Panorama
 
 
 

POLÍCIA AMBIENTAL RECEBE REFORÇO DA SMA PARA COMBATER CRIME AMBIENTAL NA JURÉIA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2008

17/06/2008 - A fiscalização no Mosaico da Estação Ecológica de Juréia-Itatins será intensificada pela Polícia Militar Ambiental. O policiamento terá o reforço de mais viaturas e sobrevôos semanais de helicópteros. A medida visa coibir o que o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, classifica de “ousadia” de uns poucos criminosos ambientais que desmataram cerca de 1,2 hectare para plantar bananeiras, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Despraiado (RDSD), uma das unidades do Mosaico. Outra medida determinada pelo secretário é de que as bananeiras plantadas nas áreas desmatadas sejam destruídas imediatamente após a constatação do dano ambiental.

O secretário sobrevoou, hoje (17/06), o local onde os moradores da RDSD realizaram um “empate” para protestar contra o crime praticado no dia 6 passado e que não foi maior graças à intervenção dos guardas-parque que, alertados pelo som de motosserra, foram ao local. Os infratores fugiram antes da chegada da fiscalização, pois contavam com o serviço de um olheiro.

Parte da ousadia dos criminosos é estimulada por vácuos na legislação ambiental que permite que o infrator não seja preso de imediato, porque o crime é considerado de baixo potencial ofensivo. Quando condenados, cumprem penas alternativas, como o pagamento de cestas básicas para instituições de caridade. Para mudar essa situação, o secretário Xico Graziano já iniciou conversações com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, visando um endurecimento das ações contra crimes como o desmatamento em Unidades de Conservação.
Texto: AS Fotografia: Adriana Matoso e AS

+ Mais

Novo comandante assume policiamento ambiental do Litoral, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira

25/06/2008 - O novo comandante do 3º Batalhão de Policiamento Militar Ambiental, tenente-coronel PM Milton Sussumu Nomura, foi empossado nesta quarta-feira (25/06), no Guarujá. O comando foi passado pelo também tenente-coronel Antônio Carlos de Souza, em solenidade que contou com a presença do Comandante Geral da Polícia Ambiental, coronel Ronaldo Severo Ramos, e do secretário-adjunto estadual do Meio Ambiente, Pedro Ubiratan Escorel Azevedo, representando o secretário Xico Graziano.

O tenente-coronel Nomura assume o batalhão que comanda os 68 municípios do Litoral Paulista, Vale do Ribeira e Vale do Paraíba, uma região que abriga cerca de 70% das unidades de conservação de proteção integral do Estado. O 3º Batalhão possui um contingente de 650 policiais militares, sendo seu comando central no município do Guarujá e seus pelotões, em Registro, Santos, Caraguatatuba e Taubaté.

O compromisso deste corpo militar é a prevenção e repressão aos crimes ambientais, cabendo também ao comandante Nomura a implementação da nova estratégia de policiamento marítimo, com vistas ao combate à pesca predatória na costa paulista. Para tanto, contará com seis embarcações especialmente equipadas e próprias para atuarem em mar aberto.

Para o tenente-coronel Milton Nomura, o meio ambiente hoje é uma questão de polícia e a principal ferramenta para dar conta desta tarefa é o trabalho conjunto. “A parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente começou em 1949, quando o Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais ainda era ligado à Secretaria da Agricultura.

Mas na atual gestão esta parceria ganhou mais força, principalmente com os 21 Projetos Ambientais Estratégicos, especialmente o São Paulo Amigo da Amazônia e o Serra do Mar”, declarou.

Segundo Nomura, as quatro regiões de abrangência do 3º batalhão possuem características e pressões diferentes e, por isso, é preciso ter sensibilidade. “O coração da Mata Atlântica está aqui”, pontuou. Para Pedro Ubiratan, a tarefa assumida por Nomura não é fácil. “Esta região contempla o Parque Estadual da Serra do Mar e os Mosaicos de Jacupiranga e Juréia, as três maiores unidades de conservação do Estado”, lembrou. Segundo o secretário-adjunto, as tarefas são direcionadas àqueles capazes de cumpri-las “e o novo comandante está à altura do desafio assumido”.
Texto: Valéria Duarte Fotografia: José Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.