Panorama
 
 
 

INSTALADA EM DRACENA AGÊNCIA AMBIENTAL UNIFICADA DO ESTADO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Julho de 2008

01/07/2008 - Foi inaugurada em Dracena, a mais nova Agência Ambiental Unificada do sistema de meio ambiente do Estado. O evento, realizado nesta terça-feira (1/7), contou com a presença do diretor de Controle de Poluição Ambiental da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambientel - CETESB, Otávio Okano, da coordenadora de Biodiversidade e Reservas Naturais, Helena Carrascosa, do prefeito de Panorama, José Milanez Jr, e do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Eduardo Basso.

Com a nova unidade, o município de Dracena contará com uma equipe da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental -CETESB, que vem somar à unidade já existente do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais – DEPRN. Os dois órgãos, subordinados à SMA, trabalharão de forma integrada em um único endereço, Rua Tomé de Souza, 438.

“A agência unificada de Dracena, vem atender uma demanda crescente da região, em função da expansão do setor produtivo de álcool e açúcar, passando a fazer um atendimento mais rápido na fiscalização e no licenciamento“, afirmou Otávio Okano.

A Agência, que se localiza na Bacia do Aguapeí/Peixe, atenderá 28 municípios: Adamantina, Alfredo Marcondes, Caiabu, Dracena, Emilianópolis, Flora Rica, Flórida Paulista, Inúbia Paulista, Irapuru, Junqueirópolis, Lucélia, Mariápolis, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Nova Independência, Osvaldo Cruz, Ouro Verde, Pacaembu, Panorama, Paulicéia, Pracinha, Ribeirão dos Índios, Sagres, Salmourão, Santa Mercedes, Santo Expedito, São João do Pau D´Alho e Tupi Paulista.

Com a junção das equipes ficam unificados os procedimentos de licenciamento das atividades e obras que impliquem na supressão de vegetação nativa e intervenção em áreas de preservação permanente – sob responsabilidade do DEPRN, com as atribuições de controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição – a cargo da CETESB.
Texto: Renato Alonso Fotografia: Pedro Calado

+ Mais

CETESB expande rede de monitoramento do ar

04/07/2008 - A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB, órgão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SMA, ampliou a sua rede de monitoramento da qualidade do ar na região noroeste do Estado, onde ocorre uma nítida expansão do agronegócio, inaugurando no último dia 3 de julho uma nova Estação Automática no município de Presidente Prudente.

O equipamento foi instalado dentro do Campus da Universidade Estadual Paulista – UNESP, situada à Rua Roberto Simonsen, 464. A estação medirá as concentrações de ozônio, de óxidos de nitrogênio e de partículas inaláveis, além dos seguintes parâmetros meteorológicos: direção e velocidade dos ventos, temperatura e umidade relativa do ar, pressão atmosférica e a radiação total e ultra - violeta.

Até o final de 2008 entrarão em operação mais sete estações, localizadas nos municípios de: Araçatuba, Araraquara, Jundiaí, Jaú, Piracicaba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Os investimentos para a ampliação do sistema operacional e expansão da rede de monitoramento são da ordem de R$ 7 milhões, oriundos do FECOP – Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição.

“Diante do crescimento do setor sucroalcooleiro na região noroeste do Estado, a CETESB toma a iniciativa de expandir sua rede de monitoramento pelo interior para melhor atender o trabalho de controle ambiental“, afirmou Fernando Rei, presidente da CETESB, ao inaugurar o novo equipamento na companhia do diretor de Engenharia Tecnologia e Qualidade Ambiental, Marcelo Minelli.

No ato, foi feito um agradecimento especial ao Professor José Tadeu Tommazelli, do departamento de Geografia da UNESP, por ceder a área onde o equipamento foi instalado. A Prefeitura de Presidente Prudente, por sua vez, foi representada no evento pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Fernando Luisário Gomes.
Texto: Wanda/Renato Fotografia: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.