/08) - Será lançado no próximo dia 30, o Programa de Agentes Ambientais Voluntários em Roraima. O evento será realizado no salão do Hotel Aipana, em Boa Vista (RR), aonde será lançado uma iniciativa ímpar no auxilio da preservação e conservação da natureza através da colaboração da sociedade civil organizada.

O evento contará com a presença de todos os juizes, procuradores e promotores do estado além de representantes do executivo, legislativo e da sociedade civil organizada. Também estará presente a Coordenadora nacional do Programa Juliana Ferreira Simões.

Na ocasião será assinado termo de cooperação técnica entre o Ibama e Ministério Público Estadual que possibilitará a destinação de recursos financeiros e logísticos decorrentes de eventuais termos de ajustamento de conduta, transações penais, para o fortalecimento das ações realizadas pelos Agentes Ambientais Voluntários.
Ibama/RR

+ Mais

Cinco empresas estão habilitadas para a última fase da licitação em Jamari

Brasília (28/05/2008) - Cinco empresas estão habilitadas para a fase de análise técnica do processo de licitação para concessão na Flona do Jamari (RO), segundo foi anunciado hoje durante sessão pública de retificação para habilitação das propostas.

Após receber e analisar os novos documentos apresentados pelas seis licitantes que participam do processo (veja matéria aqui), a Comissão Especial de Licitação habilitou as seguintes empresas: Amata, Porto Júnior Construções, Sakura e os consórcios liderados pelas empresas Alex Madeiras e ZN Indústria.

A empresa Civagro não apresentou a documentação faltante, razão pela qual foi inabilitada. O resultado será publicado amanhã no Diário Oficial da União.

Próximo passo — A partir de sexta-feira, dia 23, será aberto prazo de cinco dias úteis para recursos. Caso não haja nenhuma contestação, será marcado o dia para a abertura das propostas técnicas. Segundo o presidente da Comissão Especial de Licitação, Marcos bliacheris, a previsão é que a sessão para de abertura das propostas técnicas deverá ocorrer na primeira quinzena de junho.

Para avaliação dessas propostas, além do critério preço, serão avaliados também critérios técnicos, divididos em quatro temas: maior benefício social, menor impacto ambiental, maior eficiência e maior agregação de valor local, conforme a Lei de Gestão de Florestas Públicas. Esses critérios servirão para eliminar, classificar, bonificar as propostas e apontar os vencedores.

Histórico — O processo em questão trata da licitação para manejo sustentável de três áreas dentro da Floresta Nacional do Jamari em Rondônia. Essas áreas foram definidas como próprias para a exploração sustentável de recursos florestais (madeira, óleos, resinas, etc.) pelo Plano Diretor da unidade aprovado em 2005, pelo Ibama.

E a licitação, por sua fez, foi possível graças à aprovação da Lei de Gestão de Florestas Públicas (11.284/06) que definiu, entre outras regras, que áreas florestais pertencentes à União, estados e municípios não poderiam mais ser privatizadas.

Mas que deveriam ser geridas das seguintes formas: criação de unidades de conservação, destinação para uso comunitário ou por meio de concessões de uso sustentável por até 40 anos, ficando o concessionário responsável pela integridade da área.
Luiz Motta
Ascom/Serviço Florestal Brasileiro

+ Mais

ALL tem licença para operar ferrovia no Paraná

Brasília (27/05/08) - A América Latina Logística - ALL recebeu Licença de Operação para ferrovia no trecho Morretes-Antonina, no estado do Paraná e para o transporte de cargas a ela associado.

A licença é válida por quatro anos desde que respeitadas as condições estabelecidas no processo, entre as quais; a apresentação de relatórios trimestrais relacionando os produtos transportados no período, indicando os pontos de carregamento e volumes de carga transportada e se possível a movimentação prevista para o semestre subseqüente; e o Programa para Manutenção de locomotivas que deverá ser apresentado em 120 dias.

A empresa deverá comunicar à Diretoria de Licenciamento do Ibama sede e à Superintendência do Ibama no estado quaisquer acidentes com possibilidade de ocorrência de impacto ambiental.
Janete Porto

+ Mais

Prorrogada licença para Projeto de Integração do Rio São Francisco

Brasília (27/05/08) - O Ministério da Integração Nacional teve prorrogação da Licença Prévia para o projeto de Integração do Rio São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional.

O projeto é constituído por estações de captação e de bombeamento de água, canais revestidos de concreto armado e em leito natural, aquedutos, túneis, além de 26 reservatórios intermediários.

A licença é válida por um ano desde que cumpridas as 31 condicionantes estabelecidas no processo.
Janete Porto

+ Mais

Autorizada a implantação de Pátio ferroviário em Congonhas/MG

Brasília(27/05/08) - A Diretoria de Licenciamento do Ibama concedeu Licença de Instalação para MRS Logística relativa à implantação de quatro linhas no Pátio Ferroviário de Casa de Pedra e para ampliação do mesmo Pátio situado no município de Congonhas em Minas Gerais.

A empresa deve encaminhar ao Ibama a licença ambiental, concedida pela Fundação Estadual de Engenharia Ambiental de Minas Gerais, FEEAM, da área a ser utilizada como bota-fora em propriedade da CSN, conforme informado em estudo ambiental;. Contratar preferencialmente funcionários dos municípios onde se inserem as obras; apresentar no prazo máximo de 30 dias Programa de Educação Ambiental para funcionários da obra; apresentar até 60 dias após o início das obras, a licença ambiental da empresa responsável pelo tratamento e descontaminação dos resíduos.

A validade da licença está condicionada ao fiel cumprimento destas referidas condicionantes, além de outras 13 constantes do processo.
Janete Porto

+ Mais

Petrobrás tem Licença renovada na Bacia de Campos

Brasília ( 27/05/08) - O Ibama renovou a Licença de Operação do Sistema de Produção de Escoamento do Módulo I do Campo de Marlim, na Bacia de Campos/RJ. A licença é válida até 2016 e está condicionada à continuidade da implementação dos projetos de monitoramento ambiental, controle da poluição, comunicação social, educação ambiental e do plano de emergência individual.

As operações de intervenção nos poços deverão ser precedidas de prévia anuência do Ibama. A cada dois anos deverão ser realizadas auditorias ambientais independentes de acordo com a resolução Conama n° 306/02 de julho de 2002 e a compensação ambiental deverá ser efetivada conforme orientações da Secretaria Executiva de Compensação Ambiental.
Janete Porto

+ Mais

Programa de reeducação ambiental comemora 4 anos com 10ª oficina no Amazonas

Manaus (26/05/08) - A décima edição do Programa de Reeducação Ambiental começa nesta terça-feira (27), no auditório do Ibama, em Manaus. Desta vez, 25 infratores ambientais, que cometeram infrações como poluição sonora, criação de animais silvestres sem autorização legal, invasão de área verde, transporte e guarda de madeira sem Documento de Origem Florestal, entre outros, receberão aulas sobre gestão ambiental, a questão da fauna, da flora e das florestas, poluição sonora, mudanças climáticas e noções de cidadania.

O programa, coordenado pelo Núcleo de Educação Ambiental do Ibama é uma alternativa à pena de prisão, e por ocasião do processo criminal, Juízes e Ministérios Públicos podem determinar que os apenados participem das oficinas em caráter obrigatório. O objetivo do programa é propiciar a socialização e educação dos infratores, através de aulas práticas e teóricas de meio ambiente. O programa tem o apoio da Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Manaus, Ministério Público Federal e Estadual.

As aulas acontecem de terça até sexta (29) no auditório do Ibama, no distrito industrial e vai contar, entre outros instrutores, com o Superintende do Ibama no Amazonas, Henrique Pereira; da Secretária Municipal de Meio Ambiente, Luciana Valente; do representante do Ipaam, Fábio Marques e do Juiz da Vemaqa, Dr. Adalberto Carim.

No sábado, os participantes saem da sala de aula e vão ao Parque Municipal do Mindu, onde participarão de aulas práticas sobre meio ambiente e cidadania. No total, para que a troca das penalidades seja considerada válida, cada infrator tem que comprovar ter assistido a 20 horas de aulas.

Desde 2004, o Ibama no Amazonas já realizou 9 Oficinas de Reeducação Ambiental. No total, cerca de 250 pessoas já participaram das oficinas e deixaram de ser considerados infratores ambientais. Antes do programa, os infratores eram condenados à penas de prestação de serviços, muitas vezes sem nenhum aprendizado ambiental, ou pagavam cestas básicas, penas estas que não permitiam aos infratores a oportunidade de uma reflexão sobre o seu comportamento incorreto perante a lei e a sociedade.

Segundo o superintendente do Ibama no Amazonas, Henrique Pereira, a experiência de sucesso vem sendo adotada por superintendências do Ibama em outros estados. Henrique Pereira acredita que com uma maior divulgação a experiência possa ser estendida às comarcas do interior, ampliando as possibilidades de infratores que residem em outras cidades do Estado possam ter a mesma oportunidade.
Marcelo Dutra

+ Mais

Ibama/RS prossegue monitoramento das praias do Litoral Norte

Porto Alegre (26/05/08) - O chefe do escritório do Ibama em Tramandaí, Kuriakin Toscan permanece monitorando as praias do Litoral Norte, para verificar as condições do mar e da areia e algum novo indício de petróleo ou dano ambiental.

Segundo o analista ambiental, ele percorreu hoje pela manhã cerca de 20 quilômetros ao norte e ao sul (próximo de Cidreira) da área atingida pelo vazamento.

Na quinta-feira à tarde (22) vazaram cerca de 1000 litros de petróleo da monobóia da Transpetro enquanto técnicos trabalhavam na manutenção de um mangote submarino que havia sido danificado no ciclone extratropical do mês passado que atingiu a costa do RS e de Santa Catarina.

“Vamos continuar monitorando as praias e aguardar a confirmação da multa pela Marinha. Já inspecionei a praia pela manhã e não encontrei mais nada de óleo e nenhum animal morto, ao menos até agora”, informa.
Maria Helena Annes

+ Mais

Ibama do Paraná realiza soltura de sucuri

Foz do Iguaçu (23/05/08) - Sucuri capturada em novembro de 2007 em Mercedes/PR recebeu uma segunda chance para viver em liberdade.

A cobra, que foi resgatada pela Polícia Ambiental do Estado do Paraná após ter sido espancada por populares, recebeu atendimento e foi mantida no Zoológico Foz Tropicana – Parque das Aves na cidade de Foz do Iguaçu/PR até que pudesse retornar ao seu habitat natural. No local ela recebeu o apelido de Lady Mônica.

Na ultima terça-feira (20), o Ibama e seus colaboradores realizaram com êxito a soltura do animal, permitindo que Lady Mônica voltasse à natureza. A atividade contou com uma equipe de trinta pessoas e durou aproximadamente nove horas.

A operação foi coordenada pelo Núcleo de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama - Supes/PR e somente pode ser realizada com a união de esforços das seguintes pessoas e entidades: Biólogo Luiz Roberto Francisco (Zootec Projetos e Consultoria Ambiental), Equipe do Macuco Safári de Foz do Iguaçu/PR, Faculdade Anglo-Americana de Foz do Iguaçu/PR, Zoológico Foz Tropicana Parque das Aves, Polícia Ambiental do Paraná – Força Verde, João Jurandir de Souza (Criadouro Comercial Paraíso das Aves), Parque Nacional do Iguaçu, Parque Nacional de Ilha Grande, Biólogo Deni Lineu Schwartz Filho (Comfauna) e Zepa Cine Vídeo.
Eunice de Souza

+ Mais

Unida de Oriximiná realiza curso sobre legislação ambiental

Oriximiná (23/05/08) - Integrantes da Unidade Integrada de Defesa Ambiental (Unida) de Oriximiná, no oeste paraense, receberam na ultima segunda e terça-feira uma capacitação ministrada por servidores da Gerência Executiva do Ibama em Santarém.

O curso sobre legislação ambiental foi voltado para o reconhecimento dos crimes ambientais, visando o atendimento das ocorrências na região. A Unida congrega organizações civis e entidades do poder público, buscando aperfeiçoar autilização dos recursos disponíveis para a fiscalização e educação ambiental.

Durante o curso, os participantes foram apresentados à legislação ambiental, com ênfase no capítulo V da Lei 9605/98, que trata dos crimes ambientais, visando o reconhecimento dos ilícitos pelos parceiros, e a produção de relatos detalhados objetivando tornar mais eficiente o atendimento às ocorrências pela fiscalização ambiental.

Participaram além do Ibama, representantes das Secretarias de Educação e de Infra Estrutura do município, com a presença de vários professores, sindicalistas, representantes da UFPA, UFF e outras organizações da sociedade civil, e a Polícia Militar, que objetivam a difusão dos conhecimentos adquiridos junto à população.

A Unida de Oriximiná já tem personalidade jurídica, é uma das unidades mais ativas da região do baixo Amazonas, e vem fortalecendo suas ações em diversas vertentes, especialmente na educação ambiental. Durante as palestras surgiram muitos questionamentos referentes ao licenciamento ambiental de empreendimentos, o que mostra como a população está preocupada com a qualidade do Meio Ambiente e com o modelo e a forma como o município está se desenvolvendo.
Christian Dietrich
Ibama/Santarém-PA

+ Mais

Ibama e UFRPE promovem encontro sobre conservação da fauna pernambucana

Recife (23/05/08) - O Ibama em Pernambuco e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realizam, entre os dias 29 e 31 de maio, o I Encontro de Herpetologia e Mastozoologia em Pernambuco. O evento, que acontecerá no Centro de Ensino de Graduação (Cegoe) da UFRPE, tem o objetivo de mobilizar pesquisadores na busca de estratégias para a conservação da herpetofauna (répteis e anfíbios) e da mastofauna (mamíferos) em Pernambuco, bem como contribuir para a construção de políticas públicas na área.

Na pauta de discussões estão apresentações de trabalhos, palestras, mesas redondas e assembléia final que debaterá sobre as conclusões do que foi exposto, as perspectivas de conservação dos grupos de animais, além da possibilidade de publicação de um livro a partir de trabalhos apresentados e selecionados.

+ Mais

Ibama discute licenciamento ambiental para uso dos recursos pesqueiros

Brasília (23/05/08) - O Ministério do Meio Ambiente, atendendo solicitação da Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Floresta (Dbflo) do Ibama, por meio da Portaria nº 144, de 21 de Maio de 2008, instituiu Grupo de Trabalho, com a finalidade de propor instrumento normativo, visando regulamentar o licenciamento ambiental do uso dos recursos pesqueiros no Brasil.

Segundo o Diretor do Ibama, Antônio Carlos Hummel, “o uso dos recursos pesqueiros e seu controle devem estar inseridos no contexto do cumprimento da legislação ambiental do país e ajustes devem ser feitos para que a norma seja cumprida”. Ele lembra que, “sob qualquer prisma, conclui-se que a licença ambiental, emitida pelo Ibama ou órgão ambiental competente, deve ser uma condicionante das permissões e autorizações para a pesca no Brasil”.

Medidas de restrição por cotas de captura (por número de licenças, áreas etc.) ou por manejo biológico (períodos de defeso) devem ser consideradas no âmbito do licenciamento ambiental da atividade e deverão ser discutidas no Grupo de Trabalho.

Também deverá ser discutida pela Dbflo a criação de um Sistema de Gestão dos Recursos Pesqueiros, que controle, integre e disponibilize as informações sobre o controle da atividade pesqueira, para atendimento do disposto na legislação ambiental, além de facilitar as operações de fiscalização, dar transparência às atividades desenvolvidas e licenças emitidas, tendo em vista o disposto na Lei nº 10.650, de 16 de abril de 2003, que dispõe sobre o acesso público aos dados e informações existentes nos órgãos e entidades integrantes do Sisnama.

A idéia é aproveitar os reconhecidos avanços do Ibama na área de controle da atividade florestal e dos recursos faunísticos na definição do sistema para os recursos pesqueiros.

+ Mais

Satélite Alos disponibiliza primeiras imagens

Brasília (23/05/2008) - As primeiras imagens com indicativos de desmatamento obtidas pelo satélite Alos (Advanced Land Observing Satellite - satélite de observação avançada da terra) já foram analisadas e colocadas à disposição da Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro) pelo Centro de Sensoriamento Remoto (CSR). O satélite indicou 57 novos polígonos de desmatamento, mais 26 polígonos não identificados pelo Deter em decorrência da presença de nuvens.As imagens obtidas pelo Alos são de radar (banda L) e não sofrem interferências mesmo quando há condições climáticas desvaforáveis. O Alos pertence à Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (Jaxa). Em agosto de 2007, o Ibama celebrou um acordo interinstitucional com a agência para o recebimento de imagens que cobrem toda a área da Amazônia.

“Essas imagens fazem com que estejamos na vanguarda do monitoramento e sensoriamento remoto em áreas chuvosas de florestas”, comemora Humberto Mesquita, coordenador do CSR. Segundo ele, esse ganho operacional se reflete nas próprias ações da fiscalização, pois, “o desmatamento não pára por causa das chuvas”.

Humberto informa ainda que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) pretende construir, em parceria com a Alemanha, um satélite com o mesmo tipo de sensor até 2012.
Luis Lopes

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.