Panorama
 
 
 

JOVENS AJUDAM NA NEUTRALIZAÇÃO DE EMISSÕES DE CO2

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2008

10/06/2008 - A educação ambiental é uma das principais ferramentas disponíveis para a preservação do meio ambiente. Um bom exemplo disso é o Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social (PJ – MAIS) da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, coordenado pelo Instituto Florestal (IF). “O programa existe desde 1996 e já envolveu mais de 1.500 jovens”, explica gerente do PJ – MAIS, Vanessa Cordeiro de Souza.

O programa tem como objetivo a formação ecoprofissional de adolescentes e jovens, entre 15 e 21 anos de idade, que estudam na Rede Pública de Ensino e moram em zonas periurbanas do Cinturão Verde de São Paulo. Além de despertar a consciência e preocupação ambiental dos jovens, a proposta é gerar renda por meio da preservação de meio ambiente.

As atividades são desenvolvidas em Núcleos de Educação Ecoprofissional (NEE). Nesses, são realizadas quatro oficinas temáticas: Agroindústria Artesanal e Consumo, Lixo e Arte, Produção e Manejo Agrícola, e Florestal Sustentável e Turismo Sustentável. O treinamento ecoprofissional tem duração de dois anos e é feito durante o Ensino Médio. As atividades geralmente ocorrem de três a cinco dias por semana, com duração média de quatro horas por dia.

Hoje, o programa já possui 16 Núcleos de Educação Ecoprofissional, em 14 municípios da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde, que atuam em rede. Os núcleos são: Caieiras, Cajamar, Cotia (Caucaia do Alto e Morro Grande), Diadema, Embu-Guaçu, Francisco Morato, Guarulhos (Região do Cabuçu), Itapecerica da Serra, Paraibuna, Santo André (Vila de Paranapiacaba e Parque do Pedroso), São Bernardo do Campo (Riacho Grande), São Paulo (Horto Florestal/ Parque Estadual da Cantareira) e São Roque. Este ano, serão inaugurados os núcleos de Cubatão e Embu.

A manutenção de viveiros de mudas para a compensação ambiental de emissões de CO2 se tornou um dos focos do PJ – MAIS. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Centro de Convenções Santa Mônica, por meio de um acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos e a promotoria ambiental, contratou sete estudantes do Núcleo Cabuçu, para recuperar áreas no Parque Estadual da Cantareira. Os jovens, seguindo orientações de técnicos, puderam colaborar diretamente com a preservação ambiental em sua comunidade.

Outra ação importante desenvolvida pelos alunos é a neutralização de parte das emissões de CO2 para eventos e empresas. O primeiro deles foi o “IT Service Managemente Fórum” que aconteceu esse ano. Os jovens calcularam a média de emissão do evento e plantaram 250 mudas nativas no Parque Estadual da Várzea de Embu-Guaçu. “O programa vai continuar com essas ações e estamos incentivando os Núcleos a criarem seus próprios bancos de terra para que essa compensação possa ser feita”, explica a gerente do PJ – MAIS.

O programa recebeu R$ 150 mil como recurso financeiro do Banco Mundial para investir no desenvolvimento de atividades agroflorestais. Foi um dos escolhidos entre 2.700 projetos do mundo todo para receber a verba - apenas duas propostas na área de educação ambiental foram selecionadas. O dinheiro foi investido na produção de 22.933 mudas nativas, 7.587 produtos orgânicos e recuperação de 8.53 há. de áreas degradadas e foram geradas 233 oportunidades remuneradas para os jovens.
Texto: Ludmilla Fregonesi Fotografia: Chico Honda

+ Mais

Livro publicado pelo Instituto Geológico enfoca o tema das “Mudanças Ambientais da Terra”

13/06/2008 - “Mudanças Ambientais da Terra” é o nome do livro que o Instituto Geológico (IG) lança neste sábado (14/06), durante o Simpósio Brasil-Japão em Economia, Ciência e Inovação Tecnológica, que acontece até segunda-feira (16/06) no Parque Anhembi, em São Paulo. A publicação, de autoria do professor Kenitiro Suguio, tem comentários sobre 25 temas ambientais ligados à terra.

O livro, que será editado em português e japonês, objetiva alertar a comunidade brasileira e japonesa moradora no Brasil sobre assuntos que na maioria das vezes passam desapercebidos no cotidiano. Os temas abordados foram desenvolvidos com base científica e linguagem acessível, e a publicação conta com um glossário de termos ambientais. O autor possui trabalhos em periódicos nacionais e estrangeiros, e a sua bibliografia já ultrapassa 400 títulos, incluindo 10 livros e um prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro.

O Simpósio Brasil-Japão 2008, que acontece de 14 a 16 de junho, no Auditório Elis Regina, no Parque Anhembi, foi organizado pela Associação Brasil-Japão de Pesquisadores e integra as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Após o lançamento, a publicação estará disponível no site do Instituto Geológico – www.igeologico.sp.gov.br.
Texto: Cris Couto
Fotografia: Instituto Geológico

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.