Panorama
 
 
 

PARCERIA ENTRE IAP E CREA VAI REDUZIR TEMPO DE ESPERA PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Agosto de 2008

O tempo de espera pelos licenciamentos ambientais concedidos pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) irá diminuir significativamente. Nesta terça-feira (05), o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, e o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, firmaram parceria com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea/PR) para que os laudos emitidos pelos profissionais filiados ao Conselho sejam aceitos pelo órgão ambiental sem a necessidade de vistoria da atividade ou local. A garantia será a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) presente nos documentos.

“Isso trará mais agilidade, transparência e rigor ao processo de licenciamento ambiental”, destacou o secretário Rasca. Segundo ele, atualmente uma das principais causas que influenciam no tempo de emissão do licenciamento é a falta de informações dos projetos apresentados, por exemplo. “Nestes casos, ficamos aguardando a complementação das informações para dar continuidade ao processo”, acrescentou.

Para evitar situações como esta, será realizado um treinamento de engenheiros agrônomos, florestais e químicos – profissionais filiados ao Crea/PR ligados a área ambiental - para padronização dos critérios aplicados pelo IAP nos processos de licenciamento. “Depois de capacitados, os profissionais produzirão documentos mais completos, com as informações necessárias para a avaliação. Isso tornará desnecessária a vistoria de 100% dos processos e queimará etapas do licenciamento”, destacou o secretário Rasca.

As vistorias, segundo o presidente do IAP, serão feitas por amostragem. “Vamos atribuir aos engenheiros uma responsabilidade maior, diminuindo a necessidade de controle do IAP. Em vez de controlar processo por processo, controlaremos a atuação dos profissionais. O IAP irá selecionar alguns projetos elaborados pelos engenheiros e, se identificada alguma irregularidade, eles serão punidos conforme determina a legislação”, disse Burko. “A partir disso diminuímos a necessidade do IAP avaliar todos os processos”, complementou.

O presidente do Crea/PR, Álvaro José Cabrini Júnior, considerou a iniciativa um grande avanço rumo à desburocratização dos procedimentos ambientais e ressaltou que a entidade já desenvolve trabalho semelhante em conjunto com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento. “Há oito anos atuamos na emissão de certificados de origem fitossanitária junto à Secretaria e até hoje nunca tivemos registros de irregularidades”, comentou.

RESERVA LEGAL - Os primeiros processos a serem trabalhados em parceria serão os de averbação da Reserva Legal - 20% de cada propriedade, que por lei devem ser preservados. Apenas no escritório regional do IAP em Ponta Grossa, 3,7 mil processos aguardam vistorias dos projetos apresentados. Em seguida serão trabalhados licenciamentos industriais e florestais.

Para o superintendente da Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Estado do Paraná (Alcopar), Adriano Silva, que esteve presente à formalização da parceria, começa um novo momento no Paraná. “Momento em que os processos deverão ser agilizados significativamente em todos os setores da indústria”, avaliou. Segundo ele, a Associação conta com 30 indústrias e a renovação destas licenças tem demorado, em média, um ano.

“Nossas empresas possuem engenheiros em diversas áreas e já cobramos a ART no que se refere à emissão de receituários e aplicações de herbicida. A partir de agra cobraremos a responsabilidade e a capacitação quanto ao licenciamento”, concluiu, observando que agora não há mais motivos para uma indústria trabalhar sem licenciamento na mão.

+ Mais

Governo e Crea/PR assinam convênio para agilizar licenciamento ambiental

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko, assinam nesta terça-feira (5), em Curitiba, um Termo de Cooperação Técnica com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea/PR) para agilizar os processos de licenciamento no órgão ambiental. O Crea/PR estará representado por seu presidente, Álvaro José Cabrini Júnior.

Segundo o secretário Rasca, esta parceria vai agilizar a tramitação de processos de averbação da Reserva Legal - 20% de cada propriedade, que por lei devem ser preservados. “A assinatura desse convênio é de extrema importância para os agricultores, pois sem a conclusão dos processos de averbação não é possível adquirir a sua total regularização, além de não poder obter financiamentos de crédito rural, entre outros empecilhos”, destacou o secretário Rasca.

Uma das primeiras ações realizadas em parceria será o treinamento dos profissionais filiados ao Crea/PR ligados a área ambiental - como engenheiros agrônomos, florestais e químicos - sobre os procedimentos do IAP. Além de serem capacitados sobre o conteúdo teórico e prático das ações do Instituto, os profissionais também serão cadastrados em um sistema que tanto o IAP como o Crea/PR poderão consultar para checar as informações.

Com o treinamento, os profissionais conhecerão os critérios aplicados pelo IAP no licenciamento ambiental e ao mesmo tempo estabelecerão um compromisso de responsabilidade ética e profissional. “Os laudos emitidos pelos profissionais cadastrados serão aceitos pelo órgão ambiental, que irá selecionar, por amostragem, alguns processos para vistorias e confirmação das informações repassadas”, explicou o presidente do IAP.

O cadastro ainda servirá de garantia para a população de que o profissional está capacitado para estabelecer as possíveis medidas de redução de impactos ambientais. Tanto o IAP quanto o Crea poderão informar, por exemplo, se o engenheiro que elabora, subscreve e executa projetos de tratamentos de efluentes exigidos pelo IAP tem habilitação técnica ou atribuição profissional par responder pelo trabalho.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.