Panorama
 
 
 

BRASIL ASSUME PRESIDÊNCIA DA INICIATIVA LATINO-AMERICANA CONTRA DESERTIFICAÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2008

14/07/2008 - Daniela Mendes - O Brasil presidirá por dois anos a Iniciativa Latino-Americana de Ciência e Tecnologia de Combate à Desertificação. A decisão foi tomada durante a primeira reunião da Iniciativa, realizada entre os dias 7 e 9 de julho, em Salvador, que reuniu pesquisadores de 23 países latino-americanos e do Caribe para apresentar e discutir tecnologias de combate à desertificação.

No evento ficou definido que a Iniciativa Latino-Americana será a instância de decisão sobre ciência e tecnologia na região e servirá de instrumento para implementação da Convenção das Nações Unidas para Combate à Desertificação (UNCCD, sigla em inglês).

Um segundo encontro já está previsto para o primeiro semestre de 2009, em Mendonza, na Argentina. No entanto, em novembro, os resultados de Salvador serão apresentados em CD e livro na reunião do CRIC (Comitê de Revisão da Implementação da UNCCD), em Istambul, na Turquia.

A proposta dessa Iniciativa, além de mobilizar e articular a comunidade científica latino-americana, é conhecer as pesquisas geradas, as tecnologias e experiências que estão sendo usadas para melhorar a formulação e implementação de estratégias e políticas públicas de combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca nesses países.

O encontro foi organizado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o governo do estado da Bahia, da Universidade Federal da Bahia e da UNCCD. Participaram representantes de países como o Panamá, Cuba, República Dominicana, México, Guatemala, Honduras, Chile, Argentina, entre outros, além de especialistas da Alemanha, França e Estados Unidos.

+ Mais

Serviço Florestal inicia consultas sobre Flona de Saracá-Taquera e Paof

14/07/2008 - Começam nesta terça-feira (15) as consultas à população sobre a minuta do edital da licitação para concessão na Floresta Nacional de Saracá-Taquera, no Pará. Serão três audiências públicas em três municípios do noroeste do Pará: Terra Santa (15); Faro (16); e Oriximiná (18).

Haverá ainda reuniões técnicas para apresentar e debater o conteúdo do pré-edital com representantes da sociedade civil, órgãos governamentais e especialistas ligados à área ambiental, empresarial e trabalhista. A primeira reunião foi realizada ontem (14) em Porto de Trombetas. Nesta terça-feira (15) ocorre em Santarém e no dia 17 de julho, em Belém. Os eventos são promovidos pelo Serviço Florestal Brasileiro.

Paof - Também iniciam na terça-feira (15) as audiências para consultas públicas sobre o conteúdo do Plano Anual de Outorga Florestal (Paof) 2009, nos estados de Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Acre e Rondônia. O Paof é um instrumento da Lei de Gestão de Florestas Públicas que indica as atividades de gestão florestal para o próximo ano.

Os estados foram escolhidos por possuírem florestas públicas federais com áreas passives de concessão em 2009, sendo assim, o Serviço Florestal quer ouvir a população dessas regiões para adequar o conteúdo do documento, que está disponível desde o dia 26 de junho.

As contribuições recebidas durante as reuniões serão analisadas pela equipe do Serviço Florestal Brasileiro e pela da Comissão de Gestão de Florestas Públicas (CGFLOP). Quem não puder participar das consultas públicas, também poderá se manifestar até o dia 25 de julho, enviando um email para planejamento@florestal.gov.br. O Paof definitivo deverá ser publicado em 31 de julho e vai valer para as ações de 2009.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.