Panorama
 
 
 

LEILÃO DE BOIS APREENDIDOS PELO IBAMA NA TERRA DO MEIO É REMARCADO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2008

Brasília (04/08/2008) - O Ibama definiu junto com a Conab nova data para o leilão do gado apreendido na Estação Ecológica da Terra do Meio, no Pará, o leilão foi remarcado para o dia 12 de agosto. A data anterior era o dia 5 de agosto, amanhã.

A remarcação da data se deve à espera pela apreciação do pedido de reconsideração feito ao Tribunal Regional Federal da 1ª região pela Procuradoria do Ibama, com relação a duas liminares concedidas ao Sr Lourival Novaes Medrado dos Santos, uma suspendendo o perdimento do rebanho e a outra estabelecendo valor do lance mínimo.
Mais informações na matéria: Procuradoria

+ Mais

Procuradoria pede ao TRF reconsideração de liminares sobre bois piratas

Brasília (01/08/2008) - A Procuradoria do Ibama entrou ontem à tarde com pedido de reconsideração de duas liminares concedidas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região ao fazendeiro Lourival Novaes Medrado Santos, proprietário dos bois apreendidos dentro da Estação Ecológica da Terra do Meio, em Altamira no Pará. O desembargador Souza Prudente analisará o pedido.

No documento, a Procuradoria informa que a “imediata cessação do dano ambiental só pode ser efetivada mediante a retirada do rebanho bovino de dentro da Estação Ecológica Terra do Meio, providência esta que foi há mais de um ano e meio ordenada judicialmente ao infrator”. Menciona ainda que não restou outra saída ao Poder Judiciário senão a decretação do perdimento dos bens diante do descumprimento reiterado das decisões judiciais por parte do fazendeiro.

Em 6 de junho, cumprindo determinação da Justiça Federal em Altamira, o Ibama apreendeu os bois; e tenta vendê-los em leilão para doar o dinheiro apurado ao Fome Zero. Apesar de aparecerem interessados, ninguém fez oferta nos três leilões que já ocorreram. O próximo leilão está marcado para terça-feira (05/08), quando serão oferecidas 3.046 reses.

Liminares

Desde a Operação Boi Pirata em que os animais foram apreendidos, o fazendeiro tenta reverter a decisão e conseguiu no TRF duas liminares. A primeira manteve o leilão para a venda dos bois, mas suspendeu o perdimento do rebanho que havia sido decretado pela Justiça Federal em Altamira. Assim, o Ibama pode leiloar o gado, mas terá de depositar judicialmente o valor até a sentença. A segunda liminar vetou o deságio de 60% para o terceiro leilão e determinou que o lance mínimo não fosse inferior aos R$ 3,151 milhões fixados para o leilão anterior.

O Ibama ajustou o valor do lance mínimo para o terceiro leilão, depois de constatar que o preço inicial estava superestimado devido à localização do gado e à queda abrupta do preço do boi em São Félix do Xingu depois da Operação Boi Pirata. No recurso ao TRF, a Procuradoria argumenta que “insistir nas tentativas de alienar o gado apreendido a um preço completamente inflacionado é o mesmo que tornar inócua a própria decisão que autorizou a realização do leilão, já que, por óbvio, jamais aparecerão compradores”.
Sandra Sato
Christian Dietrich
Ascom/Ibama

+ Mais

O ator Wagner Moura estrela campanha do Ibama

(Brasília - 08/08/08) Em clima descontraído, o ator Wagner Moura gravou, na última quarta-feira, 06/06/08, a locução do filme de divulgação da campanha Guardiões da Amazônia, do Ibama. O ator tem alguns projetos futuros relacionados à Amazônia e considera importante a iniciativa de sensibilizar a população sobre o desmatamento ilegal. “É preciso conscientizar para que a população tenha um consumo sustentável”, analisa.

O filme da campanha foi produzido pela agência de Quê Comunicação em parceria com a produtora de áudio Professor Pardal, no Rio de Janeiro.

Wagner Moura fez o jovem Juscelino Kubitschek na minissérie JK, da Rede Globo, e Capitão Nascimento, no filme Tropa de Elite. Atualmente, está em cartaz com a peça Hamlet, em São Paulo. O ator não cobrou cachê pela sua atuação no filme da campanha.
Tassila Kirsten e Luis Lopes
Ascom Ibama Sede

+ Mais

Ibama seleciona as duas primeiras turmas de brigadistas do Prevfogo/Ibama no Pará

Belém (08/08/08) - Na tarde de hoje, a Superintendência do Ibama no Pará conclui a seleção da segunda turma de brigadistas no estado. O município contemplado foi Moju, a 65 km da capital, onde 31 combatentes estão sendo escolhidos por uma equipe de analistas e técnicos ambientais do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais - Prevfogo/Ibama no Pará, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do município.

Nesta semana, a equipe do Prevfogo também selecionou uma turma de brigadistas no município de Tailândia, nordeste paraense. Foram realizados dois testes para os candidatos. Um foi de aptidão física, em que cada candidato teve que andar 2.400 metros com uma bomba costal contendo 20 litros de água.

Já o segundo, THUFA, Teste de Habilidade e Utilização de Ferramentas Agrícolas foi um teste em que os candidatos tiveram que capinar e rastelar uma área de 15m² que deveria ser realizado em no máximo 20 minutos. Eles também ganham nota de 0 a 5 pontos pela qualidade do serviço.

Em Tailândia, foram 96 inscritos para concorrer as 31 vagas disponíveis. São 24 vagas para brigadistas de combate à incêndio florestal, seis para chefes de brigadas e um para gerente municipal de fogo.

De acordo com o coordenador estadual do Prevfogo/Ibama, Antonio Baldehamas, na próxima semana, haverá seleção de brigadistas no município de Paragominas. “Mais 31 pessoas serão selecionadas, mediante aprovação nos dois testes. E nas demais semanas, selecionaremos mais brigadistas nos outros seis municípios escolhidos no Pará”, afirma.

A contratação dos brigadistas ambientais será no dia 1º de setembro. E, excepcionalmente, no dia 18 de agosto, será contratada a turma selecionada em Tailândia.
Luciana Almeida
Ascom/Ibama/PA

+ Mais

Ibama sedia reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas

Brasília (07/08/2008) - O Ibama/Sede sediou ontem em seu auditório a reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, promovido pela Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental (SMCQA), ligada do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e pelo Fórum Brasileiro de Organizações Não-Governamentais e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Fboms).

O fórum tem como objetivo discutir as estratégias e diretrizes para o lançamento do Plano Nacional sobre Mudanças Climáticas, marcado para o dia 22 de setembro de 2008, com as entidades civis e organizações não-governamentais (ONGs) ligadas ao meio ambiente e sociedade brasileira.

Em sua apresentação, o coordenador do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luiz Pinguelli Rosa, que também dirige o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), afirmou que “a eficiência energética permitirá a redução da emissão dos gases poluentes”. Também reafirmou que o principal causador da emissão de gases é o desmatamento ambiental.

O diretor de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Ruy de Góes Leite de Barros, fez apresentação da estratégia traçada para o Plano Nacional sobre Mudanças do Clima que visa, entre outros, sistematizar ações já existentes para enfrentar o problema de mudanças climáticas.

O plano prevê reduções nos índices de emissão de gases poluentes à atmosfera. Os alvos, no primeiro momento, são os setores de energia, transporte, indústria, biocombustíveis, resíduos, construção civil, agronegócios, fabricação de cimento, siderurgia, mineração, petróleo e gás. Outra meta é promover mudanças na utilização dos recursos ambientais, como promover o reflorestamento de áreas desmatadas, reduzir os índices de desmatamento provocados pela agricultura e pela pecuária, que é apontada como principal responsável pela emissão de gases poluentes à atmosfera.

O Plano Nacional de Mudanças Climáticas foi criado para atender ao Decreto nº 6263, de novembro de 2007, que instituiu o Comitê Interministerial sobre Mudanças Climáticas (CIM).
José Vitor Barbosa
Ibama/Sede

+ Mais

Ibama discute plano de gestão da pesca no Complexo Lagunar Sul de Santa Catarina

Florianópolis (08/08/2008) - O Ibama/SC e o Centro de Pesquisa e Gestão dos Recursos Pesqueiros Lagunares e Estuarinos (Ceperg)/ICMBio promoveram reunirão em Florianópolis, quinta-feira (07), visando ao ordenamento da pesca no Complexo Lagunar Sul de Santa Catarina.

O Ceperg entra com um estudo desenvolvido desde o ano de 1993 sobre o tema na região e o Ibama/SC, com a execução de tarefas prioritárias para a consecução do ordenamento, como balizamento das áreas de pesca, fortalecimento da fiscalização e reestruturação do Escritório Regional do Ibama em Laguna, além de envidar esforços junto à Coordenação Geral de Autorização de Uso e Gestão de Fauna e Recursos Pesqueiros para que a norma de ordenamento proposto seja publicada no menor prazo possível.

As instituições participantes são as seguintes: Ministério da Pesca, Ibama, ICMBio, Polícia Militar Ambiental/SC, Secretaria de Pesca do Município de Laguna, Colônias de Pesca de Jaguaruna, Imbituba,e Laguna, Pastoral da Pesca, Associação dos Pescadores de Passagem da Barra/Laguna e Conselhos de Representantes das Comunidades Pesqueiras.
Badaró Ferrari
Ascom Ibama/SC

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.