Panorama
 
 
 

NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, GOVERNO DE SÃO PAULO LANÇA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2008

05/06/2008 - No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quinta-feira (05/06), o Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias do Meio Ambiente (SMA) e da Educação (SEE), lançou o Programa de Educação Ambiental do governo estadual. O evento de lançamento aconteceu na Escola Estadual Paulino Nunes Esposo, Jardim Casa Grande, na região da Represa Guarapiranga, com destaque para a apresentação do Caderno Guarapiranga, um material impresso, contendo informações completas – articuladas ao currículo escolar - , sobre essa importante bacia hidrográfica, e dirigido aos professores, para ser desenvolvido com os alunos. Todas as 196 escolas estaduais do entorno da Guarapiranga serão envolvidas nessa primeira etapa do programa e receberão cinco exemplares da publicação.

Cercados de crianças, estudantes da rede estadual de ensino, o governador José Serra, o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, e a secretária-adjunta da Educação, Iara Prado, participaram do evento de lançamento do Programa, que tem como proposta a promoção do respeito ao meio ambiente, com qualidade de vida, aliada à efetiva participação da comunidade. Tanto o governador como o secretário Graziano enfatizaram a importância da educação ambiental lembrando que em suas infâncias não tiveram a oportunidade de receber tais conhecimentos e ressaltaram a necessidade primordial de proteger os mananciais.

Programa de Educação Ambiental nas represas

O Governo do Estado de São Paulo estabeleceu, para os quatro anos dessa gestão, uma agenda com 21 Projetos Ambientais Estratégicos e um deles é o projeto Mananciais, que envolve as represas Guarapiranga, Billings e Cantareira, e tem o objetivo de promover a proteção e a recuperação dessas bacias hidrográficas, com educação ambiental e fiscalização.

Na primeira etapa do Programa, o trabalho será desenvolvido na Bacia do Guarapiranga, pois trata-se do manancial que já possui sua lei específica. Nessa fase, foi dividido em quatro focos de atuação: o primeiro é voltado às escolas estaduais (educação formal), em parceria com a Coordenadoria de Educação e Normas Pedagógicas (CENP), da Secretaria da Educação – Caderno Ambiental Guarapiranga, e o Projeto Ação Jovem Ambiental - AJA, programa de estímulo ao voluntariado jovem, para pensar, discutir e agir frente às questões socioambientais, em escolas estaduais da Bacia, estimulando os jovens a tornarem-se protagonistas de iniciativas em defesa do meio ambiente na escola e na comunidade.

O segundo são com os gestores públicos e lideranças comunitárias (Lei Específica da Guarapiranga), incluindo cursos para técnicos das prefeituras locais que tenham atribuições pertinentes à aplicação da Lei Específica, assim como lideranças comunitárias que possam disseminar os conteúdos da nova Lei. O terceiro é sobre Pesquisa de Percepção Ambiental – trabalho de percepção ambiental junto aos moradores da represa - a pesquisa será realizada para saber como é a percepção ambiental dos moradores da Bacia do Guarapiranga quanto ao meio ambiente, área de manancial, represa, recursos hídricos, habitação, saneamento, saúde, educação e qualidade de vida; saber se conhecem a represa (Guarapiranga), as áreas de mananciais, o sub-Comitê de Bacia Hidrográfica Cotia-Guarapiranga, as instâncias públicas de participação e decisão (subprefeituras, prefeituras, concessionárias de água e esgoto e de energia) etc.

O quarto foco trata do programa de informação para moradores da Bacia (educação não-formal), com distribuição de materiais impressos com conteúdos de Educação ambiental sobre a importância dos recursos hídricos e a criação de Centro de Referências em educação ambiental no Parque Ecológico Guarapiranga.

A Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), da SMA, tem a função de implementar ações de educação ambiental integradas à diretrizes da Secretaria e também a de implementar a Política Estadual de Educação Ambiental, bem como incentivar e articular a participação da sociedade civil, de entidades públicas e privadas intersetoriais no desenvolvimento e nas ações de capacitação técnica em educação ambiental, promover e incentivar a democratização das informações ambientais, por meio da produção e divulgação de material educativo e da difusão de estudos, pesquisas, metodologias, conhecimentos e tecnologias e o estabelecimento permanentes de canais de comunicação.

Bacia Hidrográfica da Guarapiranga

A Bacia Hidrográfica do Guarapiranga abastece cerca de quatro milhões de pessoas localizadas principalmente na parte sudoeste do município de São Paulo, sendo um dos mais importantes mananciais do Estado e encontra-se seriamente ameaçado pela ocupação urbana desordenada. Daí, a importância da participação da população do entorno da represa, nas atividades promovidas pela Coordenadoria de Educação Ambiental, no trabalho de conscientização relativo à preservação da água e os problemas oriundos da degradação ambiental.
Texto: Rose Ferreira Fotografia: José Jorge

+ Mais

FIESP promove jantar comemorativo aos 25 anos do CONSEMA

05/06/2008 - A Federação das Indústrias de São Paulo – FIESP promoveu na noite de ontem (04/06) um jantar comemorativo do 25º aniversário do Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA, homenageando ex-secretários de Estado do Meio Ambiente e, em especial, o atual secretário, Xico Graziano. Graziano recordou sua participação na primeira reunião do órgão e afirmou se sentir privilegiado e feliz em acompanhar os 25 anos da trajetória do CONSEMA, ”que é uma bandeira ideal de vida, com sustentabilidade e desenvolvimento”, afirmou ele.

O secretário fez ainda um balanço do início de sua gestão, como a abertura de concurso público, com 300 vagas para a Secretaria do Meio Ambiente, e que todos os trabalhos da agenda ambiental são importantes, frisando que a educação ambiental tem um caráter especial, por preparar as crianças para o futuro com conscientização ambiental, ”o que na minha época não existia. Essa é a nossa tarefa, investir no futuro”.

O presidente da FIESP e do CIESP, Paulo Skaf, agradeceu pela atuação do CONSEMA, ”por tudo que fizeram” e colocou as entidades à disposição, para apoiar a Secretaria e o Governo, “pois os paradigmas foram quebrados, queremos apoiar as ações ambientais, como da educação ambiental”.

O jantar oferecido pela FIESP ocorreu no restaurante Leopolldo Faria Lima, na capital.
Texto: Rose Ferreira
Fotografia: José Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.