Panorama
 
 
 

RS É REFERÊNCIA NO LICENCIAMENTO DE IMPACTO LOCAL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Julho de 2008

(17/07/2008) Mais dois municípios gaúchos estão qualificados ao licenciamento ambiental das atividades com impacto local: Sinimbu, com 10.207 habitantes, no Vale do Rio Pardo, e Ernestina, que tem população de 3.009 habitantes e está localizado na microregião de Passo Fundo. Agora são 197 municípios aptos a emitir licenças ambientais.

Os novos processos para a gestão ambiental local foram aprovados em reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), ocorrida nesta quinta-feira (17). O Secretário Estadual do Meio Ambiente e presidente do Consema, Otaviano Moraes, conduziu a reunião.

Também foi apresentado relatório da situação atual do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA/RS) da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que mobiliza e orienta os municípios para assumirem o licenciamento local. Conforme o coordenador do SIGA/RS, Niro Afonso Pieper, os 197 municípios qualificados para o licenciamento atingem 70% da população do Rio Grande do Sul. “Hoje há 94 processos em andamento no SIGA e somente 205 municípios, do total de 496 do Estado, não deram entrada no Sistema”, relatou Pieper. Segundo dados apresentados por ele, até o momento, no conjunto de 150 municípios foram computadas quase 20 mil licenças de impacto local.

A reunião do Consema contou com a presença de representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que estão no Estado buscando informações sobre a sistemática do SIGA como exemplificação ao País. “O RS é referência não só por ser o primeiro Estado a descentralizar o licenciamento, mas também pela qualidade do trabalho e pelo número de municípios que estão licenciando”, afirmou a assessora do Diretor de Licenciamento do MMA, Lúcia Moreira Oliveira. Estavam com ela, a assistente do Departamento de Informações, Mônica Guedes Moraes, e Jorge Yoshio Hiodo da Política de Gerenciamento Ambiental.

Confira a situação do licenciamento local:

POPULAÇÃO/mil habitantes - Nº de MUNICÍPIOS
Até 5.000 - 75
5.000 – 25.000 - 68
25.000 – 50.000 - 18
50.000 – 100.000 - 19
Acima de 100.000 - 15
TOTAL:195
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Otaviano Moraes recebe reivindicação de produtores de suínos e aves

(16/07/2008) O secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes recebeu nesta quarta-feira (16) comissão de lideranças de produtores rurais acompanhados pelo deputado Jerônimo Goergen para avaliar os novos critérios de ressarcimento dos custos de licenciamento ambiental. Foi criada uma comissão que irá trabalhar junto à cadeia produtiva visando apresentar sugestões para readequação de alguns parâmetros considerados inadequados.

Esta comissão irá realizar estudos através da simulação de informações buscando consenso, sendo que este estudo deverá ser apresentado em reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA) em agosto próximo.

Para o deputado Jerônimo Goergen, “mais uma vez o governo Yeda Crusius demonstra sensibilidade no que se refere à interação entre a conservação ambiental e o desenvolvimento, buscando medidas que viabilizem a sustentabilidade”.

Participaram da reunião a diretora-presidente da Fepam, Ana Maria Pellini; o diretor-executivo do Sindicato da Indústria de Produtores Suínos, Rogério Kerber; o presidente da Associação dos Criadores de Suínos do RS, Valdeci Luiz Folador, e representantes da Associação Gaúcha de Avicultura.
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.