Panorama
 
 
 

INTEGRAÇÃO NACIONAL PARTICIPA DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO AMAZÔNIA SUSTENTÁVEL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2008

16/06/2008 - Brasília - O secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional, Henrique Villa, participou na última sexta-feira (13/06) de reuniões realizadas em Palmas (TO) e Porto Velho (RO), com a presença dos governadores Marcelo Miranda, do Tocantins, e Ivo Cassol, de Rondônia. Nos encontros foram discutidas as estratégias de implementação do Plano Amazônia Sustentável (PAS), coordenado pelo ministro Extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.

A estratégia inicial estabelecida pelos responsáveis em programar o novo modelo de desenvolvimento da Amazônia é promover a escolha de territórios prioritários para o exercício de integração de políticas públicas na região. Cada unidade da federação deve estabelecer até duas microrregiões consideradas prioritárias.

Henrique Villa lembrou a tipologia da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), as mesorregiões integrantes da estratégia de desenvolvimento regional do Ministério da Integração Nacional, além dos territórios da cidadania como referências prioritárias às escolhas que deverão ser efetuadas. Ele defendeu, ainda, a maior participação das demais áreas do Ministério no processo de implementação do PAS, sobretudo no que diz respeito à Secretaria de Programas Regionais (SPR), que será convidada a participar dessa ação de governo.

Durante o final de semana, aconteceram visitas ao governo do Acre, à reservas extrativistas e à BR-364. Além do Ministério da Integração Nacional, estiveram presentes representantes dos Ministérios do Meio Ambiente, Transportes, Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Minas e Energia e da Justiça.

+ Mais

Balanço do PAC constata avanços no Programa de Revitalização dos rios São Francisco e Parnaíba

04/06/2008 - Brasília - No 4 º balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), feito pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, hoje pela manhã (04/06), no Palácio do Planalto, constatou-se um avanço nas obras e ações desenvolvidas pelo Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica dos rios São Francisco e do Parnaíba. As obras de esgotamento sanitário já foram iniciadas em 55 municípios dos Estados de Sergipe (8), Alagoas (6), Maranhão (9), Piauí (5), Minas Gerais (12), Bahia (8) e Pernambuco (7).

O programa é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e tem como principal parceiro o Ministério da Integração Nacional. As ações são realizadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional. O PAC garantiu até 2010 R$ 1,5 bilhão para todo o programa, que irá beneficiar 392 municípios. Em 2007 foram investidos R$ 190 milhões em obras e ações de revitalização.

Os recursos estão sendo aplicados em programas de esgotamento sanitário, em controle de processos erosivos, em sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos, na melhoria da hidrovia do São Francisco e obras complementares para que o rio São Francisco seja revitalizado.

No primeiro quadrimestre deste ano, as obras do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica dos rios São Francisco e Parnaíba demonstram os seguintes resultados:

Recuperação e controle de processos erosivos - Estão em execução três projetos para implantação de Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aqüicultura, sendo dois no Estado da Bahia e um em Alagoas. Foram publicados, ainda, dois editais para projetos e execução: um edital para elaboração de projeto básico no Riacho do Tigre, em Paulo Afonso (BA) e outro para execução de obras de recuperação em Petrolina (PE).

A recuperação e controle de processos erosivos consistem em execução de obras para estabilização das margens, revegetação das bacias, proteção de encostas, recomposição de mata ciliar, técnica de conservação de solo e água e implementação de práticas de gestão hídrica. As ações de recuperação e controle de processos erosivos beneficiarão 170 municípios nos Estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Piauí e Maranhão.

Sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos - Foram formalizados convênios pela Codevasf para implantação de oito sistemas que beneficiarão 20 municípios nos Estados da Bahia (9), Pernambuco (6) e Minas Gerais (5). A meta é implantar, até 2010, 17 sistemas de tratamento de resíduos sólidos nos Estados de Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Sergipe.

Navegabilidade do Rio São Francisco - Foram executados 100% das obras da margem esquerda (1.100 metros) do trecho do campo de provas que incluem retaludamento, revegetação e proteção de taludes. As obras de recuperação da eclusa de Sobradinho e o reparo da draga Matrinchã foram concluídas. Com essas ações o objetivo é melhorar a navegação do rio São Francisco, inicialmente, no trecho Ibotirama - Juazeiro na Bahia, com 350 quilômetros de hidrovia navegável.

Obras complementares para que o rio São Francisco seja revitalizado - Concluídos 100% da etapa conveniada do projeto de macrodrenagem do córrego dos Machados, no município de Bom Despacho (MG).

Programa Água para Todos - O programa consiste na implantação de sistemas de abastecimentos de água em 106 municípios da calha do rio São Francisco. A meta é elaborar projetos básicos para 612 localidades, implantar 73 sistemas de abastecimento e construir cisternas que beneficiarão 32.155 famílias.

Foram concluídas três licitações para elaboração de projetos básicos em 31 localidades do Estado de Alagoas, 27 em Pernambuco e 27 em Sergipe. As licitações para construção de cinco sistemas de abastecimento de água em Alagoas e Sergipe foram finalizadas. O Ministério da Integração Nacional, por meio da Codevasf, firmou termo de parceria com a Articulação do Semi-Árido (ASA) para a execução de 7.945 cisternas.

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.