Panorama
 
 
 

MARRECA É O BICHO DO MÊS NO ZÔO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Agosto de 2008

(01/08/2008) Dando continuidade ao Projeto a Hora do Bicho, a Fundação Zoobotânica do RS divulga a marreca-piadeira ou irerê, espécie selecionada para o mês de agosto. Este projeto apoia a campanha de coleta seletiva do lixo, realizada no Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul. Faz parte da campanha a distribuição de bótons, volantes informativos e banners de divulgação.

Em sua quarta edição, a Hora do Bicho divulga as aves brasileiras que fazem parte do acervo do Zoológico. Nas três primeiras edições o projeto divulgou, respectivamente, a fauna nativa do RS, brasileira e africana, todas ameaçadas de extinção.

Maiores informações poderão ser obtidas no Parque Zoológico, Setor de Educação Ambiental, pelo telefone 51.3474.1499 e no site da FZB-RS www.fzb.rs.gov.br.

Espécie: Dendrocygna viduata
Família: Anatidae
Ordem: Anseriformes
Alimentação: vegetais e invertebrados aquáticos
Habitat: banhados e lagos
Distribuição: América do Sul, Central e África.

Na natureza:
Muito abundante no Rio Grande do Sul, essa espécie possui pernas e pescoço compridos, com plumagem marrom e negra, e cara branca, Pode ser encontrada à beira de açudes ou banhados, às vezes aos milhares. Faz ninho no chão ou, menos freqüente, em árvores, pondo ovos em grande quantidade.

No Zôo:
Habita vários lagos e barragens, convivendo com patos, cisnes e outras aves aquáticas. Apresenta um assobio agudo e rápido de três sílabas. Frequentemente assobia em vôo..Na época de reprodução, são vistas em casais em vez de aos bandos, comuns durante a maior parte do ano.

Situação atual:
Beneficia-se com o cultivo em larga escala de arroz

Aves Brasileiras
O Projeto A HORA DO BICHO iniciou em 2004, em apoio à coleta seletiva do lixo. Na 1ª e 2ª edições divulgamos espécies nativas e brasileiras ameaçadas de extinção, na 3ª edição, apresentamos espécies africanas, também ameaçadas de extinção, e agora, na 4ª edição, serão divulgadas AVES BRASILEIRAS que fazem parte do acervo do Parque Zoológico.

A série será composta pelas seguintes espécies: flamingo (outubro), papagaio-verdadeiro (novembro), gralha-picaça (dezembro), seriema (janeiro), tucano-de-peito-branco (fevereiro), ema (março), tucano-de-bico-verde (abril), cisne-de-pescoço-preto (maio), caturrita (junho), capororoca (julho), marreca-piadeira (agosto), arara-azul-e-amarela (setembro).
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
Fundação Zoobotânica do RS

+ Mais

Otaviano Moraes faz balanço de sua gestão na Federasul

(06/08/2008) O secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes confirmou nesta quarta-feira (06), durante o almoço mensal “Ta na Mesa” da Federasul, que a governadora Yeda Crusius deve anunciar na próxima semana o Programa de Licenciamento pelo Projeto Rural que irá beneficiar o pequeno produtor no licenciamento de sua atividade. Também revelou a contratação até 2009, através de concurso público, de 120 profissionais entre técnicos ambientais, guarda-parques e pessoal administrativo para a Secretaria, além do concurso a ser realizado pela Fepam, que prevê a contratação de 60 profissionais de nível superior e de nível médio.

Para Otaviano Moraes, a criação do Balcão de Licenciamento Ambientral Único, já implementado em Porto Alegre, Alegrete, Santa Cruz do Sul e Tramandaí, que integra em um único protocolo os processos de licenciamento, envolvendo os Departamentos de Recursos Hídricos e de Florestas e Áreas Protegidas da Sema e a Fepam, é fundamental na gestão da política ambiental. Conforme ele, esta é uma forma de qualificar e agilizar os processos, bem como os recursos humanos e materiais.

O Programa de Licenciamento pelo Projeto Rural vai envolver parceria com a Emater, que se transformará no braço ambiental na agricultura que, em parceria com a Secretaria do meio Ambiente e Fepam, passará a licenciar o pequeno produtor pelo projeto e não pela atividade desenvolvida.

SELO AMBIENTAL - Dentro do conceito de justiça ambiental, o secretário citou a criação de um “selo ambiental” dirigido ao empresariado. “Em contrapartida a empreendimentos ambientalmente responsáveis, com a utilização da água da chuva, por exemplo, o governo do Estado poderá oferecer licenças de duração estendida ou menores incidências tributárias”, disse. Uma comissão está elaborando a forma em que o selo será concedido, valorizando toda ação de sustentabilidade ambiental voluntária.
ASSECOM SEMA/FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

+ Mais

Gestor ambiental é protagonista no Programa de Educação Ambiental Compartilhado

(07/08/2008) A importância do gestor ambiental e das empresas parceiras foi a tônica do Encontro de Formação do Programa de Educação Ambiental Compartilhado (PEAC), coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e da Educação, ocorrido nesta quinta-feira (7) no Centro Administrativo Fernando Ferrari. O professor do programa de pós-graduação em Filosofia e Ciências Criminais da PUCRS e Coordenador do Escritório de Ética em Pesquisa da PRPPG/PUCRS, Ricardo Timm de Souza, abriu o encontro destacando que "o gestor ambiental é um artista transformador". Ricardo ressaltou a relação entre educação, meio ambiente e ética e a importância da educação ambiental como instrumento de gestão.

A coordenadora do programa Pró-Mar-de-Dentro e coordenadora técnica do PEAC, Maria Elisabete Ferreira, apresentou a Gestão Ambiental Compartilhada, instrumento pelo qual se dá o programa que é voltado para a Região Hidrográfica Litorânea, abrangendo as Bacias Litoral Médio, Camaquã, Piratini-São Gonçalo-Mangueira e Jaguarão e que atinge 50 municípios, totalizando uma população aproximada de um milhão de pessoas. Os gestores municipais de meio ambiente e educação, público-alvo do encontro, serão os executores do programa.

A assessora de educação ambiental da Aracruz, Jacira Bazotti destacou o trabalho com os moradores vizinhos às áreas da empresa. Representante da Gerdau, Silveth Lima mostrou exemplos de reaproveitamento de água e o uso de cisterna, dentro da própria empresa. A Votorantim, através da supervisora do Programa de Educação Ambiental e Relacionamento com a Comunidade, Luciane Tonding, falou sobre a produção de um jornal como principal ferramenta comunicacional na educação para o meio ambiente. "Disseminar a consciência ambiental" tanto entre os próprios funcionários como na comunidade é um dos focos da Borrachas Vipal, que foi apresentada pelo seu coordenador de meio ambiente, Glauco Bao. A empresa trabalha o tema desde 1988 e procura, através de parcerias com fornecedores, estimular o reuso dos materiais que utiliza.

O encontro contou com a presença da Secretária Estadual de Educação, Mariza Abreu, da Coordenadora da Assessoria de Educação Ambiental da Sema e do PEAC, Lílian Zenker, representando o Secretario Estadual de Meio Ambiente, Otaviano de Moraes, da representante das empresas parceiras no PEAC e da Fiergs, Bernardete Paludo das Borrachas Vipal e do presidente da Federação dos Círculos de Pais e Mestres, Robison Minuzzi.

O Programa de Educação Ambiental Compartilhado (PEAC) objetiva capacitar Agentes Prevencionistas para o desenvolvimento e execução de projetos socioambientais, utilizando mecanismos de gestão ambiental compartilhada, por meio de parceria entre órgãos públicos, empresas e federações.
ASSECOM SEMA/ FEPAM
Coordenação: Eliane do Canto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.