Panorama
 
 
 

ZÔO RECEBE MORADOR DE PESO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Julho de 2008

A Fundação Zoobotânica do RS está trazendo para o Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul, um exemplar de elefante fêmea, vindo, sob forma de empréstimo, do Beto Carrero World (Santa Catarina). “Mila” tem 35 anos de idade, desembarca na segunda-feira (30), às 10h, no Zôo, e fará companhia à fêmea “Pink” – 39 anos - que já faz parte do acervo do Zôo.

O elefante (Elephas maximus) chega a viver 70 anos, pesa cerca de 5.000 kg, mede (comprimento do corpo) de 5,5 a 6,4 m e chega a uma altura de 2,5 a 3,0 m. Tem uma gestação de 607 a 641 dias, com uma 1 ou 2 crias por parto.

Na natureza se alimenta com vegetais e frutos e em zoológicos com pasto e ração herbívora. Habita selvas e planícies e tem uma distribuição geográfica na Índia, Birmânia, Tailândia, Estados malaios, Sumatra, Sri Lanka.

Algumas curiosidades:
- os elefantes podem detectar a presença de água a vários quilômetros de distância;
- sua boca é sensível também ao tato, sendo que as cerdas ao redor da região bucal podem igualmente ter a função tátil;
- passam a maior parte do dia preparando e comendo alimento, sendo que os adultos despendem de 18 a 20 horas diárias nessa atividade;
- possuem um curto período de sono, de 2 a 4 horas, e os mais velhos dormem freqüentemente de pé. O sono é usualmente interrompido em intervalos de 15 a 30 minutos, nos quais eles controlam os arredores, prevenindo-se de eventuais perigos;
- um elefante precisa beber de 70 a 90 litros de água por dia, e conseqüentemente expele uma quantidade expressiva de urina – de 10 a 14 vezes por dia.
- sua respiração é de apenas 20 vezes por minuto.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/FZB-RS

Fórum de Mudanças Climáticas promove reunião

O Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC), vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), realiza a sua terceira reunião ordinária nesta sexta-feira (04), a partir das 14 horas. O local é o auditório da Sema, no 11º andar do prédio (Rua Carlos Chagas, 55, centro).

Conforme a secretária executiva do FGMC, Ana Maria Cruzat, a reunião contará com dois convidados. A Drª Tânia Maria Sausen, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Aplicação de Geotecnologias em Desastres Naturais e Eventos Extremos (Geodesastres-Sul) do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais, localizado em Santa Maria, falará sobre a atuação do órgão. O advogado e membro da Comissão Especial de Relações Internacionais e Integração do Mercosul da OAB/RS, Eduardo Wendling enfocará as perspectivas para a implantação de um programa de redução de emissões no Rio Grande do Sul.

A reunião também prevê a conclusão de palestras programadas para o Workshop de Mudanças Climáticas, ocorrido durante a Semana Estadual do Meio Ambiente 2008. Na ocasião, devido ao tempo além do previsto tomado em torno de debates sobre os temas apresentados, alguns palestrantes, membros do FGMC, não conseguiram fazer suas exposições. Agora, o diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) da Secretaria de Saúde, Francisco Paz, falará sobre as mudanças do clima e os possíveis reflexos na saúde da população gaúcha e o pesquisador do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica, Dr. Glayson Bencke, mostrará alguns efeitos prováveis das mudanças climáticas sobre a biodiversidade do Rio Grande do Sul.

Ana Cruzat afirma que a reunião contribuirá para a elaboração de documento que identificará as lacunas e as demandas do Estado sobre mudanças climáticas, a fim de que sejam definidas as primeiras metas a serem atingidas pelo FGMC
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

Audiência pública discutirá revitalização do rio Pardinho

Na próxima segunda-feira (30), às 14h, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, acontecerá uma audiência pública sobre a revitalização do rio Pardinho, integrante da Bacia Hidrográfica do rio Pardo.

A convocação é feita pelo Ministério Público e o Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio da Agência Florestal de Santa Cruz do Sul, presta apoio na realização da audiência, distribuindo as notificações aos proprietários de terras que fazem divisa com o rio Pardinho.

A audiência prevê a explanação de levantamento técnico que elencou ações para a revitalização do curso d’água, entre elas a recuperação de mata ciliar, desassoreamento do leito do rio, correção de barrancas, saneamento em área urbana e educação ambiental. O levantamento técnico foi feito por comissão formada por representantes da Sema/Agência Santa Cruz, Fepam, Emater-RS, Corsan, Comitê Pardo, Unisc, Prefeitura de Santa Cruz do Sul e Instituto Latino-americano de Estudos Ambientais.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.