Panorama
 
 
 

IBAMA GOIÁS DESTINA ANIMAIS SILVESTRES APREENDIDOS PARA ZOOLÓGICOS E MAIS...

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2008

Goiânia (04/07/2008) - O Centro de Triagem de Animais Silvestres - Cetas do Ibama em Goiás realizou esta semana a destinação de 83 animais silvestres para zoológicos. 49 animais foram encaminhados para o zoológico de Rio Quente-GO e 34 para zoológico de Gramado-RS. O encaminhamento aos zoológicos é a seqüência do trabalho de quarentena de animais silvestres apreendidos pela fiscalização, resgatados ou entregues voluntariamente ao Ibama em Goiás.

Para o Zôo Florest Park Ltda de Rio Quente-GO, entre os 49 animais destinados incluem-se seis Papagaios Verdadeiros, seis Papagaios do Mangue, oito Araras Canindé, quatro Maritacas, quatro Periquitos Verdes, quatro Galo de Campina, quatro Pombas de Asa Branca e outras aves. Este zoológico ainda não está aberto à visitação, assim os animais terão um período de adaptação e aclimatação.

Entre os 22 espécimes que foram para o zoológico de Gramado há uma Onça Parda, quatro Tamanduás-bandeira, um Tamanduá-mirim, dez Micos Estrela/Sagüis, um Ouriço-cacheiro, três Galos da Campina, dois Tucanos, oito Araras, três Pombas de Coleira e um Jacaré. Junto a estes, o Parque Zoológico de Goiânia destinou mais três animais para Gramado, um Lobo Guará, uma Onça Parda e um Tucano.
Mirza Nóbrega
Ascom/Ibama/GO

+ Mais

Ibama do Piauí recebe carro adaptado para transporte de animais

Teresina (05/08/08) - A Superintendência do Ibama no Piauí conta, a partir de agora, com um veículo especial que possibilitará o transporte apropriado dos animais silvestres, resgatados ou apreendidos pela fiscalização do Órgão. O automóvel, estilo furgão, equipará o Centro de Triagem de Animais Silvestres -Cetas.

Mais 21 automóveis foram distribuídos pelo Ibama sede para outras unidades no país, resultado de recursos oriundos de emendas parlamentares da Comissão de Meio Ambiente.

O carro tem em seu compartimento traseiro isolamento termo acústico, ar condicionado, revestimento interno em material lavável e drenos que facilitam o escoamento de líquidos, propiciando boa higienização.

Segundo o analista ambiental José Lacerda da Luz, responsável pelo Cetas no Piauí, essas características evitam estresse para os animais durante o transporte. A aquisição do veículo faz parte do Projeto Cetas Brasil, que visa dotar o Ibama de unidades adequadas para a triagem, manutenção, reabilitação e destinação de animais silvestres, fortalecendo a atuação do Centro.
Cíntia Lucas
Ascom/Ibama/PI

+ Mais

Animais silvestres atropelados passam por cirurgia em Goiás

Goiânia (04/08/2008) - O Cetas/GO recebeu esta semana dois animais ameaçados de extinção vítimas de atropelamento, um Lobo Guará e um Tamanduá-bandeira, que tiveram que ser submetidos à cirurgia. O Lobo Guará foi atropelado na GO-010, km 12, bem próximo a Goiânia e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros. No lobo, devido a fraturas, foi necessária a colocação de uma placa e parafusos. O animal ainda será submetido a mais duas cirurgias para tratamento de uma luxação e deslocamento do osso da pata.

O Tamanduá-bandeira foi atropelado por um trator no município de Formoso/GO e tratado previamente por uma estudante de medicina veterinária que resgatou o animal e entrou em contato com o Ibama-GO. O animal recebeu quatro placas e quase trinta parafusos.

Somente para a compra das placas e parafusos necessários o Ibama destinou R$ 2 mil reais. O restante do material utilizado nas cirurgias foi doado pela Faculdade Latino Americana (FLA/Anápolis-GO) que também realizou os procedimentos cirúrgicos sem custo adicional, através de uma parceria firmada entre as instituições.

Os animais estão se recuperando e se alimentam normalmente, o que demonstra que há possibilidades de retornarem à natureza. Esses atropelamentos acusam a necessidade de campanhas de educação ambiental e educação no trânsito em nosso estado, que conta com uma rica biodiversidade, incluindo várias espécies ameaçadas de extinção.
Mirza Nóbrega
Ascom/Ibama/GO

+ Mais

Ibama apreende animais em Pernambuco

Recife (04/08/08) - O Ibama está intensificando o trabalho de combate ao tráfico de animais em Pernambuco. Hoje o Instituto apresentou o resultado das atividades da Equipe de Fiscalização realizadas no final de semana.

Os fiscais apreenderam 130 animais, sendo 125 aves silvestres, duas aves exóticas e três jabutis. Os animais estavam sendo comercializados na feira livre da cidade de Garanhuns, há 230 quilômetros do Recife, na Região do Agreste do Estado.

O Ibama autuou em flagrante quatro traficantes, que foram levados para a delegacia do município. Eles pagarão multa de R$ 6 mil reais e responderão por Crime Ambiental.

Os infratores podem ser condenados a uma pena que varia de seis meses a um ano de prisão. Ao todo 13 fiscais trabalharam na operação denominada “Cidade Livre do Tráfico”.
Ana Clara Marinho
Ascom/Ibama/PE

+ Mais

Cadastro de criadores amadoristas está suspenso por 30 dias

Brasília (04/08/2008) - O cadastro de novos criadores amadoristas no Ibama está suspenso por 30 dias, conforme Portaria Normativa nº 22, assinada pelo presidente do instituto, Roberto Messias Franco no último dia 29 de julho. Antes do dia 30 de agosto, nenhum novo criador conseguirá se cadastrar.

Os criadores que já estão cadastrados devem atualizar seus dados na unidade do Ibama de sua jurisdição, no mês do seu aniversário, até dezoito meses a partir de 02 de maio de 2007, quando foi publicada a IN 161 que dispõe sobre a proteção à fauna e dá outras providências. Ela está em conformidade com as proposições apresentadas pela Diretoria de Fauna e Recursos Pesqueiros. Os demais dispositivos constantes na IN 161 ficam mantidos.
Verbena Fé
Ascom/Ibama

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.