Panorama
 
 
 

NOVA AGÊNCIA AMBIENTAL UNIFICADA É INAUGURADA EM BARRETOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2008

20/06/2008 - Foi inaugurada nesta sexta-feira (20/06) a Agência Ambiental Unificada de Barretos. Com esta unidade, já são 22 as agências ambientais unificadas instaladas no Estado de São Paulo, de um total de 56 previstas no âmbito do Projeto “Licenciamento Unificado”, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos desenvolvidos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA).

Na inauguração em Barretos, estiveram presentes o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, o prefeito de Barretos, Emanoel Mariano Carvalho, o diretor de Controle de Poluição Ambiental da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, Otavio Okano, e a representante do Projeto Licenciamento Unificado, Helena Carrascosa.

Com esta nova unidade, o município de Barretos passa a contar com uma unidade do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais – DEPRN e uma equipe da CETESB. Os dois órgãos, subordinados à SMA, trabalharão de forma integrada em um único endereço, à Rua Bolívia, 2.255, no Jardim América.

Com a junção das equipes, estão sendo unificados os procedimentos de licenciamento das atividades e obras que impliquem na supressão de vegetação nativa e intervenção em áreas de preservação permanente - sob responsabilidade do DEPRN, com as atribuições de controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição – a cargo da CETESB.

Atendimento com mais qualidade

De acordo com o diretor de Controle de Poluição Ambiental da CETESB, “esta unificação é um anseio da casa e da sociedade civil, que contará com atendimentos mais rápidos e com mais qualidade. Os técnicos estão prontos para atender todas as demandas, envolvendo o esclarecimento, aos empresários, prefeitos e usuários em geral, de que os empreendimentos sejam concretizados de forma ambientalmente adequada. Ainda temos nesta casa o DAEE. O fato de ter os três órgãos juntos facilitará a todos”.

Já o prefeito Emanoel Mariano afirmou que “como sempre, estamos ousando. Isso é uma verdadeira agência ambiental, pois temos a CETESB, o DEPRN, o DAEE e a Polícia Militar Ambiental”. O prefeito esclareceu que é muito difícil promover o desenvolvimento com a preservação ambiental. “E Barretos tem essa preocupação, porque tem todos os órgãos licenciadores e fiscalizadores da área ambiental. Na política é preciso pensar, falar e agir e nós estamos agindo”, complementou.

Município Verde

O secretário Xico Graziano, por sua vez, lembrou o grande esforço que vem sendo realizado visando o envolvimento dos municípios na gestão ambiental, por meio do Projeto Ambiental Estratégico Município Verde. “Em julho, vamos divulgar as notas ambientais de cada município. A nota vai exprimir o comportamento ambiental do município. E para a população, é muito importante esta nota, porque ela poderá cobrar das prefeituras as ações”, explicou. Ele recordou que com relação ao projeto Licenciamento Unificado, ele nomeou os 3 “+”, ou seja, “mais ágil, mais transparente e mais rigoroso”.

Para Graziano, a sociedade paulista, brasileira e mundial estão clamando pela defesa ambiental. Em cada lugar que vamos, nos dão uma sacola plástica. Temos que recusar isso.Essa é uma atitude ambiental que todos devemos ter. Porque quem muda as coisas é a sociedade. O mundo está mudando e temos que acompanhar essas mudanças, com ações. Temos que ter metas e buscar resultados. Me comprometi com o governador José Serra a acabar com os lixões em todo o Estado, até 2010. E estamos trabalhando fortemente para cumprirmos o prometido.

Helena Carrascosa, da Secretaria do Meio Ambiente, com relação ao licenciamento unificado, ressaltou que “o que acontece hoje faz parte de um processo interno com trabalho constante. Ao longo do tempo, a gente vem buscando a unificação das nossas ações. Hoje se concretiza uma etapa deste processo”. Ela explicou que os técnicos passam a fazer a análise conjunta, ainda que cada um faça o seu trabalho específico. “Assim podemos dar uma resposta mais rápida e de melhor qualidade. Isso interessa ao empreendedor, aos técnicos e ao desenvolvimento do Estado”, finalizou.
Texto: Valéria Duarte Fotografia: Pedro Calado

+ Mais

SMA inaugura a 23ª Agência Ambiental Unificada em São José do Rio Pardo

23/06/2008 - Os nove municípios que integram a região de São José do Rio Pardo, com uma população total de 230 mil habitantes, passam a contar, agora, com os serviços da Agência Ambiental Unificada, que vai abrigar a CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental e do DEPRN – Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais, cujos técnicos passarão a desenvolver um trabalho conjunto, agilizando os processos de licenciamento e de fiscalização e controle.

A unidade inaugurada hoje (23/6) é a vigésima-terceira Agência Ambiental Unificada, de um total de 56 que deverão ser instaladas até o final do ano. Localizada na Avenida Belmonte, 85, na Vila Maschieto, em São José do Rio Pardo, ocupa um prédio alugado pela prefeitura local. A solenidade de inauguração contou com as presenças do diretor de Controle de Poluição Ambiental da CETESB, Otavio Okano, de Renata Ramos, diretora do DEPRN, e do prefeito de São José do Rio Pardo, João Batista Santurbano. Estiveram presentes, também, entre outros, os prefeitos de Mococa, Aparecido Espanha, de São Sebastião da Grama, Emílio Bizon Neto, de Tapiratiba, João Carlos de Oliveira, de Caconde, Antonio Carlos de Faria, e o presidente da Câmara Municipal de São José do Rio Pardo, Marco Antonio Valério.

Para Renata Ramos, a instalação da agência deverá traduzir-se em melhor atendimento nos processos de licenciamento ambiental, beneficiando o setor produtivo, porém, sem descuidar-se da fiscalização e controle das fontes de poluição.

Otavio Okano, representando o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, e o presidente da CETESB, Fernando Rei, salientou que os nove municípios que serão atendidos pela nova Agência Ambiental passarão a dispor de um atendimento mais ágil, pois os técnicos trabalharão num raio de apenas 60 km. E, dessa maneira, conduzindo os processos de forma conjunta, o setor empresarial serão atendidos com mais eficiência.

Da mesma forma, as demandas da população também serão atendidas com mais rapidez e eficiência. “Com a instalação da agência, poderemos ser mais rigorosos, acompanhando os processos mais de perto”, afirmou.

O prefeito João Batista Santurbano enfatizou que a agência “é de toda a região, beneficiando todos os nove municípios, constituindo-se num verdadeiro Poupatempo Ambiental, acelerando os processos de licenciamento de empreendimentos.

Pólo cerâmico

As equipes da CETESB e do DEPRN serão coordenadas, respectivamente, por Carlos Alberto Masili dos Santos e Marcelo Ogawa, que deverão enfrentar o desafio da implantação de uma nova agência em uma região com uma economia forte, baseada principalmente na agricultura olerícola, especialmente cebola, cenoura e batata, cujo manejo implica o uso de defensivos. A região caracteriza-se ainda pelo uso intensivo de sistemas de irrigação, que já se reflete na disponibilidade de água para abastecimento, exigindo a regularização da captação.

A mineração é outro ponto sensível, pois constitui uma das mais importantes concentrações de indústria de cerâmica vermelha (telhas e tijolos), principalmente nos municípios de Tambaú, Casabranca, Vargem Grande do Sul e Itobi. Além disso, em Divinolândia está em processo de licenciamento uma mineração de bauxita, matéria-prima para a produção de alumínio, e a cana-de-açúcar está começando a ocupar as antigas pastagens de gado.

Como toda região em desenvolvimento, a pressão do setor imobiliário já se faz notar. Por esse motivo, a nova agência deverá dedicar-se também à fiscalização e preservação dos remanescentes florestais e das manchas de áreas de cerrado ainda existentes.
Texto: Newton Miura Fotografia: Pedro Calado

+ Mais

Distrito Industrial de Jaboticabal recebe Licença Prévia e Sertãozinho ganha Departamento de Responsabilidade Ambiental

20/06/2008 - O secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, assinou na noite de ontem (19/06), a licença prévia do distrito industrial do município de Jaboticabal. A cerimônia de assinatura do documento aconteceu na sede da Associação Comercial de Agronegócios de Jaboticabal e contou com as presenças do prefeito José Carlos Hori, do presidente da Câmara Municipal, Edu Fenerich, e do presidente da Associação Comercial de Agronegócios, Antonio Carlos Ferraro. Em Sertãozinho, também no norte do Estado, no coração do “Vale do Silício do etanol”, nesta sexta-feira (20/06), com presença do secretário, foi inaugurado o Departamento de Responsabilidade Ambiental – DRA, do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroalcooleiro e Energético – CEISE BR.

O prefeito Hori relatou que, desde 2001, havia na Câmara dos Vereadores ciência das necessidades do município, citando que a cidade de Jaboticabal se encontra no entroncamento de duas grandes rodovias e os parques industriais locais estão com dificuldade de acessibilidade e sem visibilidade. “Com o novo parque industrial, teremos como satisfazer as necessidades do nosso empresariado. Com a licença ambiental prévia, estamos muito próximos de realizar este sonho”, disse. Ele informou que há 103 empresas cadastradas para se instalarem no novo parque industrial. Em complemento às informações do prefeito, Ferraro, da ACIAJA, ressaltou que a entidade há 76 anos vem cuidando dos interesses dos empresários e agora também do agronegócio, “lutando pelo desenvolvimento de Jaboticabal.”

O secretário Xico Graziano esclareceu que, após a emissão da licença prévia, uma etapa difícil, o processo vai para a CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), visando a emissão da Licença de Instalação. Se não houver imprevistos ou impedimentos, em 30 dias ocorre a expedição dessa licença. Com isso, explicou Graziano, é possível colocar as máquinas para as obras e, depois, obter a Licença de Ooperação. “No local, não haverá necessidade de supressão de vegetação nativa, por isso é uma obra fácil de licenciar”

O secretário comentou também que “a tendência do mundo empresarial hoje é a sustentabilidade. Nossa sociedade não está sendo sustentável, mas as empresas estão percebendo que, para isso mudar, é preciso alterar os processos produtivos. A Produção Mais Limpa é aquilo que move os empresários na dianteira das inovações tecnológicas. Vamos fazer com que este parque industrial seja exemplo para São Paulo e para o Brasil, de produção mais limpa, sem poluir o meio ambiente. Vamos verdejar este parque industrial e cobrar das empresas que lá se instalarem, que também sejam sustentáveis”.

Departamento de Responsabilidade Ambiental

A cidade de Sertãozinho ganhou, nesta sexta-feira, um novo órgão preocupado com os compromissos com o meio ambiente. Trata-se do Departamento de Responsabilidade Ambiental – DRA do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroalcooleiro e Energético. O evento de inauguração aconteceu no auditório do Centro Empresarial Zanini e contou com as presenças do prefeito municipal Zezinho Gimenes, do presidente da Câmara, José André Roberto Mazer, e do presidente do CEISE BR, Mário Garrefa, entre outros.

De acordo Garrefa, o DRA poderá certificar as empresas ambientalmente adequadas e também produzirá os diagnósticos ambientais dos seus associados. Ele tambem falou que a empresa que tiver a melhor qualidade ambiental receberá um selo de responsabilidade ambiental, que será entregue pelo secretário do Meio Ambiente.

Por seu lado, o prefeito Gimenes disse que “este é um compromisso de muita responsabilidade, visto que a questão ambiental não está presente apenas aqui, mas no mundo todo”. Ele fez questão de lembrar que o município de Sertãozinho cumpriu praticamente todos os itens do Projeto Município Verde: “Entregaremos em novembro a estação de tratamento de esgoto, que tratará 100% dos efluentes domésticos. Destinamos nosso lixo para um aterro adequado e temos um projeto de recuperação ambiental do antigo lixão. Plantamos cerca de 3 mil árvores e removemos as famílias das áreas de mata ciliar. Criamos uma guarda ambiental municipal totalmente equipada e estamos construindo um parque ecológico que possuirá uma escola municipal ambiental para as crianças do Ensino Fundamental”. Ele complementou, dizendo que a criação do DRA é de extrema importância para aqueles que exportam seus produtos “e para isso será preciso estar ecologicamente adequado”.

O secretário Xico Graziano afirmou que os empresários estão assumindo a agenda ambiental. “Àquilo que não dávamos muita importância no passado, adquiriu muito valor no presente e será essencial no futuro. A agenda ambiental não cabe só ao governo, mas às prefeituras, aos empresários e à sociedade. A revolução que o mundo precisa vem da mudança no processo produtivo e não só no marketing e na maquiagem ambiental”, enfatizou.

Referindo-se ao Projeto Município Verde, o secretário informou que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente já recebeu mais de 320 planos ambientais, incluindo os dos municípios de Sertãozinho e Barrinha. “Queremos com uma pedagogia de trabalho, forçando as ações. Não existe política mais importante do que a política ambiental. Em cada bacia hidrográfica, o município que tiver a maior nota ambiental, será premiado. Dos 38 municípios da Bacia do Mogi Guaçu, 18 têm zero por cento de tratamento de esgoto e isso não pode acontecer num Estado como São Paulo. Me comprometi com o governador José Serra que até 2010, 95% da carga poluidora do Estado será tratada. Para ter ação ambiental, é preciso ter gestão ambiental. É pela educação que se move o mundo e é com a educação ambiental que cumpriremos esta agenda”, finalizou.
Texto: Valéria Duarte Fotografia: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.