Panorama
 
 
 

SALÃO DO TURISMO 2008

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2008

Artesanato brasileiro é sucesso no 3º Salão do Turismo

São Paulo (21/06) – Nos três primeiros dias do 3º Salão do Turismo, as peças de artesanato comercializadas na Vitrine Brasil já somaram R$ 138,3 mil, com a venda de 6,8 mil produtos. Expositores e artesãos estão satisfeitos: “Nosso artesanato é muito bem aceito. Selecionamos produtos de qualidade, diferenciados e tradicionais”, disse Nathanael Carrera, um dos responsáveis pelo estande de artesanato de Alagoas. De acordo com Carrera, pelo menos 40% das mais de 1,2 mil tipos peças em exposição já foram vendidas. “Aqui o visitante encontra opções de cama, mesa, banho, vestuário e peças de decoração feitas com couro de peixe, palha, cerâmica, entre outros”. No estande de Alagoas, os preços variam de R$ 3 a R$ 600.

Outros estados que também venderam bem foram Minas Gerais e Amazonas. A coordenadora-geral da Vitrine Brasil, Lilia Tanner, concorda com a boa impressão do expositor. “Fizemos uma seleção criteriosa com o objetivo de trazer a São Paulo produtos de qualidade, e é por isso que o público está se surpreendendo com as peças”, disse ela, ressaltando que o produto artesanal representa a cultura de cada estado e agrega valor ao destino turístico. “É por isso que um atrativo como esse deve estar disponível em eventos turísticos”, concluiu Lilia Tanner, garantindo que todas as unidades da federação têm oportunidade de vender seus produtos no Salão.

Ainda na Vitrine Brasil, o visitante do 3º Salão do Turismo tem à disposição um espaço para acompanhar o processo de produção artesanal: o Saber Fazer. Maria da Conceição Macedo é artesã há mais de 10 anos e está satisfeita em poder divulgar seu trabalho. “Sou do Grupo de Bordado Ponto Corrente e estamos aqui com 11 bordadeiras. Por dia, eu finalizo uma peça e é bom ver o interesse das pessoas pela minha profissão”, disse. Além dos produtos feitos durante o Salão, o Grupo levou mais de 110 peças, que estão à venda no estande do Rio de Janeiro, onde os produtos vendidos custam, em média, R$ 30.

O Ministério do Turismo levou um artesão por unidade da federação para estar nesse espaço do Salão do Turismo. “Mas incluímos também artesãos trazidos por parceiros”, disse a coordenadora do Saber Fazer, Bruna Neiva. Nos três primeiros dias do evento, mais de 80 peças foram produzidas no Saber Fazer e estão à disposição na vitrine desse espaço.

+ Mais

Cartilha do turismo cinematográfico é lançada no Salão do Turismo

São Paulo, (22.06) – Foi lançada ontem (21.06), durante o Salão do Turismo 2008, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo, a cartilha do turismo cinematográfico. A idéia é ampliar as inserções do Brasil como provedor para locação de filmes, campanhas publicitárias, reality shows e outras produções do gênero. A cartilha tem como parceiros o Ministério do Turismo e a Dharma Filmes e Produções.

Foram produzidas cinco mil cartilhas que deverão ser enviadas para secretarias de turismo, conventions bureaux e distribuídas em eventos ligados ao turismo e ao cinema. Segundo a diretora–presidente da Dharma, Ana Cristina Costa e Silva, o objetivo desse trabalho é sensibilizar o trade turístico sobre como e quanto o turismo pode se beneficiar com a divulgação dos destinos do país no mundo do entretenimento. O filme “Coração Valente”, exemplificou, gerou um incremento de 300% nas terras altas da Escócia. “Quatro casamentos e um funeral” levou a três anos de lotação o hotel inglês The Crown. “O turismo cinematográfico gera resultados positivos para promoção do destino como também contribui para movimentar a economia de uma cidade e região”, avalia.

De acordo com o secretário Nacional de Políticas do Turismo, Aírton Pereira, o Brasil tem um grande potencial para desenvolver esse mercado, principalmente em virtude da variedade de locações, proporcionada pelo cenário de belezas naturais, clima, diversidade cultural e étnica, relativa capacidade técnica, parque tecnológico e infra-estrutura de produção. Esses dois últimos itens, segundo Ana Cristina Silva, precisam ser ampliados com o fortalecimento da indústria cinematográfica brasileira. No cenário internacional, o Brasil já é considerado como potencial concorrente dos destinos das produções audiovisuais, como Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá, França, Austrália e Reino Unido.

A Nova Zelândia, por exemplo, já se beneficia há décadas. Várias produções foram filmadas neste arquipélago, que tem quatro milhões de habitantes e tem, no turismo, a segunda fonte de recursos para movimentar a economia. Com a filmagem de 140 locações da trilogia do filme “O Senhor dos Anéis”, entre 1999 e 2003, foram gerados mais de 120 mil empregos e contribuiu para incrementar o turismo no País, que recebe cerca de 2,5 milhões de turistas.

Países como Austrália e África do Sul têm a isenção como parte da estratégia para atrair a recepção de produções audiovisuais. Segundo a presidente da Dharma Filmes, está sendo formada uma comissão interministerial brasileira para estudar medidas estratégicas como facilitação de vistos de trabalho, isenção fiscal, desembaraços aduaneiros para equipamentos de produções cinematográficas com o objetivo de ampliar a realização de locações de filmes em terras brasileiras.

+ Mais

Salão do Turismo debate campanha Rio 2016

São Paulo (22/06) - A candidatura da cidade do Rio de Janeiro como sede dos jogos olímpicos em 2016 foi o tema de abertura das palestras deste domingo, 22, do Núcleo do Conhecimento do 3º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. A conferência contou com a participação de diretor de relações internacionais do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Osório, e do secretário do Ministério do Esporte Ricardo Leyser.

Os palestrantes explicaram o funcionamento de todo o processo de candidatura, as bases da campanha do Rio de Janeiro e o impacto direto dos jogos no turismo local. "A motivação do Rio de Janeiro em organizar os jogos olímpicos está fundamentada na antecipação dos benefícios que virão com o evento. São muitas oportunidades em todos os setores da economia e, em especial, para o turismo, pois todo o processo é baseado na construção de imagem da cidade-candidata", explicou o executivo do COB.

A campanha do Rio de Janeiro foi embasada no conceito de que a capital fluminense pode agregar diversidade cultural e atrativos naturais à competição. Uma das propostas do Comitê Olímpico Brasileiro é que a maioria das provas esportivas seja realizada ao ar livre e nos locais considerados cartões-postais do turismo.

Segundo Ricardo Leyser, conferencista representante do Ministério do Esporte, a realização de uma olimpíada pressupõe a transformação social.Para muitas cidades, como Seul e Barcelona, sedes da competição em 1988 e 1992, respectivamente, os jogos olímpicos representaram uma importante força transformadora que permitiu a renovação de áreas mais carentes e a atualização do sistema de transportes. "O impacto para o Rio propõe a renovação da área portuária, a melhoria nos pontos de integração do transporte público e a aceleração de programas de meio ambiente prioritários e o desenvolvimento sustentável da cidade", completou.

O Rio de Janeiro está na lista oficial de finalistas da candidatura aos Jogos Olímpicos de 2016, pela primeira vez na sua história, e concorre com Chicago, Tóquio e Madri. As cidades finalistas deverão elaborar um dossiê de candidatura detalhado com todo o projeto olímpico, que será entregue ao Comitê Olímpico Internacional em fevereiro de 2009. Somente em outubro, na Dinamarca, será divulgada a cidade-sede dos jogos.

+ Mais

Salão 2008 se consolida como feira para consumidores

São Paulo (22/06) - O desafio proposto para o 3º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil era o de transformar o evento numa grande oportunidade para a comercialização de produtos e serviços turísticos ao público final. O secretário Nacional de Políticas do Ministério do Turismo, Airton Pereira, afirmou, hoje (22), que essa proposta foi cumprida. "As empresas presentes na Área de Comercialização se mostraram satisfeitas. A parte institucional ainda tem que se aperfeiçoar, mas ficou evidente para todos que o Salão tem viabilidade comercial e isso garante a continuidade do evento".

De acordo com o diretor de eventos da Alcântara Machado (organizadora oficial do Salão do Turismo e responsável pela Área de Comercialização), Eduardo Sanovicz, 72% dos expositores que vieram para o 3º Salão vender seus produtos já renovaram e ampliaram contratos para o Salão 2009. "Isso demonstra que as empresas aprovaram o novo formato e vêem boas perspectivas para a próxima edição do evento".

O secretário Airton Pereira divulgou ainda os resultados parciais do 3º Salão do Turismo. Até às 12h de ontem, o público visitante era de 60 mil pessoas; o artesanato e as jóias haviam somado R$ 258,8 mil em vendas; a agricultura familiar R$ 66,7 mil; e 2,4 mil pessoas haviam participado das palestras do Núcleo de Conhecimento.

Entre os números parciais, outros destaques foi a Rodada de Negócios, que resultou em expectativas de negócios para os próximos 12 meses da ordem de R$ 47,7 milhões em vendas e de R$ 24,3 milhões pelos compradores. "Essa terceira edição do Salão do Turismo funcionou como uma primeira experiência, pois estamos num novo momento, com mudanças no formato e em conceitos do evento", disse Airton Pereira.

Também foram divulgados números da Mostra Gastronômica. Até às 12h de ontem, foram vendidas 16,3 mil porções características das 27 Unidades da Federação. Outro dado ainda não fechado está relacionado ao atendimento ao público do Viaja Mais Melhor Idade: 2,3 mil idosos já receberam informações sobre esse programa do MTur dentro do Salão do Turismo.

Setor privado comemora vendas - A comercialização de pacotes turísticos para os vários destinos brasileiros surpreende as operadoras nacionais, agências de turismo e meios de hospedagem que participam do 3º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil. A gerente de vendas da CVC, na regional de São Paulo, Viviane Pio, assegura que as vendas, nessa edição do Salão, estão superando as expectativas. Ela atribui essa boa notícia à forma de como a feira foi montada, reservando área específica para a comercialização diferenciada dos produtos turísticos. Segundo ela, Ceará e Rio Grande do Norte disputam a ponta entre os destinos mais procurados.

+ Mais

Salão do Turismo: uma viagem pelo Brasil sem sair de São Paulo

São Paulo (20/06) - Para quem pretende viajar sem sair de São Paulo, o melhor destino é o Salão do Turismo 2008 – Roteiros do Brasil. O evento é um passeio pelo artesanato, danças típicas, sons e sabores de todas as regiões do Brasil. Durante este final de semana, os estandes vão apresentar programações variadas para ilustrar seus roteiros de viagem. São shows, vídeos e brincadeiras.

Para quem gosta de outro tipo de emoção, o estande dos esportes de aventura montou rapel, escaladas e até arvorismo, em um espaço de 15 metros, para entreter o visitante. Para os pais que pretendem aproveitar o final de semana para fazer compras de artesanatos e pacotes de viagens, há a opção de deixar os filhos com os monitores no Parque da Mônica.

Algumas opções para o fim de semana no Salão do Turismo

• O estande de Sergipe oferece aos visitantes degustação de tapioca com molho de camarão, carne de sol, charque castanhas de caju, queijo de coalho.
• O estande do Paraná apresenta o folclore e danças típicas da Polônia.
• O espaço da Bahia apresenta a baiana Negra Jho para fazer penteados afros e tererê e degustação de acarajé.
• Alagoas divulga o roteiro Lagoas e Mares do Sul com degustação de sequilhos feitos em formatos de conchas e das tradicionais cocadas da região.
• O estande da Paraíba apresenta a dança dos cangaceiros.
• Lançamento da Cartilha do Turismo Cinematográfico Brasileiro.
• No estande de Mato Grosso, haverá degustação de paçoca de pilão, farinha de carne seca batida, acompanhada com bebida típica mato-grossense feita à base gengibre e ervas afrodisíacas.
• Para ilustrar a apresentação do Roteiro Sertão do Paraíba e Cariri, os expositores vão oferecer queijo de cabra, mel, geléia de umbu, acompanhado de uréia de pau (bolo de fubá da região).
• O estado de Tocantins oferece aos visitantes uma degustação de bombons de buriti e doces de cupuaçu.

+ Mais

3º Salão do Turismo amplia oportunidade de negócios

São Paulo (19/06) – Operadoras nacionais, agências de turismo e meios de hospedagem têm uma ótima oportunidade de ampliar negócios. A quinta-feira foi o primeiro dia de encontros da Rodada de Negócios, um módulo da estrutura do 3º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. Os resultados parciais são animadores para o setor: foram realizados 401 encontros, que geraram, até agora, uma expectativa de R$ 77,2 milhões em negócios para o período de um ano. “É aqui que se firmam parcerias que podem virar negócios para o futuro”, explicou Jurema Monteiro, coordenadora da Rodada de Negócios Nacionais.

Essa aproximação é vista com bons olhos pelo setor. A gerente-financeira da Monte Roraima Turismo, Socorro Rodrigues, por exemplo, relatou que, de 37 encontros realizados por ela, 80% vão virar negócios. “Estou aqui com a missão de comprar um bom receptivo e hotel para a operadora. Encontrei boas opções e preços”, disse ela, ao garantir que pretende fechar negócio com operadoras de receptivo de Maceió, João Pessoa e Natal, além de hotéis em Tocantins e no interior do Rio de Janeiro.

A gerente de vendas da rede Pestana, Gabriela Vasconcellos, destacou a comodidade de ter compradores em potencial num único lugar. “Para mim, é mais viável vir a São Paulo para um encontro com 10 interessados do que fazer uma visita a um único comprador no Piauí, por exemplo, mesmo minha sede sendo lá do lado, em São Luís”, afirmou. Gabriela disse que conversou com uma operadora que quis reservar 20 apartamentos no hotel de São Luís. “O negócio é certo. Só vou passar para eles a cotação”, disse. No 3º Salão do Turismo, participam da Rodada de Negócios 46 operadoras, com possibilidade de fechar negócios com 196 meios de hospedagem e agências de turismo. Ao todo, foram 1.1000 agendamentos de encontros.

 
 

Fonte: Ministério do Turismo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.