Panorama
 
 
 

INCRA INICIA TRABALHO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
NO ENTORNO DA BR-163

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2008

08/07/2008 - Uma grande operação do Incra, em parceria com o Exército, vai mapear e regularizar cerca de 3 mil imóveis rurais no entorno da BR-163, no sul do Pará. A operação começa nesta sexta-feira (11), às 10h, com o evento de lançamento no Mercado Popular Municipal de Novo Progresso (PA). O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e o presidente do Incra, Rolf Hackbart, além de altos oficiais do Exército Brasileiro, vão participar da cerimônia.

Até o final do ano, engenheiros, técnicos e topógrafos do Incra, com apoio dos militares, vão visitar cada uma das posses existentes em glebas dos municípios de Novo Progresso, Trairão, Itaituba e Altamira. A primeira fase é a do levantamento ocupacional. A seguir, os militares farão o georreferenciamento das posses. A última etapa é a vistoria rural.

As glebas da União a serem trabalhadas são Curuá, Curuaés, Gorotire, Cachimbo, Sumaúma, Leite, Imbauba e Jamanxim. No total, são 7,7 milhões de hectares.

Depois das fases de campo, começa o trabalho interno, de instrução processual e checagem das informações. Os títulos somente serão emitidos com parecer favorável do Comitê de Decisão Regional (CDR) da Superintendência Regional do Incra em Santarém.

A partir da regularização fundiária, com a terra devidamente legalizada, o posseiro poderá tirar empréstimo e aumentar sua produção. Tudo dentro da lei. Para a região, cortada verticalmente pela estrada BR-163, a regularização vai ajudar a combater os conflitos agrários, a grilagem de terras públicas e o desmatamento ilegal.

O Incra está orientando os detentores de terra da região para que providenciem a documentação e conversem com os vizinhos. A idéia é adiantar a solução de eventuais conflitos por limites entre as posses. Isso vai ser importante na hora de regularizar.

+ Mais

Fórum discute produtos da sociobiodiversidade em SP

07/07/2008 - Para discutir o conceito de produtos da sociobiodiversidade e articular junto ao setor empresarial a sua integração na Estratégia Nacional para Promoção dos Produtos da Sociobiodiversidade, os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), Meio Ambiente (MMA) e Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), promovem nesta terça-feira (8) o fórum Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade: Desafios e Oportunidades – Um Diálogo com o Setor Empresarial.

O encontro será realizado na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo (SP). O MDA será representando pelo diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Arnoldo de Campos.

A Estratégia Nacional foi concebida para identificar as principais lacunas, fragilidades e vantagens competitivas da sociobiodiversidade. Este processo tem como objetivo a elaboração do Plano Nacional para Promoção dos Produtos da Sociobiodiversidade (PNPSB). A etapa de consulta foi realizada entre setembro de 2007 e junho de 2008 com sete seminários regionais em todos os biomas do País e ampla participação dos atores envolvidos. As contribuições serão sistematizadas e incorporadas ao PNPSB que será pactuado no Seminário Nacional, de 15 a 18 de julho, em Brasília (DF).

 
 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.