Panorama
 
 
 

IBAMA LIBERA LICENÇAS NO SETOR DE ENERGIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2008

Ibama renova Licença de Operação para setor de energia

Brasília (13/06/08) - O presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, assinou renovação de Licença de Operação para a Companhia de Interconexão Energética relativa ao Sistema de Interligação Brasil - Argentina compreendendo a subestação de Ita, em Santa Catarina, Estação conservadora Garabi I, em Guarruchos, no Rio Grande do Sul e desta ao rio Uruguai, na fronteira com a Argentina.

Esta renovação de Licença de Operação é válida pelo período de quatro anos, desde que observadas as condições constantes no processo, dentre elas, a efetivação da aplicação dos recursos destinados ao Programa de Compensação Ambiental, a instalação de placas indicativas nos cruzamentos com rodovias estaduais e federais, contendo a identificação do empreendimento, n° da licença ambiental, telefone de contato do empreendedor e telefone da Linha Verde do Ibama.

O empreendedor deverá ainda implementar o Programa de Capacitação de Funcionários, apresentar alternativa de manejo dos ninhos de “caturritas” que são retirados das torres das Linhas de Transmissão, recuperar os processos erosivos ao longo da faixa de servidão do empreendimento e apresentar relatórios anuais dos programas executados.
Janete Porto

+ Mais

Hidrelétrica no rio Paraibuna pode operar

Brasília (11/06/08) - O Ibama concedeu Licença de Operação para a Pequena Central Hidrelétrica -PCH Bonfante, localizada no rio Paraibuna, na divisa dos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, nos limites dos municípios de Simão Pereira/MG e Comendador Levy Gasparian/RJ. A PCH Bonfante vai operar a fio d’água, com potência instalada de 19MW e reservatório de 21 hecatres.

O empreendedor Bonfate Energética SA deverá cumprir 22 condicionantes, dentre as quais, dar continuidade ao Programa de Áreas Degradadas, implementar o Programa de Rrecreação e Lazer com o cronograma e detalhamento do projeto Executivo, monitorar o funcionamento e dinâmica da comunidade de peixes mediante o sistema de transposição (escada) implantado no rio Paraibuna, encaminhando ao Ibama os relatórios semestrais de monitoramento.

E também dar continuidade ao Programa de Monitoramento da Qualidade da Água e Ictiofauna, considerando os ajustes sugeridos no parecer técnico n° 017/2008 apresentando os devidos relatórios semestrais.
Janete Porto
Ascom/Ibama

+ Mais

Emitida licença para pesquisa sísmica

Brasília (11/06/08) - A empresa Fugro Geosolutions foi autorizada a realizar Pesquisa Sísmica Marítima no Bloco BM-BAR-4, na bacia de Barreirinhas. Esta bacia localiza-se na margem equatorial brasileira, abrangendo parte da costa do Estado do Maranhão e a plataforma adjacente. Está limitada a noroeste pela Plataforma da Ilha de Santana, a leste pelo Alto de Tutóia e, a sul pela Plataforma de Sobradinho.

A validade desta Licença de Pesquisa está condicionada ao uso exclusivo da embarcação sísmica Geo Pacific, à divulgação diária da atividade e das coordenadas da área de restrição temporária de acesso a embarcações, através do sistema de rádio difusão local e do aviso aos Navegantes da Marinha do Brasil. A atividade não deverá ocorrer no período da safra pesqueira entre os meses de abril a julho.

A empresa deverá comunicar ao Ibama qualquer vazamento de óleo ou perda de cabo, além de fornecer apoio operacional para acompanhamento das atividades sísmicas por representante do Ibama. Além destas, outras 13 condicionantes deverão ser cumpridas pela empresa licenciada.

Esta licença assinada pelo presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, é válida até o dia 30 de junho de 2209.
Janete Porto
Ascom/Ibama

+ Mais

Ibama renova licença para hidreléticas no rio Itabapoana

Brasília (10/06/08) - O presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, expediu a terceira renovação de Licença Prévia para o Complexo Hidrelétrico do rio Itabapoana, localizado entre os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

O empreendimento é composto pelas Pequenas Centrais Hidreléticas-PCHs de Nova Franca Amaral, Pirapetinga e Pedra do Garrafão com geração total de 63,5 MW de energia.

Esta terceira renovação de Licença Prévia é válida somente para a PCH Nova Franca Amaral que abrange os municípios de Bom Jesus do Itabapoana, no estado do Rio de Janeiro e Mimoso do Sul, no Espírito Santo. A previsão de geração de energia é de 30MW e a licença é válida até três de março de 2009.
Janete Porto

+ Mais

Renovada licença para mineração

Brasília (11/06/08) - O Ibama renovou Licença de Operação relativa às atividades de mineração da jazida CE-08, localizada no Km 401 do lado esquerdo da BR-101, no município de Maracajá, estado de Santa Catarina.

O material extraído poderá ser utilizado somente nas obras do Projeto de Modernização e Ampliação da Capacidade Rodoviária da BR 101 Sul, no trecho que passa por Santa Catarina.

O consórcio Construcap-Modern-Ferreira Guedes deverá apresentar em 30 dias a Guia de utilização do Departamento Nacional de Produção Mineral- DNPM com validade mínima do prazo desta licença, os relatórios de volume extraído, o de monitoramento de processos erosivos e o de atividades executadas para recuperação de áreas degradadas, além do registro fotográfico das atividades desenvolvidas.

Esta licença é válida por dois anos desde que cumpridas todas as condicionantes estabelecidas no processo.
Janete Porto
Ascom/Ibama

+ Mais

Linha de Transmissão de Itaciúnas-Colinas já pode operar

Brasília (09/06/08) - O presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, expediu a Licença de Operação para a Linha de Transmissão Itacaiúnas-Colinas com extensão aproximada de 290 Km, abragendo os estados do Pará e Tocantins.

No Pará a Linha de Transmissão passa pelos municípios de Marabá, Eldorado de Carajás, São Geraldo do Araguaia e Piçarra, e no estado de Tocantins, em Aragominas, Muricilândia, Santa Fé do Araguaia, Araguaína, Nova Olinda, Pau d’Arco, Bandeirantes do Tocantins e Colinas do Tocantins.

Dentre as 18 condicionantes estabelecidas no processo, a ATE III Transmissora de Energia deverá encaminhar em 60 dias relatório com a localização e o registro fotográfico das propriedades beneficiadas com o aterramento e seccionamento das cercas. No mesmo prazo deverá revitalizar e implantar a sinalização viária, quebra-molas, placas de advertência e de regulamentação e apresentar em 120 dias as fichas de registro de sítios arqueológicos encontrados e as certidões de tombamento junto às Instituição de Ensino e Pesquisa que será beneficiada com o material arqueológico coletado, preferencialmente aquelas situadas na área de influência do empreendimento.
Janete Porto
Ascom/Ibama

+ Mais

Trabalhos de Educação Ambiental do Ibama já envolveram mais de 1200 pessoas em Mato Grosso

Reuniões participativas em comunidades rurais e carentes do norte de Mato Grosso tem despertado consciência, mostrando bons resultados
Cuiabá (05/06/2008) - Desde o início do ano de 2008, o Ibama de Mato Grosso, além das medidas de fiscalização, tem lançado mão de vários projetos de conscientização ambiental na região do norte de Mato Grosso. Através de levantamentos prévios, foi identificada a crescente necessidade de oferecer informações do tema ambiental, sobretudo àquelas comunidades rurais formadas por pequenos proprietários de terra, que muitas vezes não tem condições de acompanhar de perto as políticas governamentais, e de cuja terra que plantam depende sua sobrevivência direta.

A idéia dos projetos é levar às comunidades, informações quanto as leis ambientais que devem ser cumpridas em cada propriedade, tentando conciliar ao máximo a sobrevivência de cada comunidade sem deixar de preservar o que é obrigatório. Desde os primeiros projetos realizados no ano de 2008, já foram realizados 49 eventos relacionados ao tema. São palestras, oficinas didáticas, reuniões com grupo de moradores, que vem tratando de temas importantes como associativismo no campo, cooperativismo na produção alimentar, ou seja, métodos de aliar produção de alimentos com preservação ambiental.

Nestes encontros, é também discutida a preocupação com práticas comuns do meio rural, como as queimadas recorrentes que tanto afetam o clima do estado. São mostradas como as conseqüências de tais atos prejudicam as condições de saúde da população em geral, mostrando alternativas viáveis para a limpeza do solo, evitando assim a poluição atmosférica. As reuniões com as comunidades têm sido realizadas sempre em espaços públicos e de fácil acesso, como escolas, bibliotecas, sindicatos rurais e salões paroquiais. Até o início deste mês já participaram 1222 pessoas, e os projetos devem se estender por todo o ano, de modo continuado.

Dentre os municípios identificados e escolhidos para os primeiros trabalhos, estão aqueles que contam com grande número de proprietários identificados nas condições de pequenos produtores, entre eles Juara, Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte, Alta Floresta, Tabaporã, Carlinda, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Sinop, dentre outros. Qualquer comunidade que tiver interesse de desenvolver este tipo de trabalho de educação ambiental pode solicitar o apoio do Ibama em qualquer uma de suas unidades dentro do estado de Mato Grosso.
Coordenação Estadual de Controle e Fiscalização
Ibama/MT

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.