Panorama
 
 
 

LEI DE CRIMES AMBIENTAIS FICA MAIS RÍGIDA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2008

23 de Julho de 2008 - Da Agência Brasil - Brasília - A edição de hoje (23) do Diário Oficial da União traz publicado o Decreto n.º 6.514 que torna mais rígida a Lei dos Crimes Ambientais.

A partir de agora, de acordo com o texto, haverá apenas duas instâncias para recorrer de multas por crimes ambientais. Antes eram quatro. A expectativa do governo é de que a mudança reduza o tempo de tramitação administrativa dos processos de quatro anos para quatro meses.

A alteração na lei também dará ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) prerrogativa, semelhante a da Receita Federal, de levar a leilão os bens apreendidos.

A norma também endurece as regras para infratores ambientais reincidentes além de prever a cassação de licenças e multas para quem não cumprir embargos determinados por órgãos ambientais.

+ Mais

Presidente assina decreto que torna Lei de Crimes Ambientais mais rígida

22 de Julho de 2008 - Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acabou de assinar o decreto que modifica a Lei de Crimes Ambientais. A principal mudança é a redução do número de instâncias de recursos de multas por crimes ambientais: de quatro para duas instâncias. Isso deve reduzir o tempo de tramitação administrativa dos processos de quatro anos para quatro meses, de acordo com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

“Vai acabar a moleza. Não vai ter colher de chá para os infratores”, disse Minc.

A mudança na lei também dará ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) prerrogativa, semelhante a da Receita Federal, de perdimento dos bens apreendidos, ou seja, os bens poderão ser leiloados.

O decreto também endurece as regras para infratores ambientais reincidentes além de prever a cassação de licenças e multas para quem não cumprir embargos determinados por órgãos ambientais.

O presidente também assinou decreto que cria a Guarda Ambiental Nacional e o Corpo de Guardas Parque. As duas instituições, em parceria com os estados, deverão cuidar da proteção e prevenção de crimes ambientais em unidades de conservação.

+ Mais

Governo regulamenta Lei de Crimes Ambientais

22 de Julho de 2008 - Agência Brasil - Brasília - A regulamentação da Lei de Crimes Ambientais será assinada hoje (22) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Será às 15h, durante a inauguração do Centro de Triagem de Animais Silvestres da Floresta Nacional de Brasília, no entroncamento das rodovias BR-070 e DF-001.

O governo lança, na mesma solenidade, o Programa Nacional de Segurança Ambiental e cria o Corpo de Guarda-Parque e a Guarda Nacional Ambiental.

Os centros de Triagem de Animais Silvestres são dotados de sala para receber animais apreendidos, área de quarentena para acomodação e recuperação e viveiros de reabilitação. Eles permitem o desenvolvimento de pesquisas e o aperfeiçoamento técnico por meio de parcerias com as universidades.

De acordo com o Ibama, são apreendidos, em média, 45 mil animais silvestres por ano em todo o país. As aves representam a maior parte dos animais traficados. Em segundo lugar vêm os répteis, seguidos pelos mamíferos.

+ Mais

Estados vão ter Núcleos de Licenciamento Ambiental

18 de Julho de 2008 - Da Agência Brasil - Brasília - As superintendências estaduais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) vão ter Núcleos de Licenciamento Ambiental (NLA) a partir de agora. O Diário Oficial da União de hoje (18) traz publicada a Portaria n.º 21, que cria os setores, vinculados tecnicamente às Diretorias de Licenciamento Ambiental.

Segundo o texto, “as equipes técnicas dos núcleos deverão ser compostas por técnicos de nível superior com formação para atuar nos meios biótico, físico e socioeconômico. Os técnicos serão nomeados por Ordem de Serviço do Diretor de Licenciamento Ambiental, com base no seu perfil profissional”.


Além disso, caberá aos núcleos tratar dos processos de impacto pouco significativo. A medida, de acordo com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, possibilitará que o ministério se concentre na análise dos processos referentes aos grandes projetos. “Vamos nos concentrar nos grandes empreendimentos”, disse Minc ontem, durante a solenidade de assinatura da portaria.

+ Mais

Ibama cria sistema informatizado para gerenciar licenciamentos ambientais

18 de Julho de 2008 - Da Agência Brasil - Brasília - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) vai gerenciar eletronicamente os pedidos de licenciamento ambiental, com a criação do Sistema Informatizado do Licenciamento Ambiental (SisLic). O programa deve estar em operação em 60 dias.

De acordo com a Instrução Normativa n.º 183, publicada na edição de hoje (18) do Diário Oficial da União, o SisLic é estruturado para acompanhar processos, estudos e prazos, além de gerar documentos, licenças e boletos.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, assinou ontem a portaria (17) para dar mais agilidade aos processos de licenciamento ambiental. Assim, o governo espera reduzir para uma média de 13 meses, o trâmite processual que atualmente varia entre 21 e 37 meses.

“Agilizar não significa tornar as normas mais flexíveis. Queremos reduzir os prazos e aumentar o rigor”, disse ontem o ministro, durante a solenidade de assinatura da norma.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.